Facebook e Instagram: Dicas do que os Médico podem e não podem fazer!
Saiba qual a importância para os médicos utilizarem as redes sociais: Facebook e Instagram, como uma das principais estratégias do marketing médico.
O Facebook e Instagram têm como principal objetivo trabalhar o relacionamento e a comunicação com seus pacientes. Através das redes sociais consegue conquistar credibilidade e tornar-se referência em sua especialidade médica.
As redes sociais são o canal de comunicação entre o médico, pacientes e potenciais pacientes.
Por isto, precisam ser planejadas, desenvolvidas e acompanhadas para atingirem o objetivo proposto. Relacionar-se!
Continue lendo a nossa matéria e descubra o que deve e não deve fazer e sua importância de fazer bem feito. Facebook e Instagram são um importante pilar do marketing médico.
Entretanto, antes de falarmos de Redes sociais é importante que saiba como se tornar referência no mudo digital em sua especialidade.
Vamos lá? Boa leitura.
Como tornar-se referência, autoridade no assunto?
Alguém torna-se referência quando demonstra que possui muito conhecimento em determinado assunto.
Embora, os médicos têm formação e experiência em sua especialidade, para tornar-se referência no mundo digital, precisa compartilhar este conhecimento.
Como? Escrevendo com uma linguagem acessível para “leigos”, para que pacientes e potenciais pacientes possam compreendê-lo.
Desta forma, se pacientes perceberem que o médico produz conteúdos interessantes de forma recorrente, poderá enxergá-lo como autoridade sobre determinado assunto
Assim o médico torna-se referência de conteúdo para estes pacientes.
Esta é uma forma de trabalhar redes sociais permitida pelas regras do CFM- Conselho Federal de Medicina: posts informativos e educativos, sem apelo comercial.
Nesta matéria falaremos como fazer isto nas redes sociais:
- 9 dicas para montar seu Facebook e Instagram
- Cuidado com os principais erros cometidos nas redes sociais
- Informação é a alma do negócio
9 dicas para montar seu Facebook e Instagram
1. Defina seus objetivos com as redes sociais
Este é o primeiro passo do planejamento de sua rede social, pois baseado no seu objetivo que toda comunicação deverá ser pensada.
2. Defina seu público alvo e entenda como ele utiliza a rede social
O Facebook e Instagram são redes de relacionamento e para fazer postagens com a linguagem que pode agradar seu público alvo, deverá entendê-lo e descrevê-lo.
3. Publique com inteligência, ou seja, faça posts relevantes para diferenciar-se dos outros
As redes sociais são seu canal de comunicação com seus pacientes, portanto, deve desenvolver seus próprios posts.
Os posts devem conter informações relevantes para seus pacientes: dicas, cuidados, prevenção, inovações etc.
Você não deve apenas compartilhar posts de outras pessoas, desta forma, ao invés de você tornar-se referência, esta ajudando e indicando que outra pessoa torne-se referência no assunto.
4. Responda a todos os comentários que fizerem de forma personalizada, ou seja, não coloquem respostas instantâneas ou padrões.
Nas redes de relacionamento os pacientes querem falar com pessoas, serem ouvidas e precisam ser respondidas, querem atenção.
E se perceberem que as respostas são padrões, ou automatizadas podem se distanciar ou parar de se relacionar com você. Afinal o Facebook e o Instagram são seus canais de comunicação.
5. Valorize suas conquistas profissionais, apresente as ações e projetos que tiveram sucesso
Contudo, os pacientes continuarão participando de suas conquistas, mesmo que não precisem ir ao consultório, podem manter contato por meio dos comentários.
6. Escolha seus contatos, mais importante que a quantidade é a qualidade de sua rede
Sua rede social deve ser construída através da publicação de informações relevantes, que despertem a atenção e criem engajamento.
7. Estabeleça a periodicidade de suas publicações
8. Pense antes de curtir qualquer post
Da mesma forma que as postagens devem ser planejadas, sua interação nas redes sociais também devem manter esta coerência.
9. Antes de escrever, avalie os pontos positivos e negativos da postagem.
Foco no objetivo proposto para criação das postagens no seu Facebook e Instagram.
