Site Médico, saiba por que os médicos devem investir
Os médicos devem investir em site médico para estarem presentes no mundo digital. Conheça alguns números.
Segundo a última pesquisa do IBGE PNAD Contínua TIC 2016, mais de 179,4 milhões de pessoas, 64,7% dos domicílios utilizaram a Internet pelo menos uma vez nos 90 dias.
Portanto, não possuir site médico significa estar fora do mundo digital, alheio aos benefícios e modernidade que o era digital.
Por que ter um site médico?
Sou tradicional, além disto o CFM não permite publicidade.
Primeiramente, nosso objetivo não é te convencer, mas apresentar os motivos pelos quais as clínicas e consultórios tem site.
Se um dos motivos abaixo for importante para sua clínica ou consultório médico, talvez seja importante pensar melhor sobre investir em um site médico.
-
Inserir-se no mundo digital
O site médico é uma forma de inserir-se no mundo digital e trabalhar estratégias consolidadas no Marketing para Médicos.
-
Apresentar-se
Além disto, o site médico é uma forma organizada e acessível para apresentar seus serviços, seu espaço, sua especialidade, localização e contatos.
Portanto, funciona como um primeiro contato, para alguém que queira te conhecer antes de agendar uma consulta.
E a primeira impressão é fundamental para sua clínica ou consultório médico transmitir credibilidade.
-
Relacionamento
Mas eu já uso as redes sociais – Facebook e o Instagram.
Ótimo! Desta forma criará um canal de comunicação e relacionamento com seus pacientes.
Mas se quiser tornar-se referência na área da saúde, terá que escrever mais do que pequenos posts.
O ideal é compartilhar conhecimento, escrever matérias com conteúdo relevante e aprofundado, deve ser melhor que os sites de notícias.
E isto é feito divulgando matérias direcionadas para aumentar o conhecimento dos pacientes.
Informações escritas por um médico, especialista, que tem conhecimento e poderá compartilhar conteúdos confiáveis.
-
Compartilhar Informação na área da Saúde
Quando as pessoas precisam de informações, ou tirar dúvidas, normalmente pesquisam na internet, antes mesmo de comentar com outras pessoas.
Ou seja, a internet permite as pessoas e pacientes acesso a informação de forma fácil e imediata!
E você precisa estar presente para responder as perguntas ou orientar corretamente os pacientes.
E para ser encontrado nas pesquisas precisa de um site médico com conteúdo.
Os médicos aprenderam que não podem fazer propaganda ou publicidade, pois são penalizados pelo CFM- Conselho Federal de Medicina.
Baixe neste link o manual com as regras da publicidade médica: Resolução CFM 1974/11
Mas Marketing não é somente propaganda, publicidade e promoção, esta é uma visão muito restrita do Marketing.
A estratégia do Marketing Médico trabalha os 4 pilares descritos acima:
1) Inserir-se no mundo digital,
2) Apresentar-se,
3) Relacionar-se e
4) Compartilhar Informação.
Se estes pilares fazem sentido serem trabalhados por um médico, continue lendo e vamos contar como construir a estratégia Marketing Digital indicada para médicos.
Conheça o Marketing Médico
A estratégia de Marketing Médico é usada para profissionais da saúde, sendo conhecida como Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing.
Esta é a metodologia mais indicada para área da saúde, pois é baseada na informação. Leia também
Ou seja, publicação de conteúdo relevante: atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas através da informação, orientação e educação.
Ainda não ficou claro, vamos explicar passo a passo como funciona a estratégia de Marketing Médico:
-
A internet mudou o comportamento das pessoas
As pessoas deixaram de ser passivas e passaram a escolher o conteúdo, o horário e local que querem consumir o conteúdo.
Além disto, podem fazer avaliações, comentários e compartilhar informações.
E as pessoas pesquisam informações de saúde na internet.
-
O Google e buscadores
As pessoas pesquisam informações na área da saúde na Internet.
O Google e os buscadores fornecem informações em uma abrangência fantástica, de forma fácil, imediata e organizada.
E estas informações são desenvolvidas pelos donos dos sites, não pelo Google.
-
Os médicos, clínicas e consultórios médicos criam e publicam conteúdos relevantes
As pessoas pesquisam conteúdos na área da saúde sobre prevenção, causas, sintomas, inovações, tratamentos.
O Google apresenta os sites médicos com conteúdo, unindo quem procura a quem possui a informação.
-
Compartilhar conhecimento
Quando você, médico, ajuda alguém através do conhecimento, a pessoa passa a ter uma visão positiva sobre você, sua clínica ou consultório médico.
E as pessoas são mais propensas a procurar ajuda quando tiveram alguma referência positiva.
-
Respeita regras CFM
Médicos, Clínicas e consultórios médicos fornecem informação relevante as pessoas, sem propagando, sem promoção, respeitando as regras do CFM- Conselho Federal de Medicina e a ética médica.
Por isto esta estratégia é chamada de Marketing Médico: atrai pacientes e não fere as regras do CFM.
