Marketing de Conteúdo para área da saúde

O marketing de conteúdo é a melhor abordagem de marketing para médicos. Atualmente, na área de saúde, o marketing é pouco mais do que uma reflexão tardia para os milhares de consultórios particulares. Afinal de contas, as pessoas doentes passaram a ser muito mais exigentes quanto a quem as trata. Sendo assim, levam em consideração a sua profundidade profissional e pessoal.

Contudo, na realidade sua estratégia de marketing pode ter um impacto enorme no sucesso de sua clínica ou consultório. Nós recomendamos para os profissionais da área de saúde, o marketing de conteúdo principalmente para médicos e dentistas.

Hoje, vamos mostrar nesta matéria como funciona e todas as vantagens que esse método tem a oferecer.

Como o marketing de conteúdo difere de outros tipos de marketing?

Tradicionalmente, os médicos desconfiam fortemente de ações de marketing. Visto que a própria resolução federal n°1974 – CFM, é bastante proibitiva no que tange a divulgação da prestação de serviço. Mas, a necessidade do mercado atual mudou, e junto com ele a dos pacientes também. Frequentemente os pacientes buscam outros valores agregados no tratamento médico e uma boa experiência em todas as especialidades.

Contudo, não adianta mais ter uma postura e adotar métodos que se tornaram desatualizados. O marketing de conteúdo para médicos se tornou uma solução melhor e uma das mais adequadas. Uma excelente estratégia para ser trabalhada paralelamente com o marketing de relacionamento. Quer saber mais sobre o que é Marketing de Relacionamento, clique aqui: Marketing de Relacionamento Médico.

Entretanto, existem muitas formas na atualidade, de ser trabalhado o Marketing. Mas todas elas estão inter-relacionadas, e precisam ser apoiadas em uma estratégia estabelecida e bem clara. Sendo assim podemos exemplificar rapidamente:

  • Marketing tradicional – Atua com os quatros P´s ( Preço, Praça, Promoção, Produto)
  • Marketing de Relacionamento – Atua em seu relacionamento com os pacientes pós-atendimento.
  • Marketing Digital – Atua nas redes sociais, anúncios e etc…..
  • Marketing de Conteúdo – Atua utilizando conteúdo e promove engajamento com os seus pacientes.

 

Que saber um pouco mais sobre o marketing? Clique aqui: Aumente seus pacientes particulares com Marketing Médico, conheça!.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo gira em torno da criação de conteúdo útil para seus pacientes existentes e em potencial. Esse conteúdo pode vir na forma de matérias em seu site e vídeos curtos que fornecem informações úteis. A palavra-chave aqui é ser útil, com informações sobre tratamentos, prevenção, atitudes, sendo assim um conteúdo mais educacional. Caso contrário, seu conteúdo será visto como desnecessário.

Nesta matéria falaremos sobre as vantagens do marketing de conteúdo, mencionaremos algumas maneiras pelas quais, você pode criar um bom conteúdo, o qual irá beneficiar seus pacientes. Continue lendo para aprender como você pode colocar o marketing de conteúdo em prática e obter sucesso.

marketing médico

Quais são as vantagens do marketing de conteúdo para médicos?

O marketing de conteúdo é uma escolha importante para a atividade médica, por causa de sua experiência técnica e seu conhecimento. As questões médicas são assuntos complexos que muitas vezes desencadeiam sentimentos de medo, desinformação e preocupação em pacientes potenciais. O marketing de conteúdo eficaz ajudará o seu perfil ser notado, e deixará os seus pacientes mais confiantes e, por fim levará a mais consultas.

Com isso, uma estratégia de marketing de conteúdo sólida e eficiente, pode ser muito mais acessível do que os métodos tradicionais os quais mencionamos antes. Vamos analisar 10 benefícios que o marketing de conteúdo tem a oferecer aos médicos. Vamos lá!