Agora vamos as dicas do que não deve fazer nas redes sociais?
Cuidado com os principais erros cometidos nas redes sociais
1. Não comece estratégias se você não conseguirá manter
Nas dicas para manter seu Facebook e Instagram, você percebeu que não é só sair fazendo posts.
Contudo, a manutenção das redes sociais exige planejamento, conteúdo relevante e relacionamento com os pacientes e precisará de pessoas capacitadas para te auxiliarem nesta tarefa.
2. Página desatualizada e de má qualidade
Faça bem feito, caso contrário melhor não possuir Facebook e Instagram. Um canal de comunicação ruim ou desatualizado pode denegrir sua imagem.
3. Não publique propaganda e promoções
4. Não copie conteúdo ou use sua rede somente para compartilhar conteúdo dos outros
O Facebook e o Instagram são seu canal de comunicação, e os pacientes querem sua orientação ou informação sobre determinado assunto.
Contudo, quando a maior parte dos seus posts são de conteúdos compartilhados, tornará o outro médico uma referência no assunto.
5. Evite debates políticos, religiosos e assuntos polêmicos em sua rede profissional
6. Evite situações não profissionais, como muita exposição, roupas de banho etc., pois isto será considerado.
Deve preservar sua imagem de “médico”, o ideal é separar seu Facebook e Instagram pessoal e profissional.
Informação é a alma do negócio
Apresentamos como pode criar uma presença digital de qualidade por meio das redes sociais.
E se você é médico e optou por ter esses canais, é necessário publicar conteúdos relevantes para o seu público, ele vai começar a te seguir a te ajudará a potencializar as indicações.
E é disto que vamos falar com mais profundidade: como desenvolver conteúdos relevantes na era digital e por que a informação é a alma do negócio no Marketing Médico.
Por que informação é a alma do negócio no Marketing Médico Digital?
O comportamento do consumidor mudou, são bem informados, auto-didatas, querem respostas imediatas, avaliam reclamações e recomendações e possuem uma rede de relacionamento.
Além disto, 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet. De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizada com 3.860 respondentes em 2016, pelo grupo Minha Vida.
Outro dado importante, apresentado nesta pesquisa é que 78,3% dos entrevistados pesquisavam sobre suas condições de saúde antes e após a consulta com o médico.
Ou seja, pacientes além de consultarem o médico também pesquisam conteúdos na internet.
Os médicos devem tornar-se referência em sua especialidade
Mas os pacientes querem informação relevante, fornecida por especialistas e que esclareçam suas dúvidas.
Como dissemos, se pacientes perceberem que o dermatologista ou o médico produz conteúdos interessantes de forma recorrente, poderá enxergá-lo como autoridade sobre determinado assunto e assim o médico torna-se referência de conteúdo.
Alguém torna-se referência quando demonstra que possui muito conhecimento em determinado assunto. Assim pacientes poderão consultar suas informações periodicamente.
Mas não conseguirá esclarecer pacientes nos pequenos textos dos posts publicados no Facebook e Instagram. O ideal é que possua um site médico onde consiga publicar as matérias que esclareçam as dúvidas.
Que saber mais sobre a importância de investir em um site médico, clique aqui!
E no Facebook e Instagram serão postados teasers das matérias, pequenos textos que convidem o paciente a ler a matéria completa no site.
Desta forma, o médico será sempre lembrado por seu paciente. E quando o paciente interagir ou compartilhar conteúdo na rede social, irão potencializar as indicações de seus pacientes.
Esta é uma forma de trabalhar redes sociais permitida pelas regras do CFM- Conselho Federal de Medicina: compartilhar conteúdo informativo e educativo, sem apelo comercial.
Ligue ou envie uma mensagem via whatsapp para podermos te ajudar a conquistar resultados com o Marketing Médico: (11) 98556-0414
Muita obrigada, espero que tenha gostado da matéria! Siga sempre nosso blog, sempre traremos conteúdos interessantes!
Sueli Shimamoto
Gerente de Relacionamento
Veja também:
Dermatologista: confira 4 dicas de como divulgar seu trabalho
Site Médico, saiba por que os médicos devem investir
Até onde ir na publicidade médica – Guia para marketing médico ético.