Marketing Médico Ético: quais as estratégias o que pode e não pode fazer!

Para fazer marketing médico digital é importante ficar atento a resolução do Conselho Federal de Medicina, para aplicar de forma correta!

Atualmente, não é novidade que os pacientes são muito mais exigentes e buscam mais informações do que antigamente.

Portanto, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral. E buscam informações diversas como: tratamentos, sintomas, novidades e etc.

De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizada pelo grupo Minha Vida, realizada com 3.860 respondentes em 2016.

Resumindo: 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet e 78% pesquisavam sobre suas condições de saúde antes e após a consulta médica.

E onde os pacientes buscam estas informações?

No principal buscador da atualidade: O Google.

Em suma, o Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas, tratamentos e encontrar médicos especialistas bem avaliados na internet.

Sendo assim o Google se torna uma importante estratégia de marketing médico, para atrair e fidelizar os seus pacientes, dentro de sua especialidade.

Se quiser saber mais veja a matéria, o nosso case de sucesso: Como o Site Médico de  Dr. André Amado alcançou a 1ª página do Google, clique aqui.

Algumas perguntas já apareceram em sua mente:

O que fazer e como fazer marketing médico de forma correta? Será que o método de indicação é suficiente para encher a sua agenda? O que pode e não pode ser feito?

A seguir veja as respostas as suas dúvidas neste guia prático do: Marketing Médico Digital.

Espero que gostem. Boa leitura!

Nos próximos parágrafos abordaremos os seguintes assuntos:

Qual a sua “dor” em sua Clínica médica ou Consultório?

Atualmente muitos médicos passam por problemas as quais com medidas corretas e ações simples ajudam a solucioná-los.

Seguem alguns que acontecem com frequência com os médicos:

  • Consultório vazio
  • Falta de tempo
  • Dúvidas sobre investimento
  • Medo do desconhecido
  • Dermatologista: cobrar consulta do paciente estético
  • Necessidade de novos pacientes particulares
  • Necessidade de treinamento das recepcionistas

Mas seja qual a sua dor, identificando o seu problema, será desenvolvida estratégias de acordo com a sua necessidade.

Desta forma, pode ser implantado serviços de gestão de clínica e/ou marketing médico.

Como o nosso principal tema de nossa matéria é marketing médico digital, se quiser saber mais sobre gestão de clínica, clique aqui

Por que investir em marketing médico vale a pena?

Atualmente muitos médicos estão passando por avaliação quanto a problemas que enfrentam com:

Plano de saúde e a dependência de indicação para preencher a sua agenda com novos e antigos pacientes.

Como já abordamos anteriormente, o mundo digital, o Google é uma importante oportunidade de fidelizar e atrair novos pacientes e principalmente com perfil particular.

Contudo, como o médico é limitado em fazer propaganda, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina, a principal estratégia do marketing médico digital que abordaremos é a Informação!

Através dela ajudará a sociedade com informações relevantes dentro da sua especialidade e em contrapartida atrairá e fidelizará pacientes.

A principal estratégia é ajudar pessoas com conteúdo que esclareçam a sociedade, tão carente de informação.

Como a principal moeda do Google é informação, o mesmo pontua positivamente sites médicos que postam conteúdos relevantes com frequência.

E que respondem as perguntas de seus pacientes. Quanto mais o médico escreve sobre um determinado assunto, melhor irá se posicionar como autoridade no assunto.

Entretanto, o que o Google faz?

Posiciona o médico nas primeiras páginas. Isso faz com que os pacientes te achem, consumam o seu conteúdo e próximo passo será marcar uma consulta.

Essas estratégias de marketing médico digital deverão ser bem feitas, para que você possa alcançar as primeiras páginas do Google, e atingir o seu real objetivo.

Os seus pacientes e a sociedade em geral consumirão os seus conteúdos que trarão sempre novidades, tratamentos, sintomas, prevenções etc.

O Google é uma importante estratégia de marketing médico, e não tem mais barreiras de localidade para um paciente querer ser atendido por você!

Mas como garantir que essas estratégias atinjam o seu objetivo de sucesso?

Continue lendo a matéria que falaremos sobre:

  • Definir objetivos claros
  • Escolher as estratégias do marketing médico
  • Buscar parceiros capacitados
  • Acompanhar e analisar resultados

 

Como ter sucesso com marketing médico

Mas o que fazer para garantir que atinja os objetivos e ter sucesso nas estratégias de marketing médico?

Embora cada estratégia deverá ser aplicada de forma personalizada, adaptada para cada realidade e necessidade do médico.

