Consultor de Gestão e Marketing: Por que contratá-lo?

A contratação de um consultor de gestão e marketing para clínicas e consultório é uma decisão inteligente.

Esta prática produz maior eficiência, produtividade ou lucratividade dos negócios por meio de um gerenciamento aprimorado do ciclo de receita, captação e fidelização de clientes, inclusão nas ferramentas digitais e etc.

Embora muitos médicos tentam fazer o gerenciamento do seu consultório ou clínica de uma forma amadora. Poucos obtém sucesso, mas o difícil realmente, são eles procurarem ajuda.

Sendo assim, mas quando você deve contratar um consultor de gestão e marketing, em vez de fazer o trabalho sozinho? Preparamos esta matéria para esclarecer alguns pontos importantes e ajuda-lo um pouco mais.

Cinco dos motivos mais comuns são:

  1. Quando o seu consultório ou clínica está com problemas financeiros e você precisa implementar alterações para ver melhorias rápidas
  2. Quando o seu consultório ou clínica com a produtividade baixa, sem novos pacientes e baixa fidelidade dos mesmos
  3. Seu consultório ou clínica é bem-sucedida, mas você deseja fazer melhorias em áreas específicas da sua prática para incentivar o crescimento
  4. Os médicos abrem ou reiniciam uma nova prática médica e desejam estabelecer as melhores práticas desde o início para evitar erros
  5. Falta de estratégias de gestão e marketing claras para atingir os seus objetivos.

Contudo, existem muitos outros motivos para contratar se uma consultoria. Mas o que mais ocorre é a falta de visão por parte dos gestores médicos de identificarem, que está realmente estão precisando de ajuda.

Você precisa realmente de um consultor?

Qualquer provedor de serviços profissional ou proprietário de uma empresa pode ficar paralisado quando sua perspectiva é limitada à sua própria empresa.

Uma das razões mais importantes para contratar um consultor de gestão e marketing para sua clínica é obter novas ideias e conselhos para resolver um problema ou situação.

Sendo assim muitos fatores podem levar o seu negócio ao insucesso. Pode ser falta de treinamento dos funcionários, atualização técnica do profissional, falta de adequação as necessidades de mercado, precificação, produtividade, atendimento, comunicação, estratégias e etc.

Contudo os médicos podem ter trabalhado em muitos lugares em toda a carreira, mas não tem experiência em gestão e marketing. Os consultores trabalham com muitas de especialidades médicas e gestão, e têm a experiência para identificar os problemas que estão impedindo o crescimento e a produtividade de uma especialidade médica.

Traz sempre boas práticas de mercado de saúde, soluções, novidades, tendências em gestão, software, modelos de negócios adaptáveis, práticas sustentáveis e estratégias adequadas.

Outras razões para procurar ajuda externa é quando você deseja resolver um problema rapidamente. Ou se deseja se concentrar em fazer o que faz de melhor, que é oferecer aos pacientes a mais alta qualidade de atendimento dentro da sua especialidade.

Seja qual for o motivo, certifique-se de não abdicar da responsabilidade pela implementação de alterações. É importante sempre frisar, que apesar de estar contratando um consultor, ele não é o responsável em gerir o seu negócio.

Contudo, o consultor é o facilitador, orientador. Irá demonstrar soluções para que você resolva o problema. Nunca deverá tomar a decisão por você.

Ninguém conhece sua prática como você, portanto, verifique se você está envolvido na revisão de recomendações e na tomada de decisões finais.

Gestão e marketing

Identifique o tipo certo de consultor e o problema certo

Se você decidir que deseja a perspectiva externa de um consultor, a próxima decisão é determinar que tipo de consultor contratar. Busque sempre o profissional com experiência focada em trazer soluções para o seu problema.

Alguns consultores para médicos, têm um conjunto holístico de habilidades que podem oferecer para melhorar muitos fatores. Os procedimentos operacionais, processos, estratégias, a produtividade e a motivação da equipe, ou a análise financeira para melhorar o fluxo de caixa e os lucros.

Outros tipos de consultores são especializados em áreas funcionais específicas, como jurídicas ou de marketing. Sendo assim, têm a experiência necessária para ajudá-lo a alcançar determinados objetivos, como aumentar o fluxo de novos pacientes.

Aqui está o problema. Talvez você não saiba quem pode fornecer os melhores conselhos, porque pode não entender completamente qual é o real problema. E acreditem, isso ocorre com muita frequência.

Um gerente da clínica ou médico pode pedir a um consultor para corrigir um problema específico.  Mas o problema real é realmente causado por outra coisa.

Avalie o consultor de gestão e marketing

Se você tiver alguma dúvida, é melhor começar com uma avaliação. Levante os pontos fracos e fortes de seu negócio, consultório ou clínica. Identifique o seu real problema, quais as suas principais dores.

Após isso, converse com o consultor e identifique quais são as suas potencialidades para resolver o seu problema. Lembrem-se que o consultor deverá ser o facilitador para que você responda os seus próprios questionamento. Ninguém conhece o seu negócio melhor que você mesmo.

Diagnóstico primeiro, depois encontre soluções; que é exatamente o que você faz com seus pacientes.

Fazer um diagnóstico da situação, é muito importante. Uma avaliação da prática médica identificará o problema específico. Para que você saiba exatamente qual é o problema e onde focar as soluções.

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Peça ajuda

Antes de contratar um consultor, certifique-se que ele tem sintonia com você. Se realmente tem experiência e que lhe traga soluções viáveis para o seu negócio. Todo o processo deverá ser realizado a quatro mãos. Quem faz o negócio é o olho do dono.

A Triad Result presta consultoria em gestão, marketing e treinamento. Estamos à disposição para lhe ajudar no que for necessário. Entre em contato conosco, somos parceiros de negócio.