Marketing de Relacionamento Médico: por que é tão importante?
Marketing de relacionamento médico, na área de saúde no modo geral, não é diferente de outras áreas do mercado. Ele á muito importante para qualquer área do mercado.
O seu principal objetivo é manter os seus pacientes por um longo período, criando relacionamentos duradouros e de confiança. Esta confiança já existe na essência da relação entre médico e paciente. A confiança em que o paciente tem ao profissional de saúde em garantir um diagnóstico real ou objetivo a ser atingido.
Sendo assim o relacionamento médico não se estabelece apenas durante a consulta, mas também deverá ser antes e pós a consulta.
Hoje iremos abordar sobre o marketing de relacionamento médico e suas ferramentas essenciais. Juntamente a isso, falaremos sobre as estratégias de marketing, as quais podem levar a sua clínica ou consultório a outro patamar de relacionamento.
Contudo, antes de qualquer informação, é muito importante que você entenda sobre essa importante prática. Irão perceber que já praticam muito isto, mas não de forma sistemática e estratégica. Vamos lá?
O que é marketing de relacionamento médico com o paciente?
O conceito central é bastante simples. É uma estratégia de marketing que visa fortalecer o relacionamento médico com os pacientes existentes a longo prazo e também atrair novos.
O marketing de relacionamento gira em torno do composto de 4R´s: Relacionamento; Retenção; Referência; e Recuperação.
Relacionamento
O relacionamento médico ou entre um profissional da área de saúde e os pacientes existe quando pacientes voluntariamente procuram os mesmos por um período longo de tempo. É quando os médicos constroem relacionamentos, estando próximos dos seus pacientes, numa tentativa de entender e servi-los bem. Esse relacionamento requer confiança e os elementos que alimentam a mesma são o comprometimento, comunicação e entendimento.
Retenção
Na retenção, os médicos mantem os pacientes através de um trabalho diferenciado que exceda as expectativas deles. A retenção é bem menos custosa que a aquisição de novos pacientes. Portanto, retenção realizada pelos médicos é resultado de um conjunto de ações continuadas e monitoradas as quais os pacientes percebem mais valor que o obtido em um relacionamento médico com outro.
Referência
Quando os médicos retêm os pacientes por um longo período ele passa a ser uma referência. Uma mensagem poderosa deixada por um paciente satisfeito levará muitos outros a se tornarem pacientes. No caso em questão, quando os pacientes estão completamente satisfeitos com o serviço, eles estarão mais propensos a espalhar boas informações. O famoso “boca a boca”. Sendo assim, as pessoas têm a tendência de realizar algo que foi altamente recomendada por aqueles que elas confiam, dentro da sua rede de relacionamento. Elas passam serem influenciadores para muitos outros pacientes.
Recuperação
O último R será de recuperação, caso os médicos cometam alguns deslizes na relação com os pacientes, e isso acontece, os mesmos deverão serem orientados a recuperá-los. Entretanto, erros podem se tornar oportunidades de aprendizados e através disso, impressionar os pacientes e recuperar a lealdade deles.
Estas definições com relação ao marketing de relacionamento médico são muito importantes, para o entendimento que é sistema dinâmico, em constantes ações, monitoramento e melhorias.
O que é o CRM (Customer Relationship Management)?
É uma forma de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. O CRM auxilia gestores de clínicas e/ou consultórios a administrarem melhor o relacionamento com os pacientes e, de diversas formas.
Sendo assim, possibilita entender melhor o comportamento do paciente, identifica e foca em ações que realmente permitem obter a rentabilidade de longo prazo. Foca em paciente de valor, ou seja, foca não apenas em novos pacientes e sim uma forma de retê-los.
CRM significa em complexos sistemas de informática que permite coleta, analise e troca de dados de pacientes. Mas ele deverá se adequar a realidade do negócio. Processos simples requerem sistemas simples, não necessariamente a compra de sistemas complexos e caros.
Quais ferramentas posso utilizar?
Atualmente, existem muitas ferramentas na área de saúde, ferramentas estas que gerenciam atendimento, ou seja, agendamento, prontuário eletrônico e dentre outros. Poucos visam ainda relacionamentos com os pacientes.
As principais informações como dados completos dos pacientes, data de retorno, lembretes, procedimentos, rentabilidade por paciente, meios de comunicação com paciente, como ficou sabendo do médico, redes sociais, dentre outros.
Sendo assim, este controle poderá ser feito por um sistema, por diversos motivos, mas poderá ser feito também por planilhas de controle de gestão de relacionamento.
Por que o CRM é importante para o marketing de relacionamento médico?
Estudos mostram o quão cruciais são os relacionamentos com os pacientes para o uso de recomendações boca a boca. É provável que as pessoas não recomendem um profissional da área de saúde, a menos que tenham uma experiência altamente positiva e sintam que seu relacionamento é valorizado. E que pode contar sempre com estes profissionais. Que os mesmos passem segurança e que está recebendo o melhor tratamento. Além disso, o boca a boca tem se mostrado consistentemente o método mais convincente de divulgação.
Clique aqui, e veja estudo nos Estados Unidos realizado para dentista no ano de 2018 na Publmed.gov. Sobre: Fatores que afetam o uso da boca a boca em pacientes odontológicos.