Entretanto, em toda estratégia de marketing médico é preciso seguir alguns itens básicos, fundamentais para o sucesso.

A seguir, abordaremos uma forma simples de construir um planejamento estratégico sem que você possa perder o foco de sua profissão: a prática médica.

Definir objetivos claros

Este item é muito importante, pois existem diversos objetivos que você pode buscar com o seu plano de marketing médico.

Muitos objetivos são estabelecidos e voltados a sanar eventuais “dores”, conforme abordamos anteriormente como:

  • Organizar a rotina para ter tempo de me dedicar ao consultório
  • Conquistar mais pacientes
  • Fidelizar os pacientes atuais
  • Relacionar-me melhor com meus pacientes
  • Posicionar-se como autoridade em determinada área da saúde na web
  • Ganhar visibilidade na internet etc.

Portanto, ter objetivos claros e mapeados com as respectivas estratégias de marketing médico bem definidas irá garantir o atingimento e o sucesso dessas ações.

Escolher estratégias do marketing médico

Atualmente existem muitas estratégias de marketing médico a serem utilizadas. Vamos exemplificar, para ficar mais fácil o entendimento.

Se você é um dermatologista, está com sua agenda vazia e seu objetivo é aumentar seus pacientes particulares.

Qual a estratégia que poderá ser utilizada?

Posicionar-se na primeira página do Google, e para isso será necessário que tenha um site médico, com um blog com matérias publicadas com frequência e treinamento para as recepcionistas em marketing de relacionamento.

Quer saber mais sobre estas estratégias de atrair pacientes, clique aqui e leia a nossa matéria! 

Contudo, muitas estratégias de marketing podem ser implantadas, mas tentar tudo de uma vez pode ser um caminho muito confuso e pouco eficaz.

É importante que sejam aplicadas de forma planejada e obedeçam um cronograma pré-estabelecido.

Portanto, a estratégia aplicada será estruturada e personalizada de acordo com a necessidade de cada médico.

Mas para avaliar qual a melhor estratégia busque parceiros capacitados.

Buscar parceiros capacitados

Alcançar objetivos com o marketing médico não é uma tarefa tão simples, rápido e fácil.

Na hora de trabalhar marketing médico, ter pessoas especializadas para lhe ajudar a traçar um planejamento e atingir suas metas é de suma importância.

Ter profissionais com visão sistêmica e especialista faz com que você não desperdice tempo e nem investimento.

Portanto, se dedique ao que você estudou: prática médica.

E escolha parceiros qualificados para te ajudar a construir um modelo de negócio que melhor lhe atenda.

Exija resultados, acompanhe e analise os números juntamente com o seu parceiro.

Saiba mais, continue lendo e saberá como!

Acompanhar e analisar os resultados

Enfim, acompanhar resultados e analisá-los é uma etapa tão importante quanto as outras!

Pois através desta etapa, você irá analisar juntamente com o seu parceiro se a estratégia implementada está tendo resultado e/ou se tem algo a ser ajustado, revisto.

Em poucos casos pode ocorrer mudanças, mas qualquer processo requer avaliação e ajustes, isso faz parte do universo do marketing.

Esses parceiros especialistas devem fazer estes ajustes e comunicar para você, visto que todo o processo deverá ser feito a “quatro mãos”.

Nos próximos parágrafos falaremos mais sobre algumas estratégias do marketing médico!

Quatro importantes estratégias do marketing médico 

O marketing  médico tem uma enorme variedade de ferramentas, principalmente quando o assunto é marketing médico digital.

Você pode escolher as que se encaixam para a sua carreira, consultório ou clínica médica. Separamos quatro para servir como exemplo.

Em suma, são as que mais utilizamos quando o principal objetivo é atrair novos pacientes com perfil particular.

Veja a seguir:

– Blog: Marketing médico de conteúdo

– Site médico pronto para atrair pacientes

– Identidade visual

– Treinamento da recepcionista

– Redes sociais

Blog: Marketing médico de conteúdo

Como falamos no início da matéria sobre o Google, o marketing médico de conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas.

O médico deverá publicar em seu blog matérias, com certa frequência, com temas de sua especialidade.

Conteúdo relevante, sobre mitos e verdades, novidades, pesquisas científicas, sintomas, tratamentos, informações educativas e preventivas.

Que um exemplo de blog? Veja o site de Dr. André Amado, clique aqui!

Além de prestar serviço à sociedade, publicando informações corretas, ajudando na disseminação do conhecimento, estará atraindo potenciais pacientes.

