Marketing de Relacionamento Médico

O marketing de relacionamento é muito importante para a sua clínica ou consultório. Principalmente quando o foco são pacientes particulares, este assunto você deverá levar ainda mais em consideração. Se você pretende aumentar as suas consultas particulares, precisa de uma sólida estratégia de marketing. O marketing de relacionamento para área de saúde requer uma abordagem diferente das outras áreas de mercado.

Com esta matéria, aprenda como o marketing de relacionamento com o paciente, pode ajudá-lo a levar seu atendimento a novos patamares, com resultados representativos.

Contudo na atualidade, o grande foco está apenas na captação de novos pacientes e não os manter. Entenda o quanto o marketing de relacionamento é importante para os seus negócios e para a sua carreira.

O que é marketing de relacionamento – CRM?

O Marketing de Relacionamento com o paciente (CRM), como o próprio nome indica, é uma estratégia de marketing que se concentra em pessoas, principalmente em construir e fortalecer relacionamentos com pacientes, antigos e novos.

Sendo assim, uma estratégia de CRM colocará seus pacientes existentes em primeiro lugar e procurará agregar mais ao negócio, demonstrando o relacionamento de qualidade que você tem com seus pacientes existentes.

Contudo, a eficácia do CRM é que ele é orientado por dados e visa grupos específicos para ter a maior eficiência possível. Quando os dados coletados de seus clientes atendem às tendências locais, regionais e nacionais, você poderá gerir suas consultas com mais eficácia do que nunca.

Por que o marketing de relacionamento é essencial para área de saúde?

O marketing para a área de saúde depende muito do “boca a boca” e da opinião do paciente particulares. Um paciente insatisfeito pode custar bastante, enquanto muitos pacientes felizes levam a muitos mais. Por que a área de saúde é tão suscetível à opinião pública?

Muitas especialidades da área de saúde produzem resultados visíveis, como: nutricionista, dentista, dermatologia estética, cirurgia plástica, dentre outras. As pessoas que conhecem seus pacientes identificarão rapidamente os resultados e vão querer saber mais. Diariamente, todos buscam indicação para tudo e não ficam envergonhados em perguntar.

Normalmente muitos profissionais na área de saúde, principalmente médicos, não se auto promovem.  Por isso que a rede de relacionamento é muito importante. Pois, permitem que os seus próprios pacientes façam isso por você. Com isso, você deverá ter à prática de certificar-se sempre de que seus pacientes se sintam bem cuidados antes, durante e bem após o qualquer procedimento ou consulta.

Lembre-se que você precisa além de manter o relacionamento, ter seu site com o seu perfil profissional digital é essencial. Sendo assim o mesmo deverá reforçar as suas qualidades e competências técnicas, os seus artigos científicos, suas conquistas e etc….. Quer saber mais como? Clique aqui: Site Médico, saiba por que os médicos devem investir

Quais são as suas vantagens?

O objetivo geral do CRM é ajudar a sua clínica ou consultório a crescer. O marketing de relacionamento trabalha com vários pontos essenciais, que farão exatamente isso, quando executados de forma correta. Não apenas ajudará seus pacientes, mas ajudará o seu negócio a crescer e evoluir para uma que coloque sempre os seus pacientes em primeiro lugar.

Preparamos para você seis razões pelas quais esta prática ajudará você a crescer e florescer:

1). Aumente a confiança do seu paciente

Toda a relação entre o profissional de saúde com o seu paciente deverá gerar primeiramente confiança. Isso só é permitido, quando o paciente se sente único e bem cuidado. Construir essa relação não é muito fácil e leva tempo.

Sendo assim, conquistar essa forte confiança com o seu paciente significa que você receberá recomendações mais fortes dos mesmos para obter outros pacientes.

Entretanto, além de conquistar a confiança, você pode nutri-la frequentemente através do marketing de conteúdo, novos clientes confiarão mais em sua prática. Mostre seu conhecimento e comprometimento nas postagens em seu site e redes sociais, deixe que os novos pacientes vejam que, assim que entrarem em suas portas, serão tratados com a melhor experiência do que em qualquer outro lugar.