1). Melhor visibilidade do site

Em primeiro lugar, uma estratégia de marketing de conteúdo começa com um bom site. Nele deve constar todas as informações necessárias de seu perfil, seus serviços e novidades. Uma página especial para as suas matérias é essencial, que podemos chamar de blog. É nesta página que irá compor as suas matérias, vídeos e etc….

Essas páginas precisam ser projetadas minuciosamente e escritas corretamente para serem vistas pelos algoritmos de pesquisa do Google. Este processo é conhecido como Search Engine Optimization, ou SEO.

Site médico com SEO

Isso tudo requer especialistas e não espere que só salvar qualquer informação você vai alcançar seus objetivos. Requer páginas devidamente otimizadas, conteúdos interessantes e bem projetados. Lembre-se os pacientes procuram informações relevantes, sobre suas dúvidas e podem simplesmente se ver lendo seu conteúdo.

Isso, por sua vez, os tornará mais propensos a marcar uma consulta em sua clínica ou consultório. É claro que seu conteúdo também precisa ser legível e fácil de entender.

2). Remover apreensões dos pacientes

Muitas pessoas têm medo de ir ao médico e a desconfiança na medicina só cresceu nos últimos anos. Isso foi devido à desinformação disseminada principalmente na internet. Você já pensou que pode desfazer alguns desses danos com seu conteúdo de alta qualidade. Tranquilize e conforte os seus pacientes em potencial e clientes existentes sobre a segurança de seus tratamentos e procedimentos. Esta será uma excelente escolha.

Uma descrição completa do que um tratamento específico envolve prepara seus pacientes mentalmente para o que está por vir. Isso os fortalecerá na sua escolha e sua determinação. Considere fazer artigos ou vídeos curtos que abordem especificamente alguns dos medos comuns que as pessoas podem ter, pessoas sendo furadas, costuradas e etc….

3). Estabeleça-se como um especialista

Quando você demonstra seu conhecimento médico avançado e profundo sobre um determinado assunto, por meio do marketing de conteúdo, é mais provável que os pacientes confiem em você. Por outro lado, se o seu site tiver pouquíssimo conteúdo explicando suas práticas, as pessoas podem ficar desconfiadas de seu trabalho. Lembre-se que se for fazer, faça bem feito.

Sei que muitos falam que tem que escreve alguma ou qualquer coisa. Mas pode atrair perfil de paciente que não seja o pretendido e na pior das hipóteses isso não denotar bem para a sua imagem.

O conteúdo tem que fazer a ponte para que os seus pacientes escolha você. Crie um vínculo, cite estatísticas e crie um link para suas fontes para mostrar que você se mantém atualizado sobre as tecnologias e procedimentos mais recentes. Contudo, discuta os tratamentos recém lançados e mostre que você está na vanguarda da medicina. Seus pacientes ficarão mais confiantes e mais propensos a marcar a primeira consulta.

4). Melhores taxas de consulta

Comparado ao marketing tradicional, o marketing de conteúdo pode gerar três vezes mais oportunidades de consultas. Sabia disso? Ocorre isso porque o conteúdo é realmente útil para a pessoa que o lê. O bom marketing de conteúdo deixa as pessoas curiosas para aprender mais sobre o assunto e continuar vendo os seus novos conteúdos.

Isso significa que é mais provável que com essa estratégia de marketing resulte em telefonemas para o seu consultório e consequentemente consultas. Incentive seus pacientes a fazer perguntas sobre seus serviços em seu conteúdo.

5). Feedback aprimorado dos clientes

Outra razão pela qual recomendamos a estratégia de marketing de conteúdo para médicos, em vez de outros métodos, é que você pode obter feedback valioso de seus pacientes. Por exemplo, você pode pedir que compartilhem suas experiências com você nas redes sociais sobre um problema comum.

6). Se diferencie dos demais

Sem uma boa estratégia de marketing, sua clínica pode sobreviver apenas com o boca a boca. Isso é muito importante, mas não o suficiente. Embora isso possa ser o bastante para manter as luzes acesas, outras profissionais podem roubar seus pacientes facilmente.