Muitos deles acabam consumindo o seu conteúdo, isso gera confiança e o próximo passo será marcar uma consulta.

Esta estratégia leva mais tempo, mas o retorno do investimento é consistente e duradouro. Você constrói sua marca e torna-se autoridade no assunto. Vale a pena investir…

Claro que para escrever a matéria, o conteúdo deverá ser otimizado para as métricas do Google, quer saber mais detalhadamente?

Site médico pronto para atrair pacientes

Um site médico deve ser bonito, intuitivo, de fácil navegação e além disto, deve ser projetado e otimizado para as métricas do Google.

Sempre apostamos em um designer minimalista, moderno e clean, pois acreditamos que menos é mais! Simples e objetivo.

Um dos principais pontos que devemos levar em consideração além do layout, é se ele é responsivo, ou seja é adaptável a qualquer dispositivo.

Hoje muitos pacientes utilizam além de computadores, seus smartphones e tablets de diversos tamanhos.

Portanto, a escolha da plataforma de desenvolvimento é muito importante.

Identidade visual

O que significa identidade visual? Significa de forma gráfica a impressão do seu DNA, a sua logomarca.

É como você ou seu consultório ou clínica médica se comunica com os seus pacientes, ou mercado de saúde.

A sua identidade visual expressa seus valores, sua marca a sua essência. Deverá ser bem clara e facilmente identificável pelos seus pacientes.

Contudo, ela deverá ser aplicada em todos os canais de comunicação, seja em seu site médico, em suas redes sociais, em seu cartão de visita e receituário.

Deverá também ser evidenciada em seu consultório, em todos os meios de comunicação! A padronização e seriedade da identidade visual fortalece a sua marca.

Treinamento da recepcionista

Muitos devem estar perguntando: Por que treinamento é uma estratégia de marketing e não desenvolvimento de pessoas?

Pois não adianta nada investir em marketing se não explicar as estratégias e treinar as pessoas, as quais irão atender estes pacientes que chegam através da internet.

Isso aumenta em muito o percentual de conversão de pacientes novos e a manutenção dos antigos.

Informação é a alma do negócio e as pessoas que atendem e recebem seus pacientes são peça importante nesse universo.

Redes Sociais 

As redes sociais são um importante pilar do marketing médico digital, tem como principal objetivo o relacionamento com os seus pacientes.

As mais utilizadas são o Facebook e o Instagram.

Além disso, cada rede social tem o seu objetivo e estratégia a ser utilizada no marketing médico.

Mas nunca deverá ir de encontro as normas do CFM- Conselho Federal de Medicina. O seu principal objetivo deverá ser de relacionar-se através de conteúdo informativo.

Todas as redes a seguir, aconselhamos que o perfil seja público e voltado para assuntos profissionais, mas com algo que contribua a sua profissão de médico.

Facebook

Por que é importante ter um perfil profissional no Facebook, uma fan page? Você sabe quantos usuários ativos tem o Facebook?

O Facebook tem cerca de 127 milhões de usuários brasileiros ativos, segundo anúncio do próprio Facebook feito em Jul/18.

É a maior rede social do mundo, contando com 2,2 bilhões de usuários. Por isso que é muito importante ter seu perfil profissional presente.

Apesar dos dermatologistas preferirem o Instagram, ele esta posicionado em quinto colocado em relação a quantidade de usuários ativos nas redes sociais.

Instagram

O Instagram é a quinta maior rede social do mundo, com 813 milhões de pessoas.

Atualmente, é uma rede social que tem crescido tanto em alcance que fica impossível ignorá-lo em seu uso como estratégia de marketing médico.

Portanto como ele pode ser usado?

Com foco em relacionamento e em conteúdos informativos, esclarecedores.

O Instagram é voltado para imagens (fotos) e mensagens curtas, com tom leve e educativo.

Pode abordar assuntos relevantes sobre tratamentos, sintomas e lembre-se nunca prometa resultados ou poste fotos de antes e depois pois são proibidas pelo CFM- Conselho Federal de Medicina.

Use imagens em alta definição que despertem curiosidade! E que façam os seus pacientes curtirem e tornarem-se seguidores.

Quer saber mais sobre rede social como estratégia de marketing médico, baixe o e-book.

 Mkt Médico Redes Sociais 

Oito erros a evitar na sua estratégia de marketing

Todas as estratégias do marketing médico implantadas têm que estar de acordo com a resolução do CFM- Conselho Federal de Medicina.

