5 dicas para seu site médico aparecer na primeira página do Google

Ter um site médico funcional é importante, a dificuldade está em como fazer um site funcional aos olhos dos seus pacientes e também do Google.

Podemos dizer que é igual àquela propaganda antiga de bolacha: “Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais”? Quanto mais pessoas interagem com seu site, mais o Google indica para as outras pessoas.

O importante é sempre pensar no usuário. Quem vai navegar no caso de um site médico?  Os pacientes e familiares, estes são os maiores interessados na informação.

Portanto, escolha de quem vai fazer o site para seu consultório ou clínica é fundamental. A empresa contratada tem que ser especialista em Marketing de Conteúdo pois é o Marketing indicado para Médicos.

Leia a matéria que escrevemos sobre: “Marketing Médico, descubra o que é e por que você deve investir.”

É notório que a cada dia a concorrência aumenta, na mesma medida a dificuldade de aparecer na primeira página do Google.

Caso seu objetivo seja estar posicionado na primeira página do Google, procure empresas que tenham experiência em Marketing de Conteúdo, ou Inbound Marketing.

Somente desta forma que conseguirá posicionar-se na primeira página do Google de forma orgânica, ou seja, sem ter que comprar mídia, publicidade.

Fica a dica: Marketing para Médicos = Marketing de Conteúdo.

Nós da Triad Result já vimos muitos sites bonitos, mas que não aparecem nas pesquisas do Google. São muitos os casos e pelos mais variados motivos.

Agora vamos falar como fazer isto.

Como aparecer na primeira página do Google

Este é o desejo da maioria das empresas e também das clínicas e consultórios médicos, sabe por quê ?

O Google é acessado diariamente por milhões de pessoas que buscam respostas. A internet funciona praticamente a base dos buscadores, sendo uma das formas mais confiáveis tanto para os sites de conteúdo quanto para os consumidores de encontrar o que realmente é desejado.

A internet te ajuda a encontrar respostas, ou seja, unir o médico aos pacientes, através da troca de informações.

  1. Médicos são especialistas em determinado assunto e podem publicar informações relevantes, atualizadas e confiáveis sobre determinado assunto.
  2. Pacientes querem encontrar informações, querem encontrar respostas para suas dúvidas e inseguranças, querem mais informação sobre determinado assunto.

O Marketing de Conteúdo é a estratégia de Marketing para Médicos e profissionais da Saúde pois o foco é atrair pessoas interessadas em determinado assunto, sem fazer propaganda ou promoção.

Um site médico bonito não garante seu site fique posicionado na primeira página do Google, precisa de muito mais. Continue lendo e entenda o que precisa fazer.

Por que o tráfego Orgânico é tão importante no Marketing Médico?

O tráfego orgânico é quantidade de pessoas que visitam seu site quando procuram algo. Por isso o tráfego orgânico é importante: ele auxilia o aumento de visitantes que buscam respostas para seus problemas.

O tráfego orgânico é o que faz seu site aparecer na primeira página do Google sem comprar publicidade.

Portanto, uma clínica médica ou consultório médico que invista e separe um tempo razoável para aprimorar seu tráfego orgânico, garante que seu site médico esteja sendo acessado por pessoas interessadas em resolver um problema que você é especialista.

Desta forma, seu site torna-se referência de pesquisa em determinado assunto, contribui na disseminação de informações confiáveis e corretas. E consequentemente fideliza e conquista novos pacientes, sem fazer propaganda ou promoção.

Agora que entendeu por que o tráfego orgânico é tão importante, vamos apresentar como fazer para que seu site médico apareça na primeira página do Google.

Quer saber mais o que é marketing médico, clique aqui.

5 dicas para posicionar seu site médico na primeira página do Google

  • Tudo começa com um site médico de Conteúdo

Desenvolva seu site em WordPress, pois é a plataforma mais utilizada para desenvolvimento de sites médicos de conteúdo e reconhecida pelo Google.

Desenvolva seu site médico em WordPress, mais uma vez, pois é a plataforma que tem a maior quantidade de plugins, permitindo estender as funcionalidades e facilitar o reconhecimento de seu site pelos mecanismos de busca do Google.

