Até onde ir na publicidade médica – Guia para marketing médico ético.

O que o médico pode e o que não pode fazer de acordo com o CFM- Conselho Federal de Medicina?

Todo o médico deve obedecer as regras de conduta médica no que tange a publicidade de acordo com a Resolução CFM nº 1.974, de 14 de julho de 2011.

Este assunto é muito importante pois ele esclarece o que o médico pode e não pode fazer, para que não sofra nenhuma penalidade por parte do conselho regional de medicina.

O que fazer para obedecer às regras do CFM?

Para esclarecer pegamos na integra alguns tópicos, os mais importantes que constam no artigo, de forma objetiva a qual a sua clínica deverá seguir ao realizar o marketing médico:

– Entende-se por anúncio, publicidade ou propaganda a comunicação ao público, por qualquer meio de divulgação, de atividade profissional de iniciativa, participação e/ou anuência do médico.

– É vedado ao médico:

1) Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade;

2) Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada;

3) Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades sindicais ou associativas médicas;

4) Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;

5) Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico;

– O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

– O médico deve evitar sua autopromoção e sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da profissão.

– Na propaganda ou publicidade de serviços médicos e na exposição na imprensa ao médico ou aos serviços médicos é vedado:

1) Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;

2) Sugerir que o serviço médico ou o médico citado é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde;

3) Assegurar ao paciente ou a seus familiares a garantia de resultados;

4) Apresentar de forma abusiva, enganosa ou assustadora representações visuais das alterações do corpo humano causadas por doenças ou lesões; todo uso de imagem deve enfatizar apenas a assistência;

5) Divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de agamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;

 

Como fazer publicidade médica?

Agora que já é de seu conhecimento, muitos médicos devido a isso, são rígidos quanto a publicidade médica mas é possível sim fazê-la sem ir de encontro as normas.

Como? De algumas formas contribuir com informação a população e melhorar o relacionamento com os seus pacientes. Não atribuindo capacidade privilegiada ou prometendo resultados. E sim autoridade em uma determinada especialidade médica, tratamentos e etc. Trazendo para o mundo digital assuntos de alta relevância para o seu paciente e ou a sociedade.

Quer saber mais sobre o que é público alvo e sobre marketing médico, leia neste link.

Quais as ferramentas utilizar?

Hoje existem formas de marketing médico principalmente o marketing  médico digital que podem servir a sociedade e aos seus pacientes. Utilizando uma ótima ferramenta digital on line e off line:

O marketing  médico de conteúdo informativos e educacionais, esclarecendo a população sobre mitos e verdades, ações preventivas para combater à doença, as quais esclarecem a população, o seu público alvo, sobre determinadas doenças, tratamentos especiais, como proceder após ou antes de uma consulta, exame ou procedimento.

Porque investir no marketing médico digital ?

Hoje a principal forma de comunicação com o seu paciente, antigos, novos e futuros, é o meio digital.

Ter um perfil digital é um caminho sem volta para todos os médicos. Por isso que é importante o médico estar presente com a sua marca no mundo digital. Desenvolvendo um site, divulgando informação atual, científica e educacional, através de blog, e manter relacionamento nas redes sociais.

A relações com o seu paciente não acaba no final de consulta. Existem mecanismos de busca para atraí-los e mantê-los com estratégias de relacionamento.

Principais erros do marketing  médico digital

Na mesma forma que está no mundo digital tem suas vantagens, está nele tem que ter uma atenção redobrada para não ir de encontro com as regras de publicidade do CFM. A exposição do médico é sem limites, caiu na internet o mundo todo tem acesso. Ter um comentário positivo é ótimo, mas ao contrário pode ser péssimo para a reputação médica.

Por isso que tem que fazer de uma forma consciente e responsável. Procurar parcerias sérias para poder te auxiliar nestas questões.

Seguem algumas atitudes erradas no marketing médico digital mais comuns:

  • Promover o antes e depois, expondo o seu paciente;
  • Garantir o resultado no procedimento, expondo seu paciente;
  • Divulgar máquinas, divulgando sua capacidade privilegiada;
  • Prestar consulta nas redes sociais
  • Utilizar em seu perfil digital algum termo que atribua valor: o mais eficiente, a melhor clínica, o mais eficiente, o único que irá resolver a sue….
  • Médico não podem se autopromover.

Quais as melhores práticas para o sucesso com o marketing  médico digital?

As melhores práticas para obter excelentes investindo no mundo digital seguem:

  • Desenvolva uma marca, uma identidade, um perfil digital.
  • Tenha um site na plataforma wordpress e otimizado para os principais buscadores;
  • Tenha seus meios digitais responsivos, que se adequem a PC, celular e tabletes;
  • Utilize ferramentas de SEO para que posicione os seus conteúdos no principais mecanismos de buscas.
  • Promovam conteúdos para seu blogs ricos, de grande relevância;
  • Se relacionem com seus pacientes nas principais redes sociais: facebook, instagram e linkedin.
  • Grave vídeos educativos e informativos e etc….

O profissionalismo seguindo as regras do CFM de publicidade médica é a melhor estratégia!

A confiança é a melhor estratégia parara se estabelecer com os seus pacientes. Sendo profissional sério e comprometido com a saúde, utilizando o marketing digital médico com responsabilidade, respeito a medicina e à sociedade.