Dicas para melhorar a sua Clínica – Parte 1
Antes de melhorar a sua clínica, você precisa conhecer a mesma para saber se ela é bem gerenciada.
Para lhe ajudar, resumimos 8 dicas para melhorar a sua clínica e no gerenciamento do seu negócio.
Contendo temas que estão disponíveis na literatura, com objetivo de te fornecer uma visão ampla, crítica e consiga priorizar seus esforços.
Boa leitura!
Como melhorar a sua clínica?
1. Aprenda a gerenciar o seu negócio
Invista tempo nisso, faz toda a diferença…
Você não precisa se tornar o gerente da sua Clínica, mas precisa conhecer bem o seu negócio.
Aprenda a ler relatórios e entender dados. Reserve tempo para se educar. Converse com seus funcionários, seu contador ou outros consultores.
Mesmo que não se torne especialista, ou não tenha um perfil empreendedor, conhecer e gerir seu negócio é fundamental para o sucesso e melhorar a sua clínica.
2. Delegar quando necessário
Não execute tarefas que não exijam um médico.
Pergunte a si mesmo: “Eu pagaria a outro médico para fazer essa tarefa?” Examine suas atividades com frequência e peça informações à equipe sobre como fazê-las com mais eficiência.
Delegue o máximo possível de tarefas administrativas, entretanto sem prejudicar sua compreensão e sua gestão de como a prática é executada.
Se você estiver em um grupo pequeno, e seu assistente da clínica não estiver preparado para aceitar uma ampla delegação, ajude-o a desenvolver as habilidades necessárias.
Invista em treinamento, isso faz toda a diferença.
3. Melhore o tempo da consulta com cada paciente
Independentemente do número de pacientes, o objetivo é ter um cronograma eficiente, isso é muito importante na melhoria de sua clínica.
Concentre-se em prestar cuidados apropriados aos pacientes tanto quanto possível. Se você se sentir sobrecarregado vendo um paciente a cada 20 minutos, o processo precisa ser reformulado.
Pacientes novos tendem a precisarem de mais tempo que os antigos, é possível mensurar o tempo necessário por procedimentos, crie regras simples de tempo de atendimento e oriente a atendente.
Evite as lacunas em sua programação de consultas, maximize seu tempo.
A maior parceira para te ajudar nesta atividade é a sua atendente, ou recepcionista. Portanto, dedique tempo ou contrate alguém para orientá-la e treiná-la.
Ter uma atendente capacitada e treinada é parte importante para a melhoria da sua clínica, ela é um elo de relacionamento entre o médico e o paciente.
4. Melhore a comunicação com informativos de procedimentos
Você pode reduzir o número de telefonemas desnecessários para perguntas simples usando informativos .
Estes podem se concentrar em tópicos clínicos e informações sobre sua consulta.
O uso de informativos sobre as condições ou tratamentos dos pacientes também pode ajudar a focar a visita, de modo que informações importantes sejam comunicadas apropriadamente.
Isso também pode ser feito de forma on-line, em seu site médico, se o perfil de seu paciente for digital.
5. Use um bom sistema de agendamento
Muitas clínicas e consultórios atribuem ao funcionário, com salários relativamente baixos, a responsabilidade de agendamento das consultas, feitas de forma manual.
No entanto, o agendamento tem um enorme impacto na produtividade e eficiência. Procure dedicar recursos para desenvolver um bom sistema de agendamento.
Conforme já abordado, treinar a recepcionista ou contratar uma pessoa com capacidade para executá-lo e garantir que toda a equipe o compreenda. Isso será muito importante para melhorar a sua clínica com eficiência.
Isto é especialmente importante para os sistemas de atendimentos , que estão crescendo em popularidade. Um bom agendamento pode aumentar o fluxo de pacientes em muitos pacientes por dia.
Com esta implementação representa um aumento na receita líquida. Se você usa um sistema manual, considere informatizá-lo.
Para melhorar a sua clínica o seu sistema de faturamento pode ter um módulo de agendamento adequado para práticas individuais e de pequenos grupos.
Você pode comprar um sistema mais sofisticado, mas não implante o sistema até ter estabelecido diretrizes e políticas de agendamento.
O mercado disponibiliza muitos fornecedores com sistema com estes serviços, que funcionam integrados com diversos dispositivos e na nuvem, com ótimo custo-benefício, para melhorar a sua clínica.
6. Confirme os agendamentos
Isso é trabalho intensivo em práticas individuais e de pequenos grupos. Isso é importante que confirme 100%.
Entretanto se, mesmo que você não tenha a equipe para fazer isso em todos os agendamentos, você pode fazê-lo funcionar para você em agendamentos selecionados.
Estabeleça critérios, sendo assim talvez aqueles que exigem maior tempo de atendimento ou consultas para pacientes novos.
Lembre-se, o não comparecimento é muito caro, eles criam tempo ocioso e desperdiçam recursos.
Muitos destes sistemas que tem no mercado, tem emails de confirmação de consulta. Essa é uma funcionalidade muito boa para melhorar sua clínica.
7. Programe agrupando procedimentos semelhantes
Fazer tarefas em conjunto é mais eficiente para melhorar a sua clínica.
Veja o exemplo das clínicas de estética que alugam máquina!
Neste dia só agende pacientes que façam o mesmo procedimento. Pois você dedica esforços em um único procedimentos e rentabiliza a máquina. Marca de acordo com o tempo do procedimento e as respectivas partes.
Os pacientes esperam uma consulta rápida, menor tempo e você atende às necessidades deles.
8. Cobrar pagamentos antes do atendimento
Cobrança sempre é um fator crítico principalmente para pacientes particulares, que envolve diversos fatores: dinheiro, cartão e deposito.
Para melhorar a sua clinica, a melhor prática de cobrança é realizar o processo antes de dar início ao tratamento.
É fácil para os pacientes saírem depois da consulta, já que muitas vezes estão com pressa.
Lembre-se, as vezes os pacientes saem e o atendente não percebe, pois estão atentos às suas atividades. Então, não conte com a sorte ou com a boa atitude do paciente.
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