Marketing não é publicidade, saiba o que é Marketing Médico

Você sabe qual a diferença entre Publicidade e Marketing Médico?

Apesar delas estarem muito próximas elas não são a mesma coisa. A publicidade médica está contida no marketing médico. Por isso que desenvolvemos esta matéria para esclarecer essa dúvida. Assim você pode entender quais as diferenças e semelhanças entre as definições de ambas.

É muito importante que você entenda qual a diferença entre publicidade médica e marketing médico, para que saiba implantar as estratégias corretas obtendo o sucesso da sua clínica médica ou consultório. Vamos lá para a resposta…

O Que é Marketing Médico?

Marketing médico é um conjunto de estratégias que visa ajudar as consultórios e clínicas médicas no alcance dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Este setor é responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos de uma clínica médica ou consultório junto ao mercado.

No marketing médico tem como finalidade aproximar os seus serviços dos seus pacientes, desenvolvendo os 4 p´s: Produto|Serviço; Preço; Praça; Promoção|Publicidade. Quanto mais bem definido estes pontos para o seu público alvo, no caso seus pacientes, maior probabilidade de sucesso você vai alcançar.

 

Vamos falar mais um pouco dos 4 “Ps” do marketing médico:

Produto| Serviço: É o que vai ser ofertado para o seu paciente, no caso a que estamos nos referindo será ó serviço a consulta médica, exames e etc.
Praça: Qual o local, ponto que será realizado a consulta médica, localidade, em um consultório, clínica médica, hospital…
Preço: Quanto irá custar este serviço, ou melhor esta consulta? Definição de preço para melhor atender o seu paciente.
Promoção ou publicidade: Qual o meio de comunicação e finalidade que irei utilizar para divulgar os meus serviços.

Para o marketing médico à definição destes 4 “Ps” pontos são essenciais para dar o início à um desenvolvimento de estratégias para um consultório ou clínica médica.

O que é Publicidade médica?

A publicidade médica é um dos meios de divulgação em que o marketing médico utiliza na criação das suas estratégias. É o ato de propagar uma informação atendendo aos diversos objetivos de marketing médico.

Como falamos anteriormente a publicidade médica pode ter a finalidade como: de vender um serviço, divulgar uma informação ou atrair mais visibilidade para a marca, por exemplo.

Para exemplificar: o marketing médico é como se fosse um bolo, e a publicidade, seria uma de suas fatias. Ou seja, o marketing médico existe sem a publicidade, mas a mesma não existe sem uma estratégia bem definida de marketing médico.

Como já explicamos qual a diferença entre marketing médico e publicidade médica, continue lendo a nossa matéria pois vamos nos aprofundar mais no marketing médico e falaremos qual importância deste, para guiar a publicidade.

Qual a importância da definição do Perfil Paciente

Todos os aspectos do marketing médico deverão ser desenvolvidos levando em consideração o público alvo, paciente ou os públicos alvos, pacientes. A partir daí, desenvolver todas as estratégias, cenários, planejamentos para alcançar este perfil de paciente.

Com este perfil lançar pesquisas de fora para dentro da clínica para se adequar os seus serviços à seu público. Saber quais as suas necessidades, quais as suas dores, perfil de consumo, faixa etária, sexo e etc… Após destas informações adequar a sua consulta para este perfil. Mudou a forma de fazer marketing, no passado era as empresas que definia o seu serviço e ofertava.

Entretanto, tem um aspecto que não mudou. Tanto no ambiente macro do marketing médico como nas definições específicas da publicidade médica, é preciso levar em consideração a persona como o personagem principal.

Pois as empresas desenvolvem mecanismos de buscas, ou melhor promovem iscas para atrair este público, que tem como alvo. Leia mais sobre este assunto nesta matéria: o qual abordamos Marketing digital para médicos.

Qual a importância ter do planejamento bem definido para marketing médico?

Agora que esclarecemos quais são as diferenças entre o marketing médico e a publicidade médica, vamos falar um pouco da importância do planejamento destas. Lembrando sempre que a publicidade médica está contida no marketing médico.

Os 4 “Ps” do marketing médico de uma forma bem definida, com todos os pontos bem aprofundados e delimitados, será meio caminho andado para o planejamento de estratégias à alcançar os objetivos estabelecidos para consultórios ou clínica médicas. Dessa forma, as ações se tornam mais efetivas e proporcionam resultados positivos para o negócio.

Por se tratar de algo maior, o marketing médico precisa do planejamento como ferramenta para organizar todas as decisões estratégicas. Por outro lado, definir as principais mídias, meios, finalidades e o investimento em cada uma delas não existe sem projetar um caminho.

O ato de planejar é estabelecer este caminho. Envolve traçar as melhores estratégias para alcançar os objetivos futuros. Isso é fundamental, pois qualquer caminho serve para quem não sabe aonde quer chegar. O planejamento em sua essência irá demonstrar objetivos, quais as ações para se alcançar estes, meios para isso e qual investimento.

Qual a importância das análises de resultados para este planejamento?

Ao contrário que todo mundo pensa, os médicos precisam saber sobre “exatas”, pois eles são empreendedores e precisam saber analisar os seus números, as suas finanças, sua produtividade, seu desempenho.

Assim como o marketing e suas composições deverão ser avaliadas mensalmente, com métricas e fazer os ajustes necessários para atingir o objetivo estabelecido em seu plano ou planejamento de marketing médico.

Sem isso mensurado e avaliado é andar no carro sem controle da direção. Ou seja, é impossível avaliar o resultado e fazer os ajustes necessários. Para que isso aconteça os responsáveis devem se comprometer e investir na avaliação dos resultados.

Com esta atitude, consequentemente, as chances de elevar o retorno sobre o investimento em publicidade, crescem consideravelmente. Busque identificar as métricas mais relevantes para o negócio a partir daí comece a avaliar e através deles para embasar as tomadas de decisões.

Continue acompanhando e compartilhando as nossas matérias pois elas são importantes e lhe darão suporte ao entendimento e aplicação do marketing médico.