Descubra por que você deve investir em marketing médico?

Hoje é imprescindível para médicos e clinicas, investir no marketing médico, um bom motivo para justificar essa ação, é que seus pacientes estão cada vez mais procurando informações na internet, sendo mais preciso no Google.

O Google é a maior plataforma de consulta hoje, é a primeira opção na hora de pesquisar sintomas, o maior catalogo de médicos especialistas do mundo, estes são apenas alguns pontos que devem ser observado, poderia dar muitos outros motivos para investir em marketing médico.

Está é uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de marketing bem feitas.

Para te ajudar a responder esta pergunta vamos explicar o que esta acontecendo no mundo digital e qual é a estratégia de Marketing Médicos, desta forma você poderá decidir se precisará de um site médico ou não.

Por que se fala tanto de Marketing Médico?

Primeiro: por que mais 179,4 milhões de pessoas e 64,7% dos domicílios utilizaram a Internet pelo menos uma vez nos 90 dias. Segundo a última pesquisa do IBGE PNAD Contínua TIC 2016

Segundo: por que 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet.  De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizada com 3.860 respondentes em 2016, pelo grupo Minha Vida — empresa que desenvolve produtos digitais relacionados à saúde.

Outro dado importante apresentado nesta pesquisa é que 78,3% dos entrevistados pesquisavam sobre suas condições de saúde antes e após a consulta com o médico.

Portanto, o Marketing Médico é algo que surgiu com o comportamento das pessoas na internet. Um médico não estar presente no mundo digital significa estar alheio aos benefícios trazidos pela internet e a modernidade que a era digital proporciona as pessoas, clínicas e consultórios médicos.

Agora que entendeu por que se fala tanto de Marketing Médico, vamos entender qual é a estratégia utilizada no Marketing para Médicos e por que ter um site médico.

Preocupação do Google em informar  

O Google é ciente do crescimento do Marketing Médico e de paciente que fazem busca diariamente sobre doenças e tratamento, por este motivo ele disponibilizou um área no suporte Google para tratar deste assunto, na pagina tem   uma lista de algumas fontes de informações médicas.

Qual é a estratégia de Marketing utilizada para Médicos?

Como dissemos anteriormente, 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet, portanto, se o médico começar a compartilhar seu conhecimento através da publicação de artigos* em seu blog**, poderá ter pessoas interessadas pelo assunto lendo os conteúdos publicados.

  • * Artigos: textos escritos com foco em saúde, com objetivo de informar o paciente sobre um determinado assunto. No caso de médicos trabalhamos textos com 900 palavras, ou o similar a 3 folhas de sulfite
  • ** Blog: são páginas da internet onde são publicados conteúdos com regularidade, podem ser mantido por uma ou várias pessoas. É uma forma de comunicação de médicos, consultórios médicos ou clínicas com o mundo.

E quando as pessoas começam a ler o conteúdo publicado pelo médico:

  • O médico contribui para disseminação correta da informação, pois estudou, especializou-se e possui experiência no atendimento e tratamento de pacientes,
  • Os pacientes mantem-se atualizados com informações da área da saúde publicados pelo seu médico. O médico mantem-se presente, aumentando sua credibilidade e fidelização de seus pacientes,
  • O médico torna-se referência para seus leitores, que podem ser pacientes ou não,
  • E as pessoas normalmente compartilham informações que gostam e se interessam, divulgando o médico através da disseminação da informação confiável.

Esta é a estratégia de Marketing para Médicos, disseminar informação na área da saúde para atrair e fidelizar seus pacientes. No mundo dos negócios chamamos esta estratégia de Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing.

Por que o médico deve ter um site de conteúdo?

O começo da estratégia do Marketing Médico é ter um site médico onde possa publicar conteúdo relevante periodicamente e que possa ser acessado por pessoas interessadas no assunto.

Mas já parou para pensar o que faz o Google ? O Google é um buscador que organiza a informação e a torna acessível e útil. O Google te ajuda a encontrar o que precisa apresentando em seus resultados de busca uma lista de sites que provavelmente podem ter informações sobre o assunto pesquisado.

O Google não produz o conteúdo. Os responsáveis pelos sites que criam e publicam o conteúdo.

Por isto, para que um site possa aparecer de forma orgânica (gratuita) nas pesquisas do Google, você precisa ter um site médico e produzir conteúdo que atraia pessoas para seu site. O Marketing Médico é o Marketing médico de Conteúdo.

Eu tenho site há anos e o site nunca atraiu pacientes!

Não adianta ter somente um site SEM conteúdo, se seu objetivo é atrair pacientes.

Site SEM conteúdo é um cartão de visitas, o objetivo será a apresentação do consultório médico, suas especialidades, espaço físico, endereço e telefones para contato.

Para ser apresentado nas pesquisas do Google você precisa preencher três requisitos básicos:

  1. Ter um site,
  2. Publicar conteúdo relevante,
  3. Ser otimizado para ser reconhecido pelo Google.

Importante: o conteúdo deve ser único, deve produzido por você, pois conteúdos copiados podem ser identificados pelo Google e são penalizados.

No Marketing Médico você deve tornar-se referência no assunto e isto não acontece quando copia conteúdo de outros lugares.

4 Motivos para o médico ter um site de conteúdo

O conteúdo é um dos pilares mais importantes para a estratégia de Marketing Médico, pois é através das matérias publicadas que:

  • Torna-se referência em determinado assunto,
  • Mantém-se presente e fidelizar seus pacientes,
  • Atrai potenciais pacientes para seu consultório médico, pois pessoas que pesquisam e lêem seu conteúdo tem interesse pelo assunto,
  • Compartilha informação confiável e correta na internet, educando o publico em geral, pois 94% das pessoas pesquisam informações sobre saúde na internet.

Portanto, você precisa de um site médico caso queira trabalhar o Marketing Médico.

E o que faço com minha rede social – Facebook e Instagram ?

Se eu fizer um site médico, precisarei continuar com minhas redes sociais- Facebook e Instagram ?

Sim, na estratégia do Marketing Médico o ideal é manter os três: Site médico + Conteúdo Atualizado + Redes Sociais: Facebook/ Instagram

O site médico com conteúdo tem como objetivo atrair pessoas interessadas no conteúdo publicado, relacionamento e tornar-se referência em determinado assunto.

Como dissemos no mundo empresarial, o foco do site médico com conteúdo é geração de demanda, atrair seu público alvo.

As redes sociais, como Facebook e Instagram, são redes de relacionamento, onde consegue comunicar-se em tempo real com as pessoas que já te conhecem.  Pode usar somente uma delas, se preferir.

Você cria conexões com seus pacientes e um canal de comunicação onde poderá postar dicas, comentários, inovações e tratamentos. Demonstra autoridade no assunto, mantem-se presente e conquista sua própria rede de seguidores.

E cada paciente tem sua própria rede de relacionamentos, podendo compartilhar conteúdos e dicas que acharem interessantes, gerando credibilidade e divulgando seu consultório médico gratuitamente.

Esta é uma forma moderna de gerar indicações, pois atinge um número de pessoas maior que o boca a boca tradicional, ou seja, potencializa as indicações.

A resposta a sua pergunta: no Marketing Médico o ideal é trabalhar os três: Site médico + Conteúdo + Redes Sociais: Facebook e Instagram pois cada um tem um foco diferente na estratégia do Marketing Médico.

Ainda tem dúvidas ? Somos especializados em Marketing para Médicos, agende uma visita.

Obrigada,

Sueli T Shimamoto

Especialista em Negócios na área da Saúde