O marketing de rede social para práticas médicas

O marketing de rede social tornou-se extremamente importante para empresas de todos os tamanhos em todos os setores. O marketing de rede social para práticas médicas não é uma exceção.

Mas sobre estes assuntos existem ainda muitos questionamentos por parte dos médicos e na área de saúde no modo geral.

No entanto, a natureza da sua clínica e os pacientes com as quais você está se comunicando terão um grande impacto em como você aborda o marketing de rede social.

Afinal, criar vídeos virais pode ser o objetivo dos varejistas. Mas certamente não deve ser seu alvo como profissional médico; isso é certeza.

Dito isso, reunimos esta matéria para revelar tudo o que você precisa saber sobre marketing de rede social no setor de saúde.

Espero que gostem, boa leitura!

Por que marketing de rede social?

Antes de entrarmos no marketing de rede social para práticas médicas, área de saúde, é importante primeiro estabelecer: por que isso é importante para médicos da atualidade?

Comprometimento

Um dos principais motivos pelos quais a rede social se tornou uma ferramenta tão popular. Em geral é importante para médicos e consultórios. É porque ela permite que você demonstre seu comprometimento com seus pacientes.

Atualmente, os pacientes esperam altos níveis de serviço de seus médicos, assim como fazem em qualquer outro setor.

Entretanto os prestadores de serviços em muitos setores diferentes, usam as redes sociais para interagir com as pessoas digitalmente. Esse tipo de comunicação se tornou uma norma.

Se você não está ativo nas redes sociais, pode dar a impressão de que sua prática médica está atrasada.

Quando se trata de satisfação do paciente atualmente, o acesso a cuidados e comunicação são dois dos principais problemas.

Disponibilidade

Se você estabelecer uma presença ativa nas redes sociais, dará a impressão de que sua prática médica está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Demonstrando assim disponibilidade.

Sendo assim isso pode ajudar a aumentar a satisfação do paciente. Afinal, muitas empresas usam as redes sociais como um canal de atendimento ao cliente, respondendo a perguntas e fornecendo conselhos.

Você nunca deve discutir questões específicas do paciente, é claro, mas pode responder a perguntas gerais.

Informativo

Outra razão pela qual a rede social se tornou tão importante para as práticas médicas, é que ela oferece a capacidade de se promover de maneira meritória.

Os dias em que você poderia simplesmente colocar um anúncio listando suas qualificações no jornal, já não existem mais.

Atualmente, quando as pessoas procuram um determinado serviço e informação, realizam pesquisas na internet, consultam sites médicos e suas avaliações on-line e consultam a rede social.

Isso significa que fornecer dicas, esclarecer dúvidas, tratamentos, procedimentos, artigos e informações úteis por meio das redes sociais é vital.

Autoridade em seu campo

Atualmente, é importante aqui reconhecer que tudo está ligado. Seus esforços nas redes sociais também terão um impacto profundo nos seus esforços de otimização de mecanismos de pesquisa.

Afinal, se você compartilhar informações úteis por meio das redes sociais, isso ajudará a estabelecer você como uma autoridade em seu campo.

Com isso demonstra seu compromisso e credibilidade para seus pacientes. Isso ajudará você a obter mais pesquisas no site e tráfego do website também. Todavia isso ajuda você a se tornar uma força a ser considerada on-line.

Escolhendo as redes sociais certas para sua prática médica

O primeiro passo quando se trata de construir uma estratégia de rede social sólida e eficaz, para a sua clínica. É determinar em quais redes sociais você vai estabelecer seu negócio.

Existem tantas redes de rede social disponíveis atualmente. Então estabelecer-se em todas elas é simplesmente impossível e difícil manter a qualidade. Se for fazer, faça bem feito!

Muitas empresas tentam configurar contas em todas as redes sociais possível, mas não há necessidade de fazer isso.

Em vez disso, você deve concentrar seus esforços em apenas algumas redes sociais. Isso permitirá que você construa sua presença de forma eficaz.

Sendo assim você simplesmente precisa fazer um pouco de pesquisa para descobrir onde está sua base de pacientes alvo, e então você pode se estabelecer nessas redes.

Importante também é qual a rede atingirá o seu objetivo? Essa é uma pergunta que não é tão fácil em responder.

Para os provedores de serviços de saúde, a maioria tende a ficar com o Instagram e Facebook, já que ambos têm uma quantidade considerável de envolvimento médico.

No entanto, o LinkedIn também é usado para fins profissionais, se você é professor e dar aula, essa é uma importante ferramenta.

O Instagram também está se tornando cada vez mais envolvido no campo da medicina, o que também lhe dá o que pensar.

Escolher suas redes dependerá de quem você está tentando alcançar e do tipo de mensagens que você está tentando transmitir.

Por exemplo, o LinkedIn é uma plataforma eficiente se você quiser se conectar com colegas e buscar alunos.

