Marketing para a saúde na prática e suas tendências!

Muitos profissionais da área de saúde têm receio utilizar as práticas do marketing para a saúde. Mas, saiba por que são tão importantes utilizá-las e quais as suas tendências?

Por essa resistência, preparamos esta matéria para que você, profissional da área de saúde tire suas dúvidas e entenda sua importância.

Embora inicialmente falamos em sua prática e tendências, antes de iniciarmos, é importante abordar o que é marketing e a necessidade das organizações de saúde utilizá-las.

Em suma, desmitificar este assunto, fomentar e difundir a informação que gera em torno deste tema.

Espero que goste de nosso conteúdo! E siga lendo a nossa matéria.

Boa Leitura!

O que é marketing?

Segue o seu conceito, segundo American Marketing Association 2004:

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização”.

O marketing tem 04 pilares iniciais que são denominados os 04P´s – Produto, Preço, Praça e Ponto. E hoje, trabalhamos também com algumas ramificações do marketing: o digital e de relacionamento.

Contudo: Quer saber mais desse assunto? Temos um leque de matérias que detalha mais o assunto:

1) Marketing-medico-etico-quais-as-estrategias-o-que-pode-e-nao-pode-fazer

2) Como-fazer-marketing-medico-digital

3) O-que-e-marketing-medico/

4) Marketing-nao-e-publicidade-saiba-o-que-e-marketing-medico

O marketing para a saúde

Embora o conceito acima abordado seja muito simples, muitos profissionais da área de saúde têm receio em praticá-las, ou até as desconhecem. Principalmente os médicos!

Mas, por que isso acontece? Pois os médicos têm medo de descumprir a resolução do Conselho Médico Federal, que controla a publicidade médica, e passar a imagem de “Marqueteiro”.

Sendo assim, desviar do propósito de curar e salvar vidas. Mas a utilização dessas práticas não anula o seu propósito, apenas propaga de forma técnica e profissional a sua intenção.

Percebemos que outras áreas como: nutrição, dentista, fisioterapeuta e acupuntura, este tema é mais tranquilo. Não aplicam as estratégias, muitas vezes por desconhecerem, mas não por receio.

Mas, para você médico: tem como fazer marketing para a saúde, cumprindo a resolução do CFM!

Clique aqui e leia a resolução do CFM, na íntegra.

No modo geral, os profissionais da área de saúde desconhecem essas práticas e muitas vezes as pequenas ações fazem toda a diferença.

marketing médico

Por que as organizações de saúde devem aplicar o marketing?

Todas as organizações de saúde, sejam: hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, serviço de apoio diagnóstico e outros), existem para promover ou recuperar a saúde de indivíduos.

Além disso, esses locais existem para prestar serviços de qualidade aos seus clientes, sejam visando um lucro ou não. E a razão deles existirem são seus clientes, ou pacientes se assim preferir.

Em suma, todas são organizações que lidam diariamente com produtos, serviços, prestadores (profissionais, funcionários), estruturas, equipamentos, processos, fornecedores e principalmente clientes.

São organizações como outras quaisquer e devem se preocupar em melhorias e atrair seus pacientes ofertando qualidade na prestação de serviço e cada vez mais adotar estratégias para melhor atender e divulgar seus serviços.

Entretanto, as organizações de saúde estão inseridas em um mercado, mesmo tendo o foco na saúde e bem-estar de seus clientes. Estas terão que se preocupar em se adequar ao mercado tão competitivo.

Quais as tendências para o Mercado de Saúde?

Atualmente tem se observado a abertura constante de novas escolas na área de saúde. E isso reflete consequentemente no aumento de unidades prestadoras de assistência privada.

Constatamos isso com o aumento de consultórios, clínicas, cooperativas, laboratórios e etc. em todas as regiões do Brasil, com representatividade maior sul e sudeste. Isso é um fator que torna o mercado mais competitivo. E o que fazer?

Considerando tais informações, constata-se que a atuação na área de saúde está cada vez mais competitiva e leva os profissionais a utilizarem estratégias de fomento de captação e fidelização de pacientes.

Contudo, como tem aumentado a oferta de serviços e acirrando a disputa por pacientes. O que fazer quando a oferta é maior que a demanda?

Com a utilização das ferramentas de marketing, com estratégias elaboradas para atingir o seu real objetivo de se manter no mercado.

Quando se pensa no marketing para a saúde?

Quando se fica claro que a presença dos clientes em seu consultório e demais organizações traz benefícios para ambas as partes.

De um lado ganha os pacientes que tem maior acesso aos cuidados à saúde, e de outro lado ganham os profissionais que, ao preencherem seus horários, aumentam seus rendimentos.

Sendo assim, defende-se a utilização de ferramentas de marketing para a saúde, as quais poderá melhorar o desempenho das empresas de saúde, possibilitando o aumento da atração, preferência, confiança e fidelidade de seus pacientes.

Usos e possibilidade do marketing para a saúde

Apesar de muitos mitos e receios, o marketing para a saúde, oferece diversas possibilidades em termos de recursos, procedimentos e técnicas.

Contudo, dentre elas destacam-se a utilização de público alvo, segmentação, posicionamento de mercado, análise da concorrência, criação de valor e fidelização.

Público Alvo: Compreende qual o segmento irá atuar, qual especialidade, faixa etária, qual sexo, poder aquisitivo. Quanto mais aprofundar e qualificar o seu público terá proporcionalmente atingido níveis de sucesso.

Posicionamento de Mercado: como se posicionar no mercado, o que vai ofertar. Não adianta tentar ampliar a prestação de serviço, abrindo o leque. Importante: é melhor atuar de forma restrita e focar na qualidade.

Análise da concorrência: Aposte na melhoria contínua e sempre supere os índices de desempenho do seu concorrente, seja melhor que ele. Faça autoanálise como rotina, pois sempre há oportunidade de melhorar.

Criação de Valor em sua marca: Sempre supera a expectativa de seu paciente, e entregue mais do que foi contratado. Não faça o que todo mundo faz, faça o algo mais. Gere valor a sua marca profissional.

Fidelize seus pacientes: cuide de seus pacientes, mesmo que eles não esteja mais e seu consultório. Com dicas, cuidados, lembretes e etc. Se relacione com eles nas redes sociais.

Mais estratégias de marketing para a saúde

Tendo em vistas a utilização de público alvo, segmentação, posicionamento de mercado, análise da concorrência, criação de valor e fidelização. Existem mais estratégias de marketing de suma importância.

Os profissionais da área de saúde devem além dos itens especificados acima deverão ter atenção, a criação de sua marca profissional, demonstrando o seu DNA, sua essência.

Adequação e modernização de sua estrutura física, para melhor atender o seu paciente; atualização tecnológica; investimento em atendimento e qualificação de pessoas; criação de canais de comunicação interna e externa;

Por fim e não menos importante, investimento em seu perfil digital, criação de site e redes sociais; criação de métricas de gestão para garantir a qualidade de serviço.

Nós da Triad Result podemos te ajudar a criar estratégias simples para aplicar em seu consultório ou clínica e se beneficiar das ferramentas de marketing.

Obrigada e continue acompanhando nosso blog!

Marta M T Fraga