Como impulsionar Marketing Médico com SEO?
Certamente você já ouviu falar de marketing médico com SEO. Mas o que é essa sigla, e o quão importante ela realmente é para você, Médicos?
A sigla SEO refere-se a Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização de Mecanismo de Busca. Esse é um aspecto vital do marketing médico, não importa em qual área da atuação médica.
Hoje, os mecanismos de busca, como o Google, são a principal forma de encontrar serviços, produtos e profissionais médicos. Ou seja: sem o uso adequado de SEO, sua clínica não será capaz de atingir seu maior potencial, seus pacientes.
Quando seu paciente faz uma busca no Google, por exemplo, o termo que ele usou é considerado a palavra-chave. Os mecanismos de busca mostrarão os resultados referentes àquela busca, classificados a partir do mais relevante. E, normalmente, os pacientes encontram o que procuram nos primeiros resultados.
Se os seus concorrentes médicos ou clínica estiverem no topo da classificação para as mesmas palavras-chave, você pode apostar que está perdendo para o seu consultório ou clínica.
É por isso que você precisa se certificar de que o SEO seja usado da maneira mais eficaz possível em seu marketing médico. Sua posição nas buscas online pode fazer uma enorme diferença na realização das suas metas do seu consultório ou clínica!
Sabemos que saúde não se compra. No entanto, como qualquer outro negócio, as práticas médicas e os consultórios ou clínicas de saúde precisam garantir que o SEO seja utilizado adequadamente para melhorar a acessibilidade e a exposição, em convergência as práticas sugeridas no planejamento do marketing médico.
O SEO adequado pode ajudar seu consultório ou clínica a alcançar mais pacientes. Para isso, o primeiro passo é definir seus objetivos do planejamento do marketing médico. Por exemplo, a maioria dos consultórios ou clínicas médicas quer aumentar sua presença na área local e atrair pacientes. Você pode usar técnicas locais de busca de SEO para atingir esta meta.
O que é conversão em seu site médico?
É a relação do número de “visitantes do seu site médico” que se transforma em seu paciente efetivo.
A presença online, hoje, é mais do que essencial para todos os consultórios e clínicas. Se você não possui exposição suficiente em buscas, inevitavelmente você perderá visitantes, pacientes no seu site.
Cada paciente perdido é um tiro perdido em uma conversão. E conversões perdidas saem caro: seu público-alvo se dirige para outro lugar e você perde pacientes e clientes em potenciais.
Aqui está um exemplo: você está em uma localização conveniente em comparação a concorrência, mas seus pacientes em potencial não conseguem encontrar seu site (e, portanto, sua localização). Em vez disso, encontram e visitam seu concorrente. Você acabou de perder um paciente, que poderá se fidelizar a outro consultório ou clínica. Isto é o que torna a estratégia do marketing médico – SEO tão importante.
Usar o SEO corretamente é o primeiro passo para eliminar este problema no marketing médico.
Você pode ganhar mais exposição para o seu consultório ou clínica, atrair seu público-alvo, no caso paciente, receber mais tráfego no site e melhorar suas taxas de conversão.
E lembre-se: as pessoas utilizam apenas os computadores para encontrar essas informações. Na era digital de hoje, estamos sempre conectados, e utilizamos dispositivos móveis para encontrar empresas: consultórios e clinicas, serviços próximos.
Ter seu site otimizado para computadores e dispositivos móveis é, portanto, essencial. E ajuda bastante atingir os objetivos estabelecidos no marketing médico.
Dicas de SEO para Marketing Médico:
Se você quer melhorar seu marketing médico utilizando o SEO, a fim de aumentar os visitantes do site, exposição e conversões, há uma série de dicas que podem ajudar. Confira as que a Triad Result preparou para você:
Obter especialistas em Marketing Médico – SEO
Como médico, você tem muitas coisas em mente. Sabemos que o seu foco não está no marketing médico, principalmente em uma área tão específica dele: O SEO.
Você pode não ter as habilidades, tempo ou recursos para se envolver pessoalmente com marketing médico – SEO. Quando se trata de otimização de mecanismos de busca, você precisa ter certeza de que está implementado corretamente. Caso contrário, pode acabar fazendo mais mal do que bem. Existem penalizações de classificação em buscas para determinadas práticas, e é preciso estar atento.
Portanto, vale a pena investir na expertise de especialistas em SEO, como os da Triad Result, para trabalhar em seu site com estratégias do marketing médico. Dessa forma, você garante que tudo esteja devidamente otimizado para os mecanismos de busca.
O investimento valerá a pena no longo prazo, pois poderá aumentar significativamente o número de pacientes. Além disso, você aumenta o alcance e a conscientização sobre sua marca, estreita o relacionamento com seus pacientes e melhora a imagem e autoridade do consultório ou clínica.
Otimizar seu site médico para pesquisas locais
Alguns segmentos de empresas possuem como alvo clientes em todo o mundo. Isso porque fornecem produtos e serviços on-line ou por correio. No entanto, com instalações médicas, os clientes geralmente procuram uma localização conveniente, dentro de uma certa proximidade de sua casa ou local de trabalho.