Continue lendo a matéria para saber o que deve fazer para construir o Marketing Médico ou Marketing de Conteúdo.
4 Passos para construir o Marketing Médico
O Marketing Médico trabalha com a disponibilização de conteúdo em seu site.
E o conteúdo deve responder a perguntas de seus pacientes através de uma leitura que seja esclarecedora e atrativa.
Os 4 Passos para construir o marketing para Médicos são:
Passo 1: Deve ter um Site Médico com Conteúdo
O Google apresenta sites que ajudam as pessoas a esclarecem dúvidas, portanto, é necessário escrever matérias que respondam ou esclarecem dúvidas das pessoas.
Mas antes de falarmos do conteúdo, é importante ressaltar a importância da escolha da plataforma de criação do site médico. Deve estar alinhada ao seu objetivo.
Portanto, se o seu objetivo é trabalhar com Marketing Médico, deverá usar a plataforma WordPress pois:
- WordPress é o maior Sistema de Gerenciamento de Conteúdo,
- Plataforma mais utilizada pelas agências para desenvolvimento de sites de conteúdo no Brasil, ou seja, terá suporte garantido a preços competitivos,
- WordPress tem a maior quantidade de plugins, funcionalidades que facilitam a manutenção do site e que ajudam o site médico ficar bem posicionado no Google,
- Google firmou uma parceria com o time de desenvolvedores do WordPress em Fev/18.
Existem outras plataformas e linguagens em que seu site médico pode ser desenvolvido, mas nenhuma delas tem as vantagens destacadas acima.
O próximo passo é produzir conteúdo relevante? Calma, o próximo passo é definir objetivos e identificar seu público alvo.
Passo 2: Defina objetivos e Identifique seu público Alvo
Pense em que tipo de pacientes deseja em seu consultório, o perfil ideal de paciente.
Por exemplo:
Dra Ana é dermatologista e atua na área clínica e estética: adora quando aparece um paciente com uma ferida, gosta de tratar casos clínicos e tem prazer em ajudar as pessoas a solucionarem um problema.
Dra Laura é dermatologista e atua na área clínica e estética: gosta de deixar as pessoas mais bonitas e felizes. Seus tratamentos faciais tem apresentado resultados fantásticos. As mulheres ficam mais seguras, mais felizes e de bem consigo mesmas.
Quando definir seu cliente ideal deve pensar em sua realização pessoal. Neste momento pense no que deseja para seu futuro como médico.
O resultado financeiro deverá ser consequência. O planejamento deverá considerar estes dois pilares.
Identifique seu público alvo, defina sua persona
Após a definição dos seus objetivos, deverá personificar o paciente de seus sonhos e detalhar características demográficas, sociais e profissionais de forma detalhada.
Chamamos este passo de definição de persona. É essencial definir seu público de forma detalhada como: sexo, idade, estado civil, se tem filhos e qual a idade, profissão, onde trabalham, principais preocupações e interesses, laser, esportes, vida social e o que mais puder detalhar.
Com as informações coletadas poderemos passar para o próximo passo: desenvolvimento de conteúdo.
Passo 3: Desenvolver Conteúdo Relevante para sua persona
De acordo com a persona que acabou de descrever, pense nos questionamentos mais comuns que fazem em seu consultório, quais suas preocupações, quais seus interesses e o atrai o interesse de seu paciente- persona.
Desta forma será possível mapear os possíveis conteúdos que podemos desenvolver.
A área de planejamento de SEO irá analisar o mundo digital em relação as informações coletadas, identificar qual o tamanho do público interessado por estes conteúdos e apresentar a estratégia de conteúdo.
Esta estratégia é explicada, discutida e aprovada com o médico. Mas ainda não acabou.
Os textos devem ser escritos por redatores ou jornalistas usando técnicas e regras utilizadas no Marketing de Conteúdo.
Passo 4: Investir em SEO- Search Engine Optimization
Os passos anteriores dependem de um trabalho conjunto entre os especialistas de Marketing e o Médico.
Este é um trabalho técnico, que não é visto pelos médicos, mas é tão importante quanto todos os outros itens apresentados.
SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para o Google reconhecer seu site, os conteúdos e tudo que esta fazendo na internet.
Portanto, se o Google não entender o que estou fazendo, o quero comunicar, todo investimento acima será desperdiçado.
O que é SEO- Search Engine Optimization
SEO- Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas melhorar seu posicionamento no Google, pois ajudam o Google a reconhecer seu site, os conteúdos publicados e mapear todas as interações que ocorrem no mundo digital: site, facebook, instagram, twitter, youtube etc.
Você precisará contratar profissionais especializados nas técnicas e estratégias de SEO para conseguir um bom rankeamento no Google.
Agora que apresentamos os motivos pelos quais um site médico é importante, como a estratégia de Marketing Médico atrai pacientes, fideliza e torna o médico referência no assunto.
Entre em contato conosco para te apresentarmos alguns cases de sucesso.
Sueli T Shimamoto
Especialista Negócios na Área Médica