2). Ajuste e treine a sua equipe

Atualmente, uma boa estratégia de marketing de relacionamento, também envolve o treinamento de sua equipe, para oferecer aos clientes a melhor experiência possível. Esta etapa não pode ser negligenciada. A sua equipe é uma das partes mais importante da experiência do seu paciente em sua clínica ou consultório. Com alguns ajustes, as ações de seus funcionários falarão ainda mais alto do que você realmente imagina.

3). Mantenha os clientes a longo prazo

A sustentação de uma boa estratégia de CRM forte é sua base de pacientes existentes. Você quer fazer com que eles sempre voltem. Felizmente, quando você aplica os princípios básicos do relacionamento, isso é muito mais fácil do que manter as pessoas a longo prazo e conquistar novos.

Contudo, para que a base de seus clientes seja bastante útil, ela deverá ser ativamente atualizada e preenchida corretamente. E se você não começou, nunca é tarde para isso. Principalmente se tem todos os dados de seus pacientes em fichas, mantenha seus dados digitalmente, tenha sistema que permitam isso. Quer saber mais sobre software, clique aqui e saiba mais.

Porém, se já tem um software de atendimento, a chave para fazer isso é colocar os dados que você já possui no cliente para uso. Com essas informações em mãos, você pode enviar comunicações personalizadas para eles e é só se preparar para colher os frutos.

4). Obtenha feedbacks constantes

Os feedbacks de seus pacientes é um dos pilares importantes para um bom CRM. Seu principal objetivo é garantir que você acompanhe seus clientes e obtenha informações deles. Há muitas formas de fazer isso, desde uma ligação pessoal até pesquisas via WhatsApp.

Como os pacientes existentes já passou pela experiência do seu atendimento estão fornecendo feedback, é muito mais provável que você obtenha insights sobre como pode melhorar seus o seu atendimento e fazer os pacientes se sentirem ainda mais em casa, gerando mais confiança.

Se você está tendo problemas para fazer com que os pacientes forneçam esse feedback, façam com que ele se sinta parte do seu processo de melhoria. O simples fato de passar de 5 a 10 minutos com seus pacientes, já ajuda muito a fazer com que eles se sintam queridos. As recomendações seguirão.

5). Atraia novos pacientes

Você pode estar se perguntando como direcionar seus clientes existentes levará a novos. Afinal, como eles vão ouvir sobre você se todo o marketing é direcionado aos seus antigos clientes?

Além do fator boca a boca mencionado acima, existem maneiras de enviar mensagens direcionadas para que outras pessoas possam vê-las. A ideia é dar aos potenciais pacientes um vislumbre do excelente atendimento que recebem.

6). Estratégia de mídia social

Está em redes sociais não é questão aqui, pois isso já é algo essencial para o seu consultório. Sendo assim, não adianta está nas redes sociais, e sim ter uma boa estratégia por trás disso. Poste assuntos que seus pacientes gostariam de saber. Assuntos esses, que os ajudam a prevenir, melhorar a sua saúde e/ou sua beleza. Quer saber mais sobre estratégia, clique aqui: O marketing de rede social para práticas médicas .

Como lançar uma campanha de marketing de relacionamento

Se você agora percebe a importância de que colocar seus pacientes em primeiro lugar. Estará pronto para a próxima etapa. Sabe qual? Como fazer isso. Essa estratégia de marketing de relacionamento com o paciente será um prazeroso caminho a percorrer. O marketing pode parecer simples, mas não é! Requer atenção e dedicação e deverá ser sempre retroalimentado.

Contudo se você quer se concentrar na sua especialidade, então traga especialistas que possam se concentrar na implantação desta estratégia.

Contate a Triad Result e saiba como podemos ajudar a sua clínica ou consultório crescer. Vamos projetar um plano personalizado apenas para você e ajudá-lo a superar os demais. Pode confiar em nós, teremos o maior prazer em atende-lo.