Site Médico, saiba por que os médicos devem investir

Os médicos devem investir em site médico para estarem presentes no mundo digital. Conheça alguns números.

Segundo a última pesquisa do IBGE PNAD Contínua TIC 2016, mais de 179,4 milhões de pessoas, 64,7% dos domicílios utilizaram a Internet pelo menos uma vez nos 90 dias.

Portanto, não possuir site médico significa estar fora do mundo digital, alheio aos benefícios e modernidade que o era digital.

Por que ter um site médico?

Sou tradicional, além disto o CFM não permite publicidade.

Primeiramente, nosso objetivo não é te convencer, mas apresentar os motivos pelos quais as clínicas e consultórios tem site.

Se um dos motivos abaixo for importante para sua clínica ou consultório médico, talvez seja importante pensar melhor sobre investir em um site médico.

  1. Inserir-se no mundo digital

O site médico é uma forma de inserir-se no mundo digital e trabalhar estratégias consolidadas no Marketing para Médicos.

  1. Apresentar-se

Além disto, o site médico é uma forma organizada e acessível para apresentar seus serviços, seu espaço, sua especialidade, localização e contatos.

Portanto, funciona como um primeiro contato, para alguém que queira te conhecer antes de agendar uma consulta.

E a primeira impressão é fundamental para sua clínica ou consultório médico transmitir credibilidade.

  1. Relacionamento

Mas eu já uso as redes sociais – Facebook e o Instagram.

Ótimo! Desta forma criará um canal de comunicação e relacionamento com seus pacientes.

Mas se quiser tornar-se referência na área da saúde, terá que escrever mais do que pequenos posts.

O ideal é compartilhar conhecimento, escrever matérias com conteúdo relevante e aprofundado, deve ser melhor que os sites de notícias.

E isto é feito divulgando matérias direcionadas para aumentar o conhecimento dos pacientes.

Informações escritas por um médico, especialista, que tem conhecimento e poderá compartilhar conteúdos confiáveis.

  1. Compartilhar Informação na área da Saúde

Quando as pessoas precisam de informações, ou tirar dúvidas, normalmente pesquisam na internet, antes mesmo de comentar com outras pessoas.

Ou seja, a internet permite as pessoas e pacientes acesso a informação de forma fácil e imediata!

E você precisa estar presente para responder as perguntas ou orientar corretamente os pacientes.

E para ser encontrado nas pesquisas precisa de um site médico com conteúdo.

Os médicos aprenderam que não podem fazer propaganda ou publicidade, pois são penalizados pelo CFM- Conselho Federal de Medicina.

Baixe neste link o manual com as regras da publicidade médica: Resolução CFM 1974/11

Mas Marketing não é somente propaganda, publicidade e promoção, esta é uma visão muito restrita do Marketing.

A estratégia do Marketing Médico trabalha os 4 pilares descritos acima:

1) Inserir-se no mundo digital,

2) Apresentar-se,

3) Relacionar-se e

4) Compartilhar Informação.

Se estes pilares fazem sentido serem trabalhados por um médico, continue lendo e vamos contar como construir a estratégia Marketing Digital indicada para médicos.

Conheça o Marketing Médico

A estratégia de Marketing Médico é usada para profissionais da saúde, sendo conhecida como Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing.

Esta é a metodologia mais indicada para área da saúde, pois é baseada na informação. Leia também

Ou seja, publicação de conteúdo relevante: atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas através da informação, orientação e educação.

Ainda não ficou claro, vamos explicar passo a passo como funciona a estratégia de Marketing Médico:

  1. A internet mudou o comportamento das pessoas

As pessoas deixaram de ser passivas e passaram a escolher o conteúdo, o horário e local que querem consumir o conteúdo.

Além disto, podem fazer avaliações, comentários e compartilhar informações.

E as pessoas pesquisam informações de saúde na internet.

  1. O Google e buscadores

As pessoas pesquisam informações na área da saúde na Internet.

O Google e os buscadores fornecem informações em uma abrangência fantástica, de forma fácil, imediata e organizada.

E estas informações são desenvolvidas pelos donos dos sites, não pelo Google.

  1. Os médicos, clínicas e consultórios médicos criam e publicam conteúdos relevantes

As pessoas pesquisam conteúdos na área da saúde sobre prevenção, causas, sintomas, inovações, tratamentos.

O Google apresenta os sites médicos com conteúdo, unindo quem procura a quem possui a informação.

  1. Compartilhar conhecimento

Quando você, médico, ajuda alguém através do conhecimento, a pessoa passa a ter uma visão positiva sobre você, sua clínica ou consultório médico.

E as pessoas são mais propensas a procurar ajuda quando tiveram alguma referência positiva.

  1. Respeita regras CFM

Médicos, Clínicas e consultórios médicos fornecem informação relevante as pessoas, sem propagando, sem promoção, respeitando as regras do CFM- Conselho Federal de Medicina e a ética médica.

Por isto esta estratégia é chamada de Marketing Médico: atrai pacientes e não fere as regras do CFM.

