Marketing Médico, descubra o que é e por que você deve investir
É imprescindível médicos e clínicas investirem no Marketing Médico, pois é crescente os pacientes que procuram informações na internet.
O Google é a maior plataforma, a primeira opção para pesquisar sintomas e o maior catálogo de médicos do mundo!
Estes são apenas alguns pontos para o médico investir em marketing médico.
Está é uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los.
Saiba o que esta acontecendo no mundo digital, desta forma você poderá decidir se precisará de um site médico.
Marketing Médico, saiba por que é tão comentado
Primeiro: por que mais 179,4 milhões de pessoas e 64,7% dos domicílios utilizaram a Internet pelo menos uma vez nos 90 dias.
De acordo com a última pesquisa do IBGE PNAD Contínua TIC 2016
Segundo: por que 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet.
De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizada com 3.860 respondentes em 2016, pelo grupo Minha Vida.
Outro dado importante apresentado nesta pesquisa é que 78,3% dos entrevistados pesquisavam sobre suas condições de saúde antes e após a consulta com o médico.
Portanto, o Marketing Médico é algo que surgiu com o comportamento das pessoas na internet.
Um médico não estar presente no mundo digital significa estar alheio aos benefícios trazidos pela internet e a modernidade que a era digital proporciona as pessoas, clínicas e consultórios médicos.
Agora que entendeu por que se fala tanto de Marketing Médico, vamos apresentar a estratégia utilizada para Médicos e por que ter um site médico.
Preocupação do Google em informar
O Google é ciente do crescimento do Marketing Médico e dos pacientes que fazem buscas diariamente sobre doenças e tratamentos.
Por isto disponibilizou um área no suporte Google para este assunto, com uma lista de algumas fontes de informações médicas.
Qual é a estratégia de Marketing utilizada para Médicos?
Como dissemos anteriormente, 94% das pessoas procuram informações de saúde na internet.
Portanto, se o médico compartilhar seu conhecimento através da publicação de artigos* em seu blog**, poderá ter pessoas interessadas lendo os conteúdos publicados.
- * Artigos: textos escritos com foco em saúde, com objetivo de informar o paciente sobre um determinado assunto.
- ** Blog: são páginas da internet onde são publicados conteúdos com regularidade.
E quando as pessoas começam a ler o conteúdo publicado pelo médico:
- O médico contribui para disseminação correta da informação, pois estudou, especializou-se e possui experiência no atendimento e tratamento de pacientes,
- Os pacientes mantem-se atualizados. O médico mantem-se presente, aumentando sua credibilidade e fidelização de seus pacientes,
- O médico torna-se referência para seus leitores, que podem ser pacientes ou não,
- E as pessoas normalmente compartilham informações, divulgando o médico através da disseminação da informação confiável.
Esta é a estratégia de Marketing para Médicos, disseminar informação na área da saúde para atrair e fidelizar seus pacientes.
No mundo dos negócios chamamos esta estratégia de Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing.
Por que o médico deve ter um site de conteúdo?
O começo da estratégia do Marketing Médico é ter um site médico onde possa publicar conteúdo relevante periodicamente.
Mas já parou para pensar o que faz o Google ? O Google é um buscador que organiza a informação e a torna acessível e útil.
O Google te ajuda a encontrar o que precisa apresentando em seus resultados de busca uma lista de sites que possuem informações, conteúdo relevante.
O Google não produz o conteúdo. Os responsáveis pelos sites que criam e publicam o conteúdo.
Por isto, para que um site possa aparecer de forma orgânica (gratuita) nas pesquisas do Google, você precisa ter um site médico e produzir conteúdo.
A estratégia utilizada para o Marketing Médico chama-se no mundo dos negócios Marketing de Conteúdo.
Eu tenho site há anos e o site nunca atraiu pacientes!
Não adianta ter somente um site SEM conteúdo, se seu objetivo é atrair pacientes.
Site SEM conteúdo é um cartão de visitas, o objetivo será a apresentação do consultório médico, suas especialidades, espaço físico, endereço e telefones para contato.
Para ser apresentado nas pesquisas do Google você precisa preencher três requisitos básicos:
- Ter um site
- Publicar conteúdo relevante
- Ser otimizado para ser reconhecido pelo Google.
Importante: o conteúdo deve ser único, deve produzido por você, pois conteúdos copiados podem ser identificados pelo Google e são penalizados.
No Marketing Médico você deve tornar-se referência no assunto e isto não acontece quando copia conteúdo de outros lugares.
4 Motivos para o médico ter um site de conteúdo
O conteúdo é um dos pilares mais importantes para a estratégia de Marketing Médico, pois é através das matérias publicadas que:
- Torna-se referência em determinado assunto
- Mantém-se presente e fidelizar seus pacientes
- Atrai potenciais pacientes para seu consultório médico, pois pessoas que pesquisam e lêem seu conteúdo tem interesse pelo assunto,
- Compartilha informação confiável e correta na internet, educando o publico em geral, pois 94% das pessoas pesquisam informações sobre saúde na internet.
Portanto, você precisa de um site médico caso queira trabalhar o Marketing Médico.
E o que faço com minha rede social – Facebook e Instagram ?
Se eu fizer um site médico, precisarei continuar com minhas redes sociais- Facebook e Instagram ?
Sim, na estratégia do Marketing Médico o ideal é manter os três: Site médico + Conteúdo Atualizado + Redes Sociais: Facebook/ Instagram
O site médico com conteúdo tem como objetivo atrair pessoas interessadas no conteúdo, relacionamento e tornar-se referência em determinado assunto.
Como dissemos no mundo empresarial, o foco do site médico com conteúdo é geração de demanda, atrair seu público alvo.
As redes sociais, como Facebook e Instagram, são redes de relacionamento, onde consegue comunicar-se em tempo real com as pessoas que já te conhecem.
Você cria conexões com seus pacientes e um canal de comunicação onde poderá postar dicas, comentários, inovações e tratamentos.
Demonstra autoridade no assunto, mantem-se presente e conquista sua própria rede de seguidores.
E cada paciente tem sua própria rede de relacionamentos, podendo compartilhar conteúdos, gerando credibilidade e divulgando seu consultório médico gratuitamente.
Esta é uma forma de potencializar indicações, pois atinge um número de pessoas maior que o boca a boca tradicional.
A resposta a sua pergunta: no Marketing Médico o ideal é trabalhar os três: Site médico + Conteúdo + Redes Sociais pois cada um tem um foco diferente na estratégia do Marketing Médico.
Ainda tem dúvidas ? Somos especializados em Marketing para Médicos, agende uma visita.
Obrigada,
Sueli T Shimamoto
Especialista em Negócios na área da Saúde