Site médico com SEO: O que faz o seu ser tão eficaz!
Atualmente a área de saúde é muito competitiva, não é mais um luxo para as práticas médicas ter um site médico com SEO. Já é visto como uma necessidade.
Se você quiser que os pacientes possam encontrá-lo, você precisa estar presente on-line, na internet. No entanto, há muito mais do que simplesmente projetar um site médico que pareça ser bom.
Além de ser bonito, ele precisa ser otimizado para o mecanismo de busca também.
Contudo na sua prática médica, o SEO oferece uma maneira de ser visível no Google e em outros mecanismos de pesquisa usados atualmente.
Sendo assim com isso em mente, reunimos este guia, explicando o que é SEO e por que é importante para você e para sua prática médica.
Devem está perguntando: o que é SEO? Continue lendo a nossa matéria!
Boa leitura!
O que é SEO?
É o coração do marketing on-line eficaz. É uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa.
Atualmente esse método tem como principal objetivo de aumentar o número de visitas. Que um site médico recebe por meio de mecanismos de pesquisa, como o Google.
Esta variedade de táticas diferentes é usada para mover o site médico mais acima nos rankings do mecanismo de busca.
É vital ter SEO, se você quiser acompanhar seus concorrentes. Afinal, a Internet é algo que praticamente domina a sociedade atualmente.
Para se manter visível e relevante, as clínicas médicas devem corresponder ao ritmo deste mercado tão competitivo. Principalmente se sua especialidade tem muitos concorrentes.
SEO é uma boa estratégia, porque é altamente eficaz e pode ser manipulado para se adequar a cada negócio individualmente.
Além disso, essa estratégia é fácil de monitorar e acompanhar a evolução. Você pode ficar de olho em quantas visitas você recebe.
Todavia, você pode observar de onde vêm essas visitas – por meio de certos backlinks que você criou como parte de sua estratégia ou por diferentes pesquisas nos mecanismos de pesquisa.
SEO é um método muito rentável. Normalmente, você terá é pagar por uma empresa para configurar o site e seu conteúdo para o mecanismo de pesquisa que sua clínica precisa.
Como funciona o SEO?
O SEO pode parecer um conceito de marketing que é muito difícil de entender na prática. Especialmente quando termos como “backlinks”, “palavras-chave” e “otimização” são falados, como todos devem saber o que eles significam.
SEO inicia com o algoritmo do Google. Esta é essencialmente uma fórmula matemática que o Google usa para classificar todos os sites. Sempre que houver uma consulta de pesquisa.
Portanto, quando você pesquisa algo no Google, o algoritmo determina quais resultados estão em cada página e em qual ordem.
Esse algoritmo examinará três fatores principais ao determinar onde classificar seu site médico: qualidade, confiança e autoridade.
Qualidade
Anos atrás, a abordagem do SEO teria sido encher o conteúdo com palavras-chave. Para chegar ao topo do Google, na almejada primeira página.
Os donos de empresas não se importavam com a qualidade do conteúdo em seu site. Isso faz parte do passado próximo!
O Google agora penaliza sites que agem dessa maneira. Em vez disso, o Google irá classificá-lo altamente se você criar conteúdo atraente, informativo, exclusivo, interessante e compartilhável.
Entretanto esse conteúdo precisa ser otimizado para mecanismos de busca. Mas também precisa trazer valor para os pacientes, seu público alvo.
Sendo assim esta é a razão pela qual todas as práticas médicas são aconselhadas a ter blogs em seu site médico.
Este é um excelente lugar para você compartilhar informações úteis para seus pacientes, seja sobre sua prática ou problemas médicos gerais e tratamentos.
Autoridade
A segunda qualidade que o Google vai levar em consideração é a autoridade. O Google dará ao seu site médico uma classificação mais alta se for especialista sênior.
Isso significa que o seu site médico é muito apreciado por outras pessoas e você tem um público envolvido, engajado e que sempre consome seu conteúdo.
Criar conteúdo útil, como mencionado na seção anterior, pode ajudar nisso. Tudo se une quando se trata de uma estratégia de SEO na prática médica sólida e eficaz.
Entretanto, se você tem um grupo de pessoas que consultam seu site médico, lê seu conteúdo e o compartilha. Você se tornará um site com autoridade neste assunto.
É aí que uma boa estratégia de construção de links pode ajudar. Isso significa fazer com que outros sites e proprietários de blogs façam links para seu site médico.