Continue lendo a matéria para saber o que deve fazer para construir o Marketing Médico ou Marketing de Conteúdo.

 

4 Passos para construir o Marketing Médico

O Marketing Médico trabalha com a disponibilização de conteúdo em seu site.

E o conteúdo deve responder a perguntas de seus pacientes através de uma leitura que seja esclarecedora e atrativa.

Os 4 Passos para construir o marketing para Médicos são:

Passo 1: Deve ter um Site Médico com Conteúdo

O Google apresenta sites que ajudam as pessoas a esclarecem dúvidas, portanto, é necessário escrever matérias que respondam ou esclarecem dúvidas das pessoas.

Mas antes de falarmos do conteúdo, é importante ressaltar a importância da escolha da plataforma de criação do site médico. Deve estar alinhada ao seu objetivo.

Portanto, se o seu objetivo é trabalhar com Marketing Médico, deverá usar a plataforma WordPress pois:

  1. WordPress é o maior Sistema de Gerenciamento de Conteúdo,
  2. Plataforma mais utilizada pelas agências para desenvolvimento de sites de conteúdo no Brasil, ou seja, terá suporte garantido a preços competitivos,
  3. WordPress tem a maior quantidade de plugins, funcionalidades que facilitam a manutenção do site e que ajudam o site médico ficar bem posicionado no Google,
  4. Google firmou uma parceria com o time de desenvolvedores do WordPress em Fev/18.

Existem outras plataformas e linguagens em que seu site médico pode ser desenvolvido, mas nenhuma delas tem as vantagens destacadas acima.

O próximo passo é produzir conteúdo relevante? Calma, o próximo passo é definir objetivos e identificar seu público alvo.

Passo 2: Defina objetivos e Identifique seu público Alvo

Pense em que tipo de pacientes deseja em seu consultório, o perfil ideal de paciente.

Por exemplo:

Dra Ana é dermatologista e atua na área clínica e estética: adora quando aparece um paciente com uma ferida, gosta de tratar casos clínicos e tem prazer em ajudar as pessoas a solucionarem um problema.

Dra Laura é dermatologista e atua na área clínica e estética: gosta de deixar as pessoas mais bonitas e felizes. Seus tratamentos faciais tem apresentado resultados fantásticos. As mulheres ficam mais seguras, mais felizes e de bem consigo mesmas.

Quando definir seu cliente ideal deve pensar em sua realização pessoal. Neste momento pense no que deseja para seu futuro como médico.

O resultado financeiro deverá ser consequência. O planejamento deverá considerar estes dois pilares.

Identifique seu público alvo, defina sua persona

Após a definição dos seus objetivos, deverá personificar o paciente de seus sonhos e detalhar características demográficas, sociais e profissionais de forma detalhada.

Chamamos este passo de definição de persona. É essencial definir seu público de forma detalhada como: sexo, idade, estado civil, se tem filhos e qual a idade, profissão, onde trabalham, principais preocupações e interesses, laser, esportes, vida social e o que mais puder detalhar.

Com as informações coletadas poderemos passar para o próximo passo: desenvolvimento de conteúdo.

Passo 3: Desenvolver Conteúdo Relevante para sua persona

De acordo com a persona que acabou de descrever, pense nos questionamentos mais comuns que fazem em seu consultório, quais suas preocupações, quais seus interesses e o atrai o interesse de seu paciente- persona.

Desta forma será possível mapear os possíveis conteúdos que podemos desenvolver.

A área de planejamento de SEO irá analisar o mundo digital em relação as informações coletadas, identificar qual o tamanho do público interessado por estes conteúdos e apresentar a estratégia de conteúdo.

Esta estratégia é explicada, discutida e aprovada com o médico. Mas ainda não acabou.

Os textos devem ser escritos por redatores ou jornalistas usando técnicas e regras utilizadas no Marketing de Conteúdo.

Passo 4: Investir em SEO- Search Engine Optimization

Os passos anteriores dependem de um trabalho conjunto entre os especialistas de Marketing e o Médico.

Este é um trabalho técnico, que não é visto pelos médicos, mas é tão importante quanto todos os outros itens apresentados.

SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para o Google reconhecer seu site, os conteúdos e tudo que esta fazendo na internet.

Portanto, se o Google não entender o que estou fazendo, o quero comunicar, todo investimento acima será desperdiçado.

O que é SEO- Search Engine Optimization

SEO- Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas melhorar seu posicionamento no Google, pois ajudam o Google a reconhecer seu site, os conteúdos publicados e mapear todas as interações que ocorrem no mundo digital: site, facebook, instagram, twitter, youtube etc.

Você precisará contratar profissionais especializados nas técnicas e estratégias de SEO para conseguir um bom rankeamento no Google.

Agora que apresentamos os motivos pelos quais um site médico é importante, como a estratégia de Marketing Médico atrai pacientes, fideliza e torna o médico referência no assunto.

Entre em contato conosco para te apresentarmos alguns cases de sucesso.

 

Sueli T Shimamoto

Especialista Negócios na Área Médica