Saiba por que a informação é a alma do Marketing Médico?

A informação é a alma do Marketing Médico por que o Dr. Google responde as mais variadas perguntas, inclusive na área da saúde.

E para responder as perguntas deve apresentar as pessoas e pacientes conteúdos relevantes, fáceis de entender e informativos.

Pacientes abrem seus exames e não entendem nada, mas querem saber se o resultado foi bom ou ruim.

A primeira reação é decifrar o exame com a ajuda do Dr. Google, sempre disponível e acessível.

Não estou bem, o que será que tenho ? Coloco todos os sintomas na internet para ter um diagnóstico do Dr Google.
Exame detectou retocoline ulcerativa … O que é isto ? Dr Google responde.

Por isto, a informação é a alma do mundo digital.

A estratégia utilizada no Marketing Médico é baseada na disponibilização de conteúdos para atrair pessoas interessadas pelo assunto. Esta estratégia é conhecida como Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing.

Sem informação o Google não funciona.

O Google não produz conteúdo, mas ele precisa do conteúdo para dar respostas as pessoas.

O Google encontra sites que possuem conteúdos que provavelmente respondem ao que foi perguntado.

Vamos entender um pouco mais como funciona o Marketing Médico

Primeiro e mais importante: quem desenvolve os conteúdos são os responsáveis pelos sites.

O Google identifica os conteúdos dos sites através dos buscadores e apresenta uma lista de sites que escrevem sobre o assunto relacionado à pergunta.

Ou seja, o Google é o mecanismo que promove a ligação entre:
– quem esta procurando a informação com
– quem possui a resposta e
– esta união ajuda os consumidores a encontrarem as resposta escritas por médicos, clínicas e consultórios médicos.

A internet tem uma quantidade enorme de informações, abrangentes e nem sempre corretas.

Por outro lado, os médicos e profissionais da saúde trabalham diariamente com as pessoas e podem ajudá-las na prevenção, identificação precoce de problemas e informação.

Uma população informada e educada poderá ter uma qualidade de vida melhor.

Este é o Marketing Médico, o Marketing que informa e contribui para desenvolvimento das pessoas e dos profissionais:

Pessoas => recebem informações confiáveis
Médicos => compartilham seu conhecimento, são reconhecidos e tornam-se referência na área da saúde.

Agora que entendemos por que informação é tão importante para o Google e para a construção do Marketing Médico, vamos explicar:

  • o que precisa para construir o Marketing Médico e
  • como construir conteúdos de sucesso

O que precisa para construir o Marketing Médico

1. Objetivo

Primeiro você deve definir seu objetivo.

Por que esta interessado no Marketing Médico, quais seus objetivos e qual a sua visão de futuro, pense nos próximos 5 anos.

O planejamento do conteúdo será baseado nos seus objetivos.

2. Perfil do Paciente Ideal

Depois que definiu seus objetivos, deverá descrever o perfil ideal dos seus pacientes.

Nesta etapa você deve pensar nos seus cinco melhores clientes e descrevê-los.

Esta é uma forma de personificar, criar a persona, criar a identidade dos pacientes que deseja atrair para sua clínica ou consultório médico.

Quanto maior a quantidade de informações, melhor: sexo, idade, estado civil, se tem filhos e qual a idade, profissão, onde trabalham, principais preocupações e interesses, laser, esportes, vida social e o que mais puder detalhar.

Estas informações serão utilizadas para desenvolver o conteúdo e criar uma comunicação personalizada, para a pessoa sentir que estamos falando de forma individualizada, para que a pessoa se identifique no texto e não sinta que esta escrevendo para uma multidão.

3. Planeje o conteúdo a ser desenvolvido

Quando visualiza seu cliente ideal é mais fácil desenvolver o conteúdo personalizado.

Ou seja, um conteúdo que atraia o interesse. Pense nas preocupações, dores, dúvidas e desejos que afetam seus pacientes.

Se você escrever sobre temas que interessam seus pacientes, ajudará pessoas que tem o mesmo problema e são potenciais pacientes.