O Instagram é ideal para se conectar apenas com pacientes. O Facebook é eficaz quando você deseja implantar anúncios direcionados a um grupo demográfico específico de seus pacientes.

O Twitter normalmente tem benefícios tanto em termos de público geral e profissional.

Pesquisas a ser realizadas

Como mencionado anteriormente, algumas pesquisas precisam ser feitas para descobrir quais redes de rede social seu público está usando. Vamos dar-lhe um pouco de conhecimento sobre isso para ajudá-lo.

Por exemplo, digamos que seus dados demográficos de rede social são aqueles com um determinado grau. Cada um em dois graduados tem uma conta no LinkedIn.

E se você estiver procurando por pacientes com base no seu nível de renda?

O Facebook é a única plataforma em que a menor faixa de ganho tem a maior reputação. Dos que ganham menos estão representados no Facebook.

Quando se trata dos maiores ganhadores, o Twitter e o LinkedIn saem no topo. Para os adultos que ganham mais por ano, 30% estão presentes no Twitter e 45% no LinkedIn.

O rendimento que é mais diversamente distribuído está no Instagram.

Você pode então querer procurar pacientes com base em sua idade?

Se você está tentando alcançar um público mais velho, por exemplo, você não precisará do Instagram. O Facebook seria um bom lugar para começar, já que 65% dessa faixa etária estão presentes nesta plataforma de rede social.

Espero que isso tenha ajudado a entender como você pode determinar quais contas de rede social serão mais eficazes para você ao criar sua estratégia de marketing médico.

Desenvolvendo uma estratégia de marketing de rede social

Um dos elementos mais difíceis do marketing de rede social para práticas médicas, é garantir que o uso seja consistente e frequentes.

Os resultados não vão acontecer ao longo do tempo, e é por isso que você precisa ter uma abordagem dedicada.

Contudo isso envolve colocar uma boa estratégia de marketing de rede social no lugar. E também envolve consistentemente, monitorar seus resultados para que você possa ficar melhor e melhor o tempo todo.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo ao colocar sua estratégia de rede social em conjunto:

Faça da rede social o trabalho de alguém de sua equipe

Você precisa identificar o defensor da rede social em sua prática médica.  Claro, outra opção é contratar alguém externamente.

Muitas pessoas optam pela última abordagem, porque eles simplesmente não têm tempo de sobra de dentro de sua prática, quando se trata de marketing online.

De qualquer maneira, a importância de ter uma pessoa gerenciando seus esforços de rede social não pode ser subestimada.

Sendo assim isso garantirá que você tenha uma voz consistente e, portanto, uma marca consistente. Se você tem um monte de pessoas diferentes postando mensagens, pode ficar confuso rapidamente.

Você precisa garantir que está dando uma impressão de alta qualidade, e essa é a melhor maneira de fazer isso.

Mantenha-se engajado

Um dos maiores erros que as empresas cometem quando se trata de rede social não está ativo.

Se você pretende formar um grupo engajado, você precisa ter certeza de postar em uma base regular e fazê-lo de forma consistente.

Postar dez vezes em um dia e nenhum no dia seguinte não vai ajudar. Você precisa postar conteúdo de alta qualidade em uma base consistente, se você quiser construir um seguimento orgânico.

Embora a compra de seguidores possa ser tentadora, não faça isso. Isso está sendo reprimido e isso não aumentará suas conversões.

Use ferramentas de gerenciamento de rede social para gerenciar seus esforços

A última peça do quebra-cabeça é certificar-se de usar uma das ferramentas de gerenciamento de rede social disponíveis para gerenciar seus esforços.

Afinal isso permitirá que você veja como está se saindo nas redes de rede social que está usando. Você pode ver o nível de engajamento com suas diferentes postagens.

Contudo você receberá dados valiosos que você pode usar para melhorar seus esforços de marketing de rede social.

Sendo assim você também poderá agendar postagens para aqueles momentos em que você está fora de prática e não consegue acessar o computador.

Procure um profissional especializado

Como você pode ver, a rede social é uma ferramenta de marketing essencial para práticas médicas na atualidade.

No entanto, para aproveitar isso, você precisa se certificar de que está nas redes social corretas e criar uma sólida estratégia de marketing.

Todos os assuntos abordados acima demandam tempo e nem sempre isso sobra na prática médica.

Por isso que é importante fazer isso de uma forma profissional, e ter alguém de sua equipe para dar suporte nas resposta e acompanhamento, é essencial.

Nossa equipe da Triad Result ficaria mais do que feliz em ajudá-lo com isso. Entre em contato conosco hoje para começar. Estamos ansiosos para sermos parceiros!

Espero que tenham sido esclarecidos a suas dúvidas e contamos sempre com a sua presença em nosso canal.

Muito obrigada!