No entanto, esses sites também devem ter autoridade, ter relevância e devem estar relacionados à sua prática médica. Conseguir um link inserido em um site de baixo desempenho em visitas, não vai realmente fazer muito por sua autoridade.
Confiança
O terceiro e último fator é a confiança. O Google quer mostrar aos usuários sites médicos confiáveis. Existem vários fatores diferentes que influenciam neste fator.
As revisões são especialmente importantes no setor médico. De acordo com uma pesquisa, muitos pacientes leem avaliações on-line antes de encontrar um médico. Não se engane!
Contudo isso é especialmente importante no setor médico, confiabilidade.
SEO começa com o seu site médico
Existem tantas abordagens diferentes que podem ser usadas quando se trata de SEO no site médico!
Por exemplo, você pode entrar em contato com pessoas nas mídias sociais e postar blogs de convidados em sites relacionados à área médica.
No entanto, tudo isso é inútil se você não começar com o seu site médico.
Seu site médico precisa ser otimizado, mostrando ao Google que ele é de qualidade e que tem alta autoridade e pode ser confiável.
Então como você faz isso?
Como mencionado, o conteúdo interessante, exclusivo, compartilhável e original é obrigatório. Você também precisa otimizá-lo com palavras-chave de alto desempenho, de acordo com o seu público alvo.
Isso não inclui apenas a maior parte do seu conteúdo, mas inclui tudo, desde títulos até seu URL. Além disso, o desempenho do seu site médico afeta o SEO.
A navegação deve ser fácil, e seu site médico deve ser rápido para carregar também. Se não for, os pacientes em potencial podem sair e ir para outro lugar. E isso prejudicará a autoridade do seu site, fazendo com que sua classificação seja prejudicada.
Adicionando vídeo ao seu site médico
Há muitos benefícios a serem alcançados ao incluir vídeo em seu site médico. Isso ajuda muito no SEO!
Muitos visitantes respondem melhor ao vídeo. Todavia eles são muito mais propensos a assistir a um vídeo do que ler um conteúdo extenso.
Também é útil ao explicar problemas médicos complexos ou fornecer conselhos aos pacientes. Pode mostrar como diferentes instrumentos podem ser usados ou como aplicar curativos e etc..
Além disso, um vídeo envolvente garante que os clientes permaneçam no site médico por mais tempo. Isso é importante por que?
Por sua vez, sua taxa de rejeição diminui. Isso é algo que o Google e outros mecanismos de pesquisa consideram quando medem a qualidade do seu site médico.
Embora vale ressaltar que você não precisará passar pela frustração de tentar disponibilizar seu vídeo, o que pode envolver custos de inserí-los. Com o YouTube e todas as outras plataformas de vídeo, você pode fazer isso facilmente de graça.
Além disso, você também tem mídias sociais para isso. Terá um impacto de bola de neve também. Depois que seu site médico e seus vídeos ficarem cada vez mais populares, as pessoas os compartilharão. Não tenha dúvida, anunciarão seus vídeos para você.
Lembrem-se, os vídeos deverão ser curtos e informativos, no máximo 1 minuto.
Qualidade é tudo
Do conteúdo escrito do seu site médico aos vídeos criados, a qualidade é muito importante!
Seu conteúdo, independentemente do formato, precisa ser envolvente, exclusivo e informativo. Você deve apelar para o seu público-alvo. Quanto mais criativo melhor!
Além disso, você também deve criar um título atraente, que esclareça as dúvidas e que traga sempre uma novidade. E não se esqueça dessas palavras-chave tão importantes!
Como abordamos acima, no que diz respeito à duração do seu vídeo, você quer torná-lo o mais curto possível. Ao mesmo tempo em que mostra seu ponto de maneira eficaz. Caminhando por dez a quinze minutos, você não chegará a lugar nenhum.
Para conteúdo escrito, você precisa garantir que as informações sejam divididas em seções para que seja rápido e fácil de ler.
Considerações finais
Ter um site médico traz visibilidade on-line e é um dos principais componentes de um negócio de sucesso nos dias atuais.
É algo que todas as empresas se esforçam para alcançar. Isso equivale a um maior reconhecimento da marca, mais tráfego e o potencial para um nível de lucro mais alto também.
Atualmente tudo gira em torno de SEO (Search Engine Optimization). Todos querem estar na primeira página do Google e de outros mecanismos de pesquisa principais.
Se sua clínica ou consultório tem como objetivo atrair clientes através da Internet, você simplesmente não pode ignorar o SEO.
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