Isso é fato! As pessoas simplesmente confiam em seus amigos e familiares mais do que em um anúncio ou publicação nas Redes Sociais. Isso é ainda mais verdadeiro para os médicos ou dentistas, que geralmente precisam trabalhar com crianças. Os pais são protetores e querem ter a certeza de que seus filhos estarão em boas mãos.
Como o CRM ajuda o seu negócio crescer?
Atualmente apenas os anúncios chamativos e slogans inteligentes não garantem retorno. Agora, deve ficar claro que colocar o relacionamento com o cliente em primeiro lugar, proporcionará melhores resultados como médico ou dentista. Mas como isso funciona?
Aqui estão 6 maneiras pelas quais a aplicação de uma estratégia de CRM a seus esforços de marketing trará resultados para a sua clínica ou consultório. Com cada um, temos algumas dicas sobre como colocar a estratégia em prática:
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Reter Pacientes existentes
A base do CRM são seus pacientes existentes. Você deseja que essas pessoas sejam os mais felizes possíveis, para que recomendem sua prática à outras pessoas. Torne-os o foco do seu marketing enviando comunicações personalizadas.
Por exemplo, se o seu paciente acabou de fazer o primeiro procedimento, envie uma mensagem de acompanhamento alguns dias após o mesmo, para saber como ele está. Inclua algumas dicas para prevenção ou envie alguma informação importante de tratamento. Isso pode demorar um pouco mais, mas os resultados valerão a pena.
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Melhorar a qualidade do feedback e melhoria contínua
Agora queremos começar a pensar em como tornar o negócio mais atraente para os outros. É aqui que o feedback dos seus pacientes é fundamental. Escolha uma abordagem mais personalizada e coloque seus pacientes em primeiro lugar.
Uma boa tática é pedir aos pacientes uma breve pesquisa antes de partirem. Mesmo que sejam apenas cinco minutos, dedicar um tempo do seu dia ocupado para ouvir um cliente e realmente ouvir suas opiniões deixará uma impressão duradoura.
Sendo assim, certifique-se de fazer anotações e fazer uma lista de perguntas relevantes com antecedência. Essa pesquisa pode ser feita por sua equipe de apoio e de confiança. Poderá ser realizada anonimamente, para garantir que o paciente seja sincero em sua resposta.
Com isso, seu serviço sofrerá uma melhoria contínua e o seu paciente se sentirá sendo ouvido e participando deste processo. Além de perceber qual o real valor que o seu paciente tem dos seus serviços.
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Atrair novos pacientes
Use esse feedback para atrair novos pacientes. Depois de saber o que seus pacientes gostam, você saberá exatamente o que destacar sobre seu atendimento.Com o CRM não significa que você para de criar outros tipos de materiais promocionais, como vídeos ou anúncios locais. Isso significa apenas que você muda o que fala e para quem fala.
Portanto, para o seu próximo vídeo ou postagem no Instagram, concentre-se no relacionamento com os pacientes. Permita que os pacientes em potencial vejam o que estão perdendo e como sua prática os receberá em sua família. Falando em mídia social, precisamos falar sobre como você pode empregá-la com sabedoria, mantendo-se fiel aos princípios do CRM.
Marketing de serviços mais inteligente
Em vez de apenas anunciar que você tem um novo serviço para oferecer, segmente indivíduos específicos. Naturalmente, certos tratamentos serão mais aplicáveis a algumas pessoas do que a outras. Envie e-mails para as pessoas com maior probabilidade de exigir esse tratamento específico.
Contar a todos sobre tudo transforma seu material de marketing em spam indesejado. Uma abordagem precisa ao marketing evita isso e será mais eficaz. O Marketing Digital sempre tem como objetivo divulgar a quantidade perfeita de conteúdo: nunca muito e nunca muito.
Economize o seu dinheiro com o CRM
O CRM pode ter um impacto notável nos seus negócios. No entanto, não precisa ter um impacto notável em suas despesas. De fato, comparado aos métodos de publicidade tradicionais de anúncios impressos, o CRM geralmente é muito mais barato. Por que?
O foco em menos pessoas reduz significativamente os custos com publicidade. Em vez de imprimir 50.000 peças para distribuir para todo o bairro, você pode enviar alguns e-mails personalizados para os pacientes existentes. Em vez de publicar um anúncio artificial para redes sociais, você pode filmar um vídeo sincero para o Instagram.
O Maior Custo: Tempo
A implementação verdadeiramente eficaz do CRM pode não requer um grande investimento financeiro, mas exige muito tempo inicialmente. Isso ocorre porque você também precisa treinar sua equipe para entender os princípios do CRM. Lembre-se de que a experiência pessoal é o seu maior anúncio.
Sendo assim, você deve organizar algumas sessões de treinamento, ou contratar uma consultoria para qualificar os seus funcionários. Pode ser necessário fazer algumas alterações em sua equipe para obter as atitudes corretas. No entanto, quando toda a sua equipe estiver pronta, o CRM eficaz se tornará uma excelente ferramenta.
Algumas das estratégias mais eficazes, como personalizar as suas peças para os pacientes ou criar uma divertida sala de espera cheia de atrativos e informações. Mas a recompensa vale a pena.
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