Faça questão de direcionar parte de seu conteúdo a clientes específicos por e-mail ou pelo WhatsApp. Por exemplo, se você tratou uma pessoa com enxaqueca, envie a ela um link para seu artigo sobre como cuidar de enxaqueca e preveni-las no futuro. Esse toque personalizado fará com que seus pacientes se lembrem de você e o recomendem a outras pessoas.

7). Aumente suas consultas e procedimentos

Em última análise, o objetivo de qualquer estratégia de marketing é aumentar seus rendimentos. Isso é exatamente o que uma estratégia de marketing de conteúdo sólida realizará se executada corretamente e ativamente. Todos os fatores mencionados acima têm maior probabilidade de estimular seu crescimento.

Aumentar a confiança dos seus pacientes nos tratamentos que você realiza em sua especialidade como um todo, fará com que eles escolham você em vez de outros médicos. Ao tornar seu site mais visível, você naturalmente terminará com contato mais do que nunca. E, ao direcionar seus pacientes existentes com conteúdo valioso que seja relevante para eles, é mais provável que voltem com mais frequência ou o indique.

Seu conteúdo também pode ser projetado de forma a despertar o interesse das pessoas por coisas que elas podem ter esquecido. Por exemplo, 40% das pessoas esquecem seus exames anuais, uma parte importante na prevenção e detecção de problemas em potencial. Use seu conteúdo, seu conhecimento para incentivar o comportamento que beneficia seus pacientes e sua clínica ou consultório.

8). Custos Reduzidos

Se tudo isso não bastasse, o marketing de conteúdo para médicos manterá uma parte maior do seu suado dinheiro no bolso. O marketing tradicional por meio de comerciais de TV e anúncios de rádio pode ser muito caro. Além disso, essas mídias estão perdendo espectadores no mundo online moderno de hoje. Embora para alguns segmentos elas ainda tem seu grau de importância.

O mesmo vale para anúncios impressos. Além de serem mais prejudiciais para o meio ambiente, é improvável que sejam lidos na íntegra.

Em contraste, um plano de marketing de conteúdo custará muito pouco em comparação. Os principais custos vêm de fazer o próprio conteúdo com profissionais sérios, e hoje em dia criar conteúdo nunca foi tão fácil. Até mesmo fazer um pequeno vídeo para o seu site agora pode ser feito por centenas de reais, em vez de milhares.

9). Como iniciar uma campanha de marketing de conteúdo

Então, se você estiver interessado em marketing de conteúdo, por onde começar? Claro depois de você ter um Site e Redes Sociais, primeiro, você precisa determinar qual conteúdo precisa ser criado.

Faça uma lista de todos os seus serviços. Uma boa maneira de fazer isso é examinar seu sistema de faturamento e revisar todos os tratamentos e procedimentos possíveis pelos quais você costuma cobrar. Cada um desses itens precisará de sua própria página de conteúdo em seu site.

10). Usando Dados do Cliente

Depois de saber qual conteúdo você precisa, você precisa pensar sobre onde ele deve ir. Seus clientes existentes são um ótimo lugar para começar. Usando os dados do histórico de seus pacientes, você pode determinar facilmente qual conteúdo seria mais valioso para eles. Tente comercializá-lo diretamente para seus pacientes por e-mail.

Obtenha assistência profissional

Se o primeiro pensamento que vier à sua mente é que você é profissional da área de saúde, que não tem tempo para escrever, nós entendemos. Entre em contato conosco, para descobrir como podemos ajudá-lo a construir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e eficiente. Nossa equipe é especializada em marketing para profissionais da área de saúde, principalmente médicos e dentistas. Construiremos um plano feito sob medida para sua especialidade e teremos o maior prazer em construir nossa parceria.

Aguardamos o seu contato!

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