Pode falar de tratamentos, inovações, prevenção, enfim, irá compartilhar seu conhecimento e ajudará pessoas a cuidarem de sua saúde.

Depois poderá informar quando as pessoas devem procurar tratamento médico e conseguir uma qualidade de vida melhor.

Estas etapas são essenciais para que o conteúdo desenvolvido seja coerente com seus objetivos e da sua clínica ou consultório médico.

Agora que sabe o que é Marketing Médico, por que a informação é tão importante e como planejar os conteúdos vamos para a última dica.

Produza conteúdos de sucesso para sua estratégia de Marketing Médico.

7 Dicas para estruturar um conteúdo de sucesso para sua estratégia de Marketing Médico

1. Planeje o tema que irá escrever:

– Pense na persona que definiu e no conteúdo,
– depois estruture a informação em uma sequência lógica e divida em tópicos,
– por último, separe em tópicos que chamem a atenção e interesse da sua persona.

2. Estrutura de um bom conteúdo

– Começa com um Título atrativo,
– Depois uma Introdução que desperte a vontade de ler,
– Em seguida os tópicos dão a impressão de que podem ler somente um pouquinho e estimulam a leitura,
– Por último, Fechamento indicando uma ação para pessoa.

4. Título Interessante

A maioria das pessoas decidem ler ou não baseado no título do conteúdo, por isto, é muito importante ser atrativo para aumentar o número de leitores.

Por isto, separamos algumas dicas para te ajudar a criar um título atrativo:

• Simples e direto, não muito longo,
• Utilidade e curiosidade do conteúdo a ser lido. Exemplo: “Conheça as causas e tratamentos da celulite”, “Rugas e flacidez: o melhor tratamento é a prevenção”, “Saiba o que deve fazer”,
• Use perguntas de forma que indique que irá respondê-las. Exemplo: “Como minimizar as rugas e flacidez?”; “Conheça os tratamentos mais indicados para quem tem 40 anos”,
• Lista com números, dê dicas. Exemplo: “5 coisas que pode fazer para amenizar dores nas costas”.

5. Introdução Interessante

Depois que ele entrou no conteúdo, o leitor irá decidir se vai continuar lendo, por isto precisa despertar sua atenção.

As estratégias que utilizamos para que o paciente continue lendo o conteúdo são:

– Falar algo que o leitor sinta que o texto foi escrito para ele, que se identifique. Exemplo: Você que tem uma vida stressada, enfrenta o trânsito todos os dias…,
– Escreva frases e parágrafos curtos,
– Use dados estatísticos. Exemplo: 50% da população acima dos 50 anos sofre com este problema,
– Faça perguntas que serão respondidas ao longo do artigo.

6. Desenvolvimento do conteúdo em tópicos

As pessoas geralmente querem otimizar seu tempo, fazem diversas tarefas ao mesmo tempo, navegam na internet buscando respostas rápidas e imediatas.

Por isto é preciso utilizar técnicas de tornar a leitura fácil, rápida e atrativa, para sua página não ser abandonada.

– Subtítulos permitem ao leitor encontrar uma resposta rápida dentro de um conteúdo mais longo,
– Parágrafos curtos com linguagem atrativa e de fácil entendimento,
– Usar tópicos,
– usar outras mídias como imagens, vídeos, gráficos,
– usar formatação diferente para destacar informações e facilitar leitura.

7. Fechamento

Agora vamos concluir?

Recapitule o conteúdo, deixe as idéias organizadas, reforce o que foi afirmado no conteúdo e pode incentivar o leitor a fazer uma ação: continue lendo, ligue, agende.

Agora que entendeu por que a informação é a alma do mundo digital, o que é o Marketing Médico e por que o conteúdo é tão importante, principalmente para médicos.

Siga nossas dicas para escrever um conteúdo atrativo ou entre em contato, pois podemos te ajudar a manter seu blog atualizado, com textos atrativos e otimizados para tornar-se referência no assunto.

Será um prazer ajudá-lo.

Sueli T Shimamoto
Especialista de Negócios na Área da Saúde