  • Defina quem é seu paciente

É essencial definir seu público, de forma detalhada como sexo, idade, estado civil, profissão, principais preocupações e interesses, laser, esportes, vida social. As informações coletadas são utilizadas nas estratégias de marketing médico, incluindo produção de conteúdo.

  • Desenvolva conteúdo relevante

Como dissemos anteriormente, o Google apresenta sites que possam responder as perguntas feitas pelas pessoas. Portanto, deve criar e publicar conteúdo relevante utilizando as regras de otimização do Google.

O conteúdo do seu site médico deve estar atendendo e esclarecendo dúvidas que seus pacientes procuram, com uma linguagem clara e atrativa. Não é um artigo médico, são pessoas que possuem um problema e querem mais informação.

Se as pessoas reconhecerem que aquele conteúdo médico é importante e realmente agregou valor, sua credibilidade aumentará e as pessoas retornarão quando aparecerem outras dúvidas.

Além disto, podem compartilhar o conteúdo médico com pessoas que possuem o mesmo problema.

  • Facebook e Instagram, devo ter ?

 O Facebook e o Instagram são redes de relacionamento e podem funcionar como referência de seu trabalho.

Quando pacientes te elogiam no Facebook ou Instagram, estes comentários ficam públicos e podem ser vistos por pessoas que não te conhecem, mas que fazem parte da rede de relacionamento de seus pacientes.

Desta forma, funcionam como uma forma de potencializar as indicações de seus pacientes. “Se meu amigo conhece e gostou, posso confiar.” E cada paciente tem centenas de amigos no Facebook ou Instagram.

Portanto, incentive sua rede de relacionamento a compartilhar seus posts e interagir contigo, pois ganhará pontos positivos com o Google.

  • Invista no SEO- Search Engine Optimization

Última dica, e uma das mais importante: invista no SEO (Search Engine Optimization), pois posso trabalhar todos os itens descritos acima, mas se o Google não entender o que fiz, todo investimento acima será desperdiçado.

O que é SEO- Search Engine Optimization?

SEO- Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas melhorar seu posicionamento no Google, pois ajudam o Google a reconhecer seu site, os conteúdos publicados e mapear todas as interações que ocorrem no mundo digital: site, facebook, instagram, twitter, youtube etc.

Você precisará contratar profissionais especializados nas técnicas e estratégias de SEO para conseguir um bom rankeamento no Google. Vou listar as 3 ferramentas mais utilizadas para monitoramento do SEO:

  • Google Analytics: monitorar todas as métricas relacionada ao tráfego recebido por sua página: visitantes, perfil, taxa de rejeição etc
  • Google Search Console: diagnóstico e detecção de problemas de SEO em páginas da web, indicando o que deve alterar para melhorar o rankeamento do seu site.
  • SemRush: disponibiliza uma infinidade de informações, realizando uma auditoria complexa do site da sua empresa, com objetivo de melhorar a competitividade da página da web.

Com base nos dados fornecidos pelas ferramentas de monitoramento, o analista de SEO deverá realizar algumas atividades para ranquear seu site, como:

  • Elaboração de planejamento SEO
  • Análise estrutural SEO do site
  • Auditoria interna do site
  • Análise e planejamento de Link building
  • Otimização on page
  • Planejamento de palavras chaves
  • Otimização de conversão interna

 

Conclusão

O Marketing indicado para os médicos é o Marketing de Conteúdo, também conhecido com Inbound Marketing.

As 5 dicas para conseguir posicionar-se na primeira página do Google são:

  1. Site em WordPress otimizado
  2. Definição da persona
  3. Desenvolvimento de conteúdo relevante
  4. Facebook e Instagram
  5. Invista em SEO

Portanto, para conquistar resultado no Google você precisa mais do que um site médico bonito. Você precisa trabalhar a estratégia de Marketing Médico ou seja, o Marketing de Conteúdo!

Conheça mais sobre Tráfego Orgânico, clique aqui!

 

Sueli T Shimamoto

Especialista de Negócios na Área da Saúde