Marketing Médico de Relacionamento
Como esta prática de marketing médico de relacionamento pode agregar valor ao seu atendimento?
O setor de saúde testemunhou uma mudança de paradigma nos últimos anos. Essa evolução pode ser atribuída à tecnologia digital e às mídias sociais, que abriram novos caminhos para o setor. Hospitais e profissionais de saúde, no entanto, estão começando a perceber que não podem controlar o que está sendo dito sobre eles na internet e nas mídias sociais. O manejo desse tipo de mídia é muito mais difícil sem uma estratégia sólida.
Por isso, já é hora de abraçar o marketing médico de relacionamento! Essa estratégia pode ser aproveitada como dinâmica de mudança, agregando valor à sua prática e atraindo novos pacientes – além de ajudar na fidelização dos já existentes.
O que exatamente é marketing médico de relacionamento? E como esse conceito se aplica à área de saúde?
O marketing médico de relacionamento é uma abordagem que se concentra no envolvimento do paciente a longo prazo, aumentando a satisfação do mesmo. Ele é projetado para gerenciar relacionamentos como um meio de extrair o maior valor dos pacientes durante a vida útil do relacionamento.
Para o setor de saúde, o marketing médico de relacionamento desenvolve uma relação simbiótica entre os consumidores de serviços de saúde e os profissionais da área. E essa é uma estratégia benéfica para todos. Relacionamentos saudáveis e humanizados com pacientes aumentam os encaminhamentos, consultas, desenvolvem a fidelidade à marca, gerando melhores receitas. Enquanto isso, os pacientes obtêm serviços satisfatórios para suas necessidades de saúde e podem beneficiar-se de canais abertos de comunicação com os profissionais médicos.
O planejamento estratégico e implementação bem-sucedida do marketing médico de relacionamento podem ser a diferença entre uma sala de espera cheia ou vazia. Os pacientes hoje estão mais informados e capacitados para tomar decisões sobre sua saúde. Portanto, também estão cada vez mais exigentes.
Marketing Médico de Relacionamento: Site e Redes Sociais
Com a Web e as redes sociais disponíveis na ponta dos dedos, eles se tornam ainda mais criteriosos. Sempre que possível, o paciente prefere escolher uma clínica ou consultório que disponibilize informações sobre sua prática online.
E esses dados não são procurados pelos pacientes apenas em sites. Suas interações e comunicações com os seus pacientes em redes sociais, além das menções online da clínica influenciam muito na tomada de decisão. Também é interessante pensar sobre o alcance de internet. Cada comunicação entre clínica e pacientes será cuidadosamente avaliada por milhares de outras pessoas.
Mas não se preocupe: aqui na Triad Result contamos com profissionais de marketing especialistas no setor da saúde.
Estamos preparados para criar uma estratégia personalizada para sua clínica, te ajudando a melhorar a relação médico-paciente. Além disso, sabemos o quão importante é sua imagem profissional. A nossa experiência na área vai garantir que todas as comunicações estejam de acordo com o código de ética e com as recomendações do Conselho Federal de Medicina.
Relacionamentos positivos com pacientes podem torná-los fortes defensores de seus serviços profissionais.
A Triad Result ajuda a implementar o marketing médico de relacionamento para profissionais da área de saúde. A nossa principal premissa é de que é importantíssimo – e muito mais barato para sua clínica – fidelizar os seus pacientes. E investir nessa estratégia faz toda a diferença. Custa mais caro conquistar novos paciente, do que mantê-los.
A primeira lição: Siga sempre a política de relacionamento médico: “paciente em primeiro lugar”.
O setor de saúde lida com um aspecto muito crítico – a saúde de um paciente. Portanto, o principal objetivo de todos os profissionais de saúde deve ser o cuidado e a satisfação do paciente.
Proporcionar o melhor tratamento possível através de serviços de saúde humanizados deve estar no topo da lista de prioridades. Afinal, seu paciente deve voltar para casa satisfeito e acolhido.
Se os pacientes sentirem que, para a clínica, o lucro é mais importante do que sua saúde, é improvável que retornem ao profissional. Quando esses pacientes falam sobre suas experiências em mídias sociais ou sites, suas opiniões ressoam. Portanto, todos os esforços devem ser direcionados para proporcionar a melhor experiência para os pacientes.
Qual a impressão na primeira consulta?
Dizem que é a primeira impressão que mais importa. Quando um paciente visita um profissional de saúde pela primeira vez, é bem provável que ele tenha uma indicação. Outra possibilidade é ele ter encontrado a clínica na internet, onde leu as avaliações de outros pacientes.
A primeira visita deve deixar uma impressão duradoura. Treine sua equipe para fornecer a melhor assistência e experiência possível ao paciente. Se estiver satisfeito, o paciente formará uma percepção de “marca” positiva e poderá se tornar um defensor fiel da “marca”, indicando a clínica para amigos e familiares e deixando avaliações positivas nas redes sociais.
Fortalecer os relacionamentos: humanização e atendimento personalizado.
Seja um representante fiel dos interesses de seus pacientes. Ao interagir com eles, certifique-se de fornecer informações cientificamente corretas, imparciais e úteis. E não esqueça de tornar sua linguagem acessível para que eles não saiam da clínica ou consultório com nenhuma dúvida.
Também tem se feito fundamental a humanização e personalização dos atendimentos. É importante acompanhar o paciente antes, durante e depois dos procedimentos, mostrando-se disponível para tranquilizá-lo ou sanar dúvidas.
Quando as pessoas souberem que podem confiar nas informações de saúde que você compartilha, isso ajudará a desenvolver um senso de segurança e credibilidade.
Desenvolver qualquer condição médica séria é sempre uma questão delicada para uma pessoa. Quando os pacientes sentem-se informados durante sua consulta ou através de informações compartilhadas em blogs ou redes sociais, eles definitivamente retribuirão. O melhor retorno que isso tem para sua clínica é a fidelização e a possibilidade de indicações.
Como implantaremos o marketing médico em sua clínica ou consultório?
Nós da Triad Result acreditamos que o marketing médico de relacionamento não é um programa: é uma abordagem inteligente. As nossas estratégias personalizadas possuem como objetivo ajudar a sua clínica a crescer, atingir e superar suas metas!
Ele pode ser melhor descrito como uma alavanca estratégica para seus objetivos de marketing. Essa estratégia ajuda a gerenciar e criar relacionamentos duradouros com os pacientes.
A maior parte do sucesso do negócio de assistência à saúde vem de relacionamentos sólidos. Acreditamos que o marketing médico de relacionamento vai além das atividades de marketing para aumentar as consultas: é construído a partir de uma base de fortes relações médico-paciente.
Teremos o maior prazer de estar ao seu lado em mais essa jornada! Saiba mais sobre os nossos serviços.