Qual importância do Tráfego Orgânico no Site Médico?

Tráfego Orgânico são as visitas conquistadas de forma espontânea para seu site médico, ou seja, sem investimento em anúncios.

Exemplificando: quando as pessoas procuram algo, o Google apresenta uma lista de sites que possuem conteúdo para responder a sua pesquisa. Cada pessoa que clica no link do seu site é contabilizado como 1 tráfego orgânico.

No Tráfego Pago, as empresas devem pagar para aparecerem nos primeiros resultados do Google, ou seja, você paga para que seu seu site médico apareça na primeira página do Google.

O Google identifica as buscas pagas com o símbolo AD:

Neste artigo falaremos da importância do tráfego orgânico no Marketing Médico, funcionamento do Google e como conquistar posição no Google sem pagar anúncio ou fazer publicidade.

E também respeitando as normas do CFM- Conselho Federal de Medicina. Quer saber mais sobre a resolução CFM, clique aqui: leia a nossa matéria

Qual a importância do Tráfego Orgânico para o Site Médico?

Aparecer nos resultados de busca orgânica indica que seu site médico é bom:

  1. Reconhecido pelos pacientes,
  2. Publica conteúdo de saúde relevante e
  3. Os pacientes interagem contigo.

Portanto, ter o público, pacientes acessando seu site médico significa ter pessoas interessadas, lendo os conteúdos de saúde que publica, entrando, saindo e se renovando.

O tráfego orgânico indica que esta fazendo um bom trabalho para atração de seu público alvo, seus pacientes, sem ter que comprar publicidade.

O que é Tráfego Pago?

Tráfego Pago são visitas conquistas no seu site médico de forma paga.

Você compra mídia para o Google te apresentar na primeira página dos resultados de buscas ou anúncios. Neste caso, o número de visitas não indica que as pessoas gostam de seu site ou do conteúdo que publica ou que não publica.

Pontos negativos:

Os custos a médio prazo podem ser maiores, pois seu site médico irá aparecer nas primeiras posições enquanto estiver pagando por anúncios,

– Além da promoção do conteúdo a ser anunciado, também haverá investimento em ferramentas para promoção dos links em diversos locais.

Volume de acessos não é garantia de resultado. Você terá um volume de acesso no site, mas será que os internautas estão interessados no conteúdo do seu site?

Lembre-se quando alguém faz uma pergunta ao Google, esta buscando uma resposta. Caso a resposta não seja encontrada você estará tendo tráfego, mas não terá resultado.

Pontos positivos:

A vantagem é que o resultado de visitas no site aparece rápido e para um grande número de internautas.

Portanto, o tráfego pago deve ser uma ferramenta de sua estratégia no marketing médico, mas não pode ficar refém da mídia paga.

No caso de sites novos, que querem alavancar resultados, divulgar novos serviços são exemplos em que o tráfego pago traz bons resultados a curto prazo.

 

Como Google funciona e como aumentar o tráfego orgânico

Primeiro vamos entender o objetivo do Google:

O objetivo do Google é fornecer respostas as perguntas das pessoas.

O Google não escreve nenhuma resposta, ele apresenta uma lista de sites que podem ter respostas.

Portanto, o conteúdo publicado no site médico são as respostas que as pessoas e/ou pacientes estão procurando.

Agora que entendemos o conceito do Google, apresentaremos as estratégias de marketing médico para aparecer na primeira página do Google.

  1. Desenvolver um Site Médico com Conteúdo

O Google apresenta sites que respondem perguntas, portanto, é necessário escrever matérias que possam responder as perguntas.

Mas antes de falarmos do conteúdo, é importante ressaltar a importância da plataforma de sites médicos, alinhada com seu objetivo.

Portanto, se o seu objetivo é trabalhar com Marketing Médico, deverá usar a plataforma WordPress.

Por que desenvolver seu site médico em WordPress ?

Se você quer um site médico com conteúdo, que esteja na primeira página do Google e que seja mais que um cartão de visitas médico, mas gere contato de pacientes, principalmente pacientes particulares.

O WordPress é a plataforma mais indicada pois: WordPress é o maior Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) da atualidade, dados do Hostnet. Leia matéria: Parceria entre o Google e o WordPress aumentará o desempenho de sites.

Além disto, é a plataforma mais utilizada para desenvolvimento de sites com conteúdo, ou seja, terá suporte e preços competitivos.

WordPress tem a maior quantidade de plugins (funcionalidades) que facilitam o reconhecimento de seu site médico pelo Google.

Outro motivo é que o Google firmou uma parceria com o WordPress para melhorar o desempenho dos buscadores em Fevereiro/18.

Existem outras plataformas em que seu site médico pode ser desenvolvido, alguns até sem necessitar de investimento como é o caso do WIX.

Mas nenhuma delas tem as vantagens destacadas acima.

Continue lendo e saiba como produzir conteúdo médico relevante para ser encontrado pelo Google.

 

  1. Conteúdo Médico deve ser otimizado

Os textos médicos devem responder perguntas de seus pacientes e devem ser reconhecidos pelo Google.

Para serem reconhecidos pelo Google devem ser escritos com regras utlizadas pelos buscadores do Google.

Chamamos isto de conteúdo otimizado para SEO – Search Engine Optimization, motor de otimização de buscas.

Abaixo listaremos os 5 itens mais importantes para conseguir desenvolver um conteúdo médico otimizado:

  1. Crie persona, ou seja, identifique seu público alvo, descreva o perfil de seus pacientes.
  2. Defina palavras chaves: quais as principais dúvidas e preocupações: o que seu público escreveria para buscar a resposta.
  3. Conteúdo relevante: escreva conteúdos que possam responder a perguntas, de forma clara e atrativa.
  4. Crie títulos e sub-títulos atrativos e parágrafos pequenos.
  5. Crie links internos: indique outros conteúdos do seu site médico para que a pessoa perceba que você é especialista no assunto.

Existem profissionais especializados no desenvolvimento de textos médicos otimizados.

Vamos ver um exemplo prático

Como funciona o tráfego orgânico para marketing médico, tendo como exemplo de dores nas costas:

  1. Fale sobre dores nas costas => Conteúdo relevante
  2. Google apresentará o conteúdo para pessoas interessadas por dores nas costas => Pacientes ou Pessoas
  3. Se as pessoas lerem e compartilharem, o Google dará pontos positivos para seu site => Melhora Rankeamento do Google
  4. Quanto mais artigos, mais pontos positivos e subirá no ranking de resultado => Melhora Rankeamento do Google

Por isto que um site médico com tráfego orgânico alto é um site médico que produz conteúdo relevante, que as pessoas gostam e interagem.

Esta é uma forma simplificada de explicar o funcionamento do Marketing Médico.

Agora é importante entender como o Google faz isto tecnicamente, através de um mecanismo chamado SEO- Search Engine Optimization.

Entenda este mecanismo clique aqui e leia a matéria.

 

Sueli T Shimamoto

Especialista de Negócios na Área da Saúde