Isso é muito importante e deve levar em consideração na escolha de um parceiro de marketing médico.

É fundamental fazer um marketing médico de forma ética.

Levantamos 08 possíveis erros que não podem ser cometidos de forma alguma por parte dos médicos, afim de evitar dor de cabeça:

  • Anunciar uma especialidade que você não possui
  • Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa
  • Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior
  • Exibir fotos de pacientes
  • Divulgar publicamente informações que alarmem a sociedade
  • Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância
  • Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à medicina
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento.

Se quiser ler na integra a resolução do CFM- Conselho Federal de Medicina, clique aqui

Anunciar uma especialidade que você não possui

Além de ser uma atitude antiética é totalmente proibido pelo CFM- Conselho Federal de Medicina.

Todos os profissionais deverão ter seus registros atualizados com as devidas especialidades em seu conselho e divulgá-las corretamente.

Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa

Todo médico tem que tomar muito cuidado com a sua imagem, até mesmo o conselho restringe bastante.

Além disso qualquer escolha de parceiros ou a tentativa de fazer propaganda que não retrate a realidade é uma escolha que pode trazer sérias consequências.

Procure profissionais sérios para te orientar a fazer o Marketing Médico ético e eficiente.

Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior

Muitos médicos além de investir em suas especializações investem também em aparelhos de alta qualidade.

Atualmente vemos muito isso na indústria da estética, empresas lançam máquinas que prometem excelentes resultados.

Os dermatologistas enfrentam dificuldades com isto, pois o CFM- Conselho Federal de Medicina não permite que promovam aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior.

Uma boa forma de demonstrar isso é fazer matérias com conteúdo relevante, falando sobre o problema e sugerindo tratamentos e diagnóstico com esse tipo de equipamento.

Exibir fotos de pacientes

Mesmo tendo a permissão de fotos e aquelas selfies com as famosas, não é permitido pelo CFM- Conselho Federal de Medicina.

Principalmente para os dermatologistas o antes e depois. Pois o médico não tem como garantir resultados, vamos falar disso a seguir.

Divulgar publicamente informações que alarmem a sociedade

Fica vetado por parte do conselho federal de medicina um médico divulgar informações que causem grande alarme à sociedade.

Sendo assim, divulgar uma ameaça de uma nova epidemia, a fim de ganhar a credibilidade e respeito da população e se promover com isso.

Mesmo comprovada cientificamente, o médico deverá protocolar em caráter de urgência e deixar que as autoridades competentes façam isso.

Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância

Como os canais de comunicação estão cada dia mais amplos, deve tomar cuidado para não fazer consultas, diagnóstico ou prescrição a distância.

Com as redes sociais, sites médicos que permitem comentários, skype e o whatsapp, muitos pacientes buscam se consultar através desses meios.

Além de ser muito perigoso, consultar, diagnosticar e prescrever à distância, o CFM- Conselho Federal de Medicina não permite essas práticas.

Nenhum desses canais deve ser usado para exercer a prática médica.

Contudo, nada substitui a consulta, a interação pessoal com o paciente em seu consultório.

Em um ambiente adequado, examinando-o, identificando sinais e sintomas, conversando com o paciente para poder diagnosticar o problema.

Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à medicina

Como a indústria farmacêutica é muito agressiva, o assédio se torna frequente.

Envolver os médicos em propagandas e produtos é totalmente vetado pelo CFM- Conselho Federal de Medicina. Todos os médicos deverão tomar muito cuidado com isso!

Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento

Conforme falamos anteriormente, expor fotos de pacientes não é permitido!

Entretanto, não tem como garantir os mesmos excelentes resultados obtidos em um paciente, pode ter com outros pacientes. Cada paciente é único!

Por isso que o médico não pode garantir ou insinuar bons resultados em seus tratamentos.

Busque orientação com especialistas

Estamos chegando ao fim em nossa matéria! Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas e que de alguma forma, tenha ajudado a entender mais sobre o marketing médico.

Uma coisa é certa e importante: Um marketing médico bem feito permite excelentes resultados em sua clínica ou consultório médico.

Investir em marketing médico digital, especificamente no Google e redes sociais, irá além de atrair novos pacientes, irá mantê-los!

Claro que é importante frisar, que cada especialidade tem formas diferentes de fazer marketing médico.

Espero que tenha gostado desta experiência! Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Marque uma visita.

Muito Obrigada!

Marta M. T. Fraga

Gerente de Relacionamento

Dicas para melhorar a sua Clínica – Parte 1

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