Redes Sociais: saiba por que Médicos devem trabalhar Facebook e Instagram

Redes sociais são uma importante estratégia de relacionamento no marketing médico.

Por que é importante? Você sabe quantos usuários ativos tem o Facebook e no Instagram?

O Facebook tem 127 milhões de usuários brasileiros mensalmente ativos, segundo anúncio do próprio Facebook feito em Jul/18.

O Facebook é a maior rede social do mundo, contando com 2,2 bilhões de usuários.

O Instagram é a quinta maior rede social, com 813 milhões de pessoas. Entre os primeiros colocados, destacam-se também as plataformas chinesas WeChat (890 milhões), QQ (783 milhões), e Qzone (563 milhões).

Acesse o link e leia a matéria completa da Agência Brasil: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-07/facebook-chega-127-milhoes-de-usuarios-no-brasil

Contudo, não possuir redes sociais significa estar fora deste mundo digital, alheio aos benefícios e modernidade que o era digital proporciona as pessoas, clínicas e consultórios médicos.

Mas sou tradicional e não gosto muito disso… além disto o CFM não permite fazer propaganda!

Nosso objetivo neste post não é te convencer a ter redes sociais, mas apresentar os motivos pelos quais as clínicas e consultórios médicos possuem Facebook e Instagram.

Embora, se um dos motivos abaixo for importante para sua clínica ou consultório médico, talvez seja importante pensar melhor sobre o assunto e investir em redes sociais:

  1. Inserir-se no mundo digital
  2. Relacionamento
  3. Compartilhar conteúdo
  4. Apresentar-se

 

 1. Inserir-se no mundo digital

As redes sociais são a forma mais fácil para sua clínica ou consultório médico inserir-se no mundo digital, sem necessitar de grandes investimentos.

E começando a trabalhar um dos pilares da estratégia do Marketing Médico Digital.

2. Relacionamento

A melhor forma de atrair pacientes particulares é através da indicação dos pacientes que conhecem e confiam em seu trabalho.

Tradicionalmente a indicação é feita através do boca a boca. Mas para conquistar uma carteira de pacientes desta forma pode levar muito tempo, talvez anos…

Mas a internet mudou o comportamento dos consumidores, e dos pacientes também.

Os novos pacientes são bem informados, autodidatas, avaliam reclamações e recomendações. E possuem uma rede de relacionamento.

Nas redes sociais seus pacientes podem compartilhar seus conteúdos, curtir e avaliar sua página, postar comentários, enfim, interagir com o médico ou clínica médica.

Esta é a forma moderna de potencializar suas indicações! Aumentar seu alcance e tornar-se mais conhecido.

Mas o que devo postar no Facebook e Instagram?

3. Compartilhar conteúdo

 As redes sociais devem ser utilizadas para compartilhar conteúdo, manter sua rede atualizada e tornar-se referência em determinado assunto.

Neste contexto, o Facebook e Instagram são utilizados para despertar o interesse dos pacientes para conhecer determinado assunto.

Pois se quiser tornar-se referência na área da saúde, terá que escrever mais do que pequenos posts publicados nas redes sociais.

O ideal é compartilhar conhecimento, publicar matérias com conteúdo relevante e aprofundado. Este conteúdo deve ser publicado no blog de seu site médico.

Quer saber mais da importância em ter um site médico?  Clique Aqui!  Leia a matéria: Site médico: saiba por que os médicos devem investir.

Uma matéria assinada por um médico aumenta a credibilidade e segurança da informação publicada, além de aproximar o paciente do médico.

E se um paciente gostar do conteúdo poderá compartilhar com pessoas que tem a mesma preocupação. Esta é a forma moderna de potencializar as indicações!

4. Apresentar-se

Um potencial paciente pode ter o primeiro contato com o médico através da indicação de um amigo em sua rede social.

Mas quando quiser pesquisar mais informações sobre o médico, normalmente irá acessar o site do médico.

O site médico apresentará suas informações de forma organizada e acessível, mostrando seus serviços, seu espaço, sua especialidade, localização e contatos.

Portanto, pode funcionar como um primeiro contato, para alguém que queira te conhecer antes de agendar uma consulta.

A primeira impressão é fundamental para sua clínica ou consultório médico transmitir credibilidade.

Ou seja, a rede social funciona como um potencializador de indicações e o site médico como sua apresentação.

Site médico e rede social trabalham de forma complementar.

Mkt Médico Redes Sociais

Rede sociais usadas com ética, seguindo as regras do CFM- Conselho regional de Medicina

Os médicos sempre foram ensinados que não podem fazer propaganda ou promoção, pois são penalizados pelo CFM- Conselho Federal de Medicina.

Mas Marketing médico não é somente propaganda, publicidade e promoção!

Esta é uma visão muito restrita do Marketing médico. Como dissemos acima, com rede social: Facebook e Instagram os médicos podem:

1) Inserir-se no mundo digital

2) Relacionar-se

3) Apresentar-se

4) Compartilhar Informação

O que o CFM não permite são postagens promocionais onde informa preço, promete resultados, fotos de antes e depois, faz promoções ou transforma a medicina em comércio.

O Marketing Médico Digital trabalhado de forma correta, presta um serviço a população.

Permite que o médico compartilhe seu conhecimento na internet, com uma linguagem acessível, publicando informações corretas e ajudando pessoas na prevenção e cuidados com a saúde.

Se estes pilares fazem sentido para serem trabalhados por um médico, agora vamos dar algumas 10 dicas para utilizar as redes sociais de forma correta.

10 Dicas de como usar as redes sociais

As redes sociais devem ser planejadas para que alcancem seu objetivo. Portanto:

  1. Defina seus objetivos com as redes sociais
  2. Defina seu público alvo e entenda como ele utiliza a rede social
  3. Escolha seus contatos, mais importante que a quantidade é a qualidade de sua rede
  4. Valorize suas conquistas profissionais, apresente as ações e projetos que tiveram sucesso
  5. Publique com inteligência, ou seja, faça posts relevantes para se diferenciar dos outros
  6. Estabeleça a periodicidade de suas publicações
  7. Evite debates políticos, religiosos, assuntos polêmicos
  8. Evite situações não profissionais, como baladas, roupas de banho e bebedeiras, pois isto será considerado quanto te avaliarem
  9. Pense antes de curtir
  10. Antes de escrever, avalie os pontos positivos e negativos da postagem.

 

Busque um especialista em redes sociais

Agora que conheceu os motivos pelos quais os médicos utilizam Facebook e Instagram e que as redes sociais são um dos pilares do Marketing Médico Digital.

Agende uma visita e te ajudaremos a conquistar resultados com o Marketing Médico.

Ligue ou envie uma mensagem via whatsapp para o número: (11) 98556-0414.

Quer saber mais sobre Marketing Médico, clique aqui e leia a matéria: Marketing Médico: descubra o que é e por que deve investir.

Muito obrigada pela atenção!

Sueli Shimamoto

Gerente de Relacionamento

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