Marketing para serviços médicos: o que é, sua importância e como começar
O marketing é uma parte extremamente importante do mercado de prestação de serviços. Não há dúvida que os mais diversos profissionais se beneficiam da adoção de uma boa estratégia de marketing para alavancar a venda e o interesse por seus produtos e ofícios.
Porém, quando o assunto é a aplicação do marketing no mundo médico, ainda há muitas pessoas da área que não conseguem entender a importância que o marketing pode ter.
Essa dificuldade surge muitas vezes pela relação não tão óbvia de que um consultório médico é sim um negócio, e como qualquer outra empresa, necessita de uma boa gestão e um planejamento estratégico, o que inclui a adoção de campanhas e estratégias de marketing.
Por isso, reunimos aqui um guia básico de Marketing para serviços médicos: o que seria um marketing para a área da medicina, suas possíveis aplicações e como começar.
O que é Marketing Médico
De maneira simples, o Marketing Médico nada mais é do que a aplicação de conceitos de marketing para os profissionais da área da saúde – principalmente os médicos.
Dessa forma, há uma abordagem do marketing respeitando as normas dos conselhos de medicina (regionais e federal) e as limitações impostas por leis, como é o caso por exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados, que regula o tratamento em relação a dados pessoais dos pacientes.
Na área médica, a aplicação de estratégias de marketing visa principalmente auxiliar na aquisição e no fluxo crescente de pacientes.
Além disso, o marketing médico atua no aumento da autoridade do profissional em sua área, e na criação de um melhor relacionamento médico-paciente, criando um vínculo de maior lealdade e confiança para com o profissional.
Como começar no Marketing para serviços médicos
Primeiramente, é importante se ter em mente os objetivos que se deseja alcançar com uma estratégia de marketing. Os objetivos podem ser inúmeros, mas para tornar a ideia mais clara, podemos citar alguns, como por exemplo:
- Se diferenciar no mercado;
- Gerar uma posição de autoridade em determinado ramo da medicina a partir da criação de conteúdo especializado;
- Criar e manter uma relação de maior lealdade com seus pacientes;
- Atrair novos pacientes;
- Aumentar a lucratividade de um serviço.
Após entender quais os objetivos que se pretende alcançar com uma estratégia de marketing, é importante que o profissional da área médica se intere em relação às limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina.
Em relação a comunicação e divulgação da atividade médica, há algumas limitações impostas por lei que devem ser respeitadas, como por exemplo:
- Não dar garantias absolutas em relação a resultados de tratamentos;
- Não se intitular o melhor ou mais apto para realizar algo;
- Não oferecer diagnósticos de maneira genérica pela internet;
- Não realizar postagens sensacionalistas.
Essas são apenas algumas limitações legais relacionadas ao marketing médico, para conhecê-las mas afundo e ver outras limitações legais, dê uma olhada no site do Conselho Federal de Medicina.
Após entender quais são seus objetivos e os limites legais do marketing para a área médica, chegou a hora de entender quais as possíveis aplicações e estratégias de marketing que podem ser adotadas.
Existem uma infinidade de possibilidades, mas algumas que tendem a se encaixar bem no mundo médico incluem:
Ter um site otimizado para SEO
Uma das principais formas de ser encontrado é ocupando uma boa posição no principal meio de buscas da atualidade: o google.
Isso significa que criar um blog e mantê-lo atualizado e otimizado para as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) é uma excelente forma de começar no marketing médico.
SEO nada mais é do que um conjunto de “regras” ou boas normas que auxiliam o Google a entender quando um material é de qualidade e pode ser mostrado entre as primeiras opções para quem realiza uma busca relacionada. Dessa maneira, com um site bem montado e otimizado, suas chances de ser visto aumentam bastante.
Criar uma estratégia envolvendo e-mail marketing
Criar uma estratégia que envolva o envio de e-mail com conteúdos pertinentes é outra excelente forma de manter um paciente ou possível cliente antenado nas novidades e no dia a dia do consultório.
Além do seu uso mais comum, confirmando agendamentos e enviando guias, é interessante aproveitar o contato por e-mail para informar sobre os diferenciais do seu trabalho, aumentando as chances de fidelização do paciente.
Produzir conteúdo para as redes sociais
As redes sociais possuem um grande potencial de alavancar as estratégias de marketing e a visibilidade de um consultório médico – assim como de qualquer negócio.
Não é necessário realizar postagens todos os dias, ou encher a timeline do seu cliente com vídeos, stories e posts em excesso.
Muitas estratégias de sucesso envolvendo redes sociais são compostas por postagens com informações qualificadas, respostas a dúvidas e perguntas e um aparecimento constante porém não excessivo.
De maneira geral, ao criar conteúdo na área médica é sempre interessante focar em educar os pacientes apresentando conteúdos de qualidade, e gerar visibilidade envolvendo o nome da clínica ou do consultório em questão.
Usar o WhatsApp como estratégia complementar
Outra estratégia envolve o WhatsApp, que já é muito utilizado na área médica para o agendamento e confirmação de consultas.
Porém, assim como no caso do e-mail marketing, o WhatsApp pode ter uma utilização mais ampla, quando envolvido em uma boa estratégia de marketing.
Por exemplo, o envio de novidades relacionadas ao consultório, um atendimento mais próximo e a tirada de dúvidas também pode ser realizada por meio do aplicativo.
E agora, qual o próximo passo?
Neste texto, apresentamos um guia básico em relação ao marketing médico. Agora que você já sabe a utilidade e possíveis aplicações dessa modalidade do marketing, já deve ter uma noção um pouco mais clara em relação a como começar.
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