Aumente seus pacientes particulares com Marketing Médico, conheça!
Tradicionalmente a melhor forma de atrair pacientes particulares é através da indicação dos pacientes que conhecem e confiam em seu trabalho.
Porém para conquistar uma carteira de pacientes desta forma levará muito tempo, talvez anos…
Mas, exite outra forma, a internet mudou o comportamento dos consumidores, e dos pacientes particulares, veja pesquisa.
Internet mudou o comportamento dos pacientes
De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet, antes de ir ao consultório médico. A televisão ficou em segundo lugar, com 52%, e as revistas em terceiro – 44%.
A pesquisa foi realizada com 3.860 respondentes em 2016, pelo grupo Minha Vida. Leia pesquisa: “Jornada Digital do Paciente”
Outro item interessante é que 78,3% dos entrevistados pesquisavam sobre suas condições de saúde antes e após de ir ao consultório médico.
Ainda quando questionados sobre serviços de agendamento, a pesquisa já apontava que 28% das pessoas com planos de saúde e 15% das sem convênio agendavam consultas pelos sites.
Os pacientes buscam informações na internet, pesquisam sobre doenças e sintomas, querem informação imediata explicada de forma que consigam entender.
Portanto, é recomendado que as matérias utilizem linguagem para “leigos” ou que os médicos utilizam para conversar com seus pacientes no consultório médico.
Como o site médico pode atrair pacientes particulares?
Você já percebeu que o Google não escreve conteúdos. O Google apresenta uma lista de sites que possuem o conteúdo que esta pesquisando e você escolhe os sites que deseja clicar e ler.
Portanto, para atrair pacientes particulares você deve publicar informações que esclareçam as dúvidas, orientem e informem os pacientes.
Desta forma poderá aparecer nos resultados de buscas e tornar-se uma referência para quem esta buscando uma informação de saúde.
Os sites de consultórios e clínicas médicas tem maior credibilidade, pois os conteúdos são escritos e validados por médicos, que estudaram e especializaram-se no assunto, possuindo formação teórica e prática sobre a doença pesquisada.
O paciente encontrará o médico especialista na primeira página do Google através do conteúdo que é publicado na internet.
Qual a estratégia de Marketing Médico?
A estratégia que utilizamos para o Marketing Médico é o Marketing de Conteúdo ou também conhecido como Inbound Marketing.
Os 4 pilares do Marketing Médico ou Marketing de Conteúdo são:
- Site de Conteúdo
- Público Alvo
- Conteúdo Relevante
- SEO
Continue lendo que explicaremos como construir os 4 pilares do Marketing Médico.
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Site de Conteúdo
Como dissemos anteriormente, o Google não escreve conteúdo, apresenta sites que possuem informações que possam responder à pergunta do paciente, principalmente os pacientes particulares.
Portanto o primeiro passo para o Marketing Médico: é ter um site em WordPress pois:
– Primeiro: plataforma que possui o maior sistema de gerenciamento de conteúdo, para marketing médico;
– Segundo: Google firmou parceria com WordPress para melhorar a performance de seus buscadores;
– Terceiro: WordPress tem a maior quantidade de plugins, pacotes de funcionalidades prontos que facilitam a manutenção do site e reconhecimento pelos mecanismos de buscas do Google;
– Quarto: plataforma mais utilizada pelas agências que trabalham com marketing médico, ou seja, terá suporte garantido a preços competitivos.
Existem diversas opções no mercado, cada uma com seus pontos fortes e fracos, mas para o objetivo que temos: trabalhar Marketing Médico, indicamos o WordPress.
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Persona
Provavelmente não deve ter ouvido falar de persona, mas é um dos pilares mais importantes do Marketing Médico.
Resumidamente é a personificação de seu público alvo. Imagine seus melhores pacientes particulares e descreva-o:
– Dados demográficos: sexo, Idade, Estado civil, filhos, idade dos filhos, região em que mora e trabalha,
– Informações profissionais e interesses: escolaridade, área de atuação, empresa que trabalha, renda,
– Estilo de vida e Hobbies: frequenta restaurantes, bares, academias, parques, viagens internacionais, saúde e bem estar etc.
Estas informações são utilizadas no desenvolvimento do conteúdo e no planejamento de estratégias de Marketing Médico.
Pois quanto maior o número de informações, mais personalizado será o material desenvolvido para atrair os pacientes particulares.
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Desenvolver Conteúdo Relevante para potenciais pacientes particulares
Lembrando que, seu site médico será o resultado de pesquisa de alguém com comportamento parecido com seus pacientes particulares, responda:
– Quais as principais preocupações dos pacientes particulares quando chegam a seu consultório?
– Quais as principais dúvidas e perguntas que fazem?
– Quais os principais sintomas que percebem ou que os incomodam?
– O que você fala que chama a atenção dos pacientes?
Baseado nestas respostas serão desenvolvidos os conteúdos para seu site médico, conteúdos com 900 palavras, ou em torno de 3 folhas de sulfite.
Mas eu sou médico e não tenho tempo para escrever!
Não se preocupe, são contratados redatores ou jornalistas para escrever o conteúdo.
Faremos uma entrevista para levantar informações e um profissional especialista em Marketing Médico desenvolverá a matéria.
Como os redatores e jornalistas não são médicos, todos os conteúdos deverão ser revisados e aprovados por você.
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SEO – Search Engine Optimization
SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para ser reconhecido pelo Google e melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores.
Este é um trabalho técnico. Você precisará contratar profissionais especializados nas técnicas e estratégias de SEO para marketing médico, a fim de conseguir que seu site médico tenha um bom rankeamento no Google.
Para conhecer um pouco mais sobre SEO para marketing médico, vamos explicar como são feiras as análises pelo Google.
Como o Google faz o rank dos sites e conteúdos?
O Google utiliza duas opções para análises dos conteúdos, que são as seguintes:
- Própria análise do Google: o Google identifica o assunto do conteúdo escrito. O Google faz a própria análise, através das palavras-chave do texto, campo semântico, tempo de carregamento e autoridade que o blog possui para a informação;
- Análise de visitantes do Google: o buscador analisa o tempo de visita, número de cliques, se há comentários, visualizações dos vídeos, demais conteúdos anexados e etc.
Baseado nas informações coletadas, o Google irá atribuir pontos ao conteúdo e assim irá rankear os conteúdos e os sites.
Este é uma das análises feitas pelo Google, que o especialista de SEO e os redatores/ jornalistas devem trabalhar.
Conclusão: Como atrair pacientes particulares para seu consultório médico ou clínica médica?
Através das estratégias do marketing médico, que buscará as informações para responder as suas perguntas sobre saúde.
A internet mudou o comportamento dos pacientes, pesquisa aponta que 94% das pessoas buscam informações de saúde na internet. O Marketing Médico adequou-se a esta necessidade e realidade.
Os pacientes, principalmente os pacientes particulares que pesquisam sobre doenças e sintomas, querem informação imediata e explicada de forma que consigam entender.
Os consultórios e clínicas médicas possuem maior credibilidade quando publicam conteúdos relevantes, desta forma atraem pacientes particulares.
Agora que você conheceu o Marketing Médico, que pode aumentar a quantidade de pacientes particulares para sua clínica médica ou consultório médico.
Entre em contato conosco que te apresentaremos como trabalhamos e quais resultados nossos clientes já conquistaram.
Sueli T Shimamoto
Especialista de Negócios na Área da Saúde