Através da otimização de SEO, é possível garantir que sua clínica tenha melhores resultados nas buscas locais. Isso é, quando os pacientes procuram práticas em suas proximidades, na sua cidade ou bairro, as chances de que sua clínica apareça são maiores.
Seu site e seu conteúdo on-line precisam ser otimizados com palavras-chave relacionadas não apenas à sua especialidade, mas também com onde sua clínica está localizada.
Se um paciente em potencial estiver procurando uma prática médica próxima a ele, inserirá as palavras “prática médica” e a área em que ele vive quando pesquisar. Se o seu conteúdo não estiver otimizado para a área em que você oferece serviços, ele não será classificado como suficientemente relevante nos resultados.
Escolha as palavras-chave certas para seus pacientes
Escolher as palavras corretas é um dos pontos mais importantes para o marketing médico SEO. Se você trabalha com um especialista em SEO, eles poderão selecionar as palavras-chave mais adequadas para você.
Usar as palavras-chave corretas pode parecer simples, mas envolve muito mais do que o termo que o seu paciente pesquisará. É preciso garantir que elas sejam completamente relevantes para sua especialidade. Além disso, ainda existem alguns números com os quais se preocupar, como a quantidade de buscas realizadas diariamente e a competição de outros sites médicos para cada termo.
Essa otimização, apesar de complexa, ajudará você a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa quando as pessoas digitarem perguntas que incluam suas palavras-chave.
Tente pensar nas perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando procuram uma prática ou procedimento médico adequado. Você pode escolher as palavras-chave mais apropriadas a partir delas!
Postar conteúdo de engajamento regularmente
Outra parte importante do SEO é postar conteúdo de alta qualidade, que seja envolvente e exclusivo para seus pacientes. Sua clínica precisa contar com um blog e posts relevantes, interessantes e autoritativos. Tudo isso pode ajudar quando se trata de marketing médico SEO.
Além disso, é preciso atualizar o blog regularmente, mas sem deixar a qualidade de suas postagens deslizar. Os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, costumam a favorecer os sites que são frequentemente atualizados em suas classificações. Isso ajuda a aumentar seus rankings e a aumentar sua exposição.
Tenha um site médico móvel ou responsivo
Antigamente, possuir um site médico que funcionasse bem em um sistema específico, com uma resolução específica era mais do que o suficiente. No entanto, muita coisa mudou na era do smartphone. Agora, você pode esperar que pelo menos metade (ou mais) de pesquisas na Web sejam feitas a partir de um dispositivo móvel.
Portanto, é importante garantir que você tenha um site médico responsivo para dispositivos móveis. Os sites médicos responsivos são codificados de forma a se adaptarem a diferentes sistemas, navegadores e tamanhos de tela. Dessa maneira, os pacientes podem acessar seu site com facilidade em tablets e smartphones, bem como em computadores laptop ou desktop.
Além disso, os mecanismos de busca penalizam aqueles que não fornecem acesso móvel aos seus sites. Ao ter um site médico para dispositivos móveis separado ou um site responsivo, você pode aumentar sua posição no ranking e evitar problemas.
Use Inbound Backlinks Efetivamente
Outra área que você deve abordar é o uso de backlinks de entrada, que podem ter um enorme impacto em seus rankings. Os backlinks são sites que direcionam pessoas para seu site ou blog (como links de divulgação ou compartilhamento do seu conteúdo). Eles permitirão que os mecanismos de pesquisa determinem a autoridade do seu site, o que, por sua vez, afetará sua classificação de palavras-chave.
No entanto, não adianta simplesmente encher a internet de links para seu site. Os links que você usa devem ter relevância e não devem ser links aleatórios que não têm nada a ver com o seu setor.
Eles devem ser links de sites confiáveis se você quiser se beneficiar de classificações orgânicas. Além disso, a divulgação de links fora de contexto é considerada spam e pode acarretar em diversas penalizações. Além de prejudicar as suas estratégias estabelecidas no planejamento do marketing médico.
Use plataformas de mídia social
A mídia social tornou-se vital para todas as empresas nos últimos anos no modo geral, mas para consultórios e clínicas também. Ela oferece um excelente meio de marketing, envolvimento com os pacientes, prestação de serviços e melhoria da exposição.
Sempre que você criar e postar novos conteúdos,, é preciso mais do que deixar os dedos cruzados e esperar que alguém veja seu post. Chame a atenção para seu conteúdo usando as mídias sociais! Isso possibilita que ele seja compartilhado e tenha um alcance muito maior!
Escolhendo os profissionais corretos
Como você pode ver, existem inúmeros detalhes envolvidos com a prática médica SEO. É por isso que nem sempre é prático ou até mesmo possível para os profissionais da área de saúde, médico implementar suas próprias estratégias de SEO.
Mas não se preocupe: você pode contar com a Triad Result nesse departamento. Nos especializamos em oferecer esses serviços para consultórios médicos. Ao terceirizar a estratégia, você pode garantir que o SEO da sua prática seja implementado adequadamente e que os métodos utilizados sejam éticos e eficazes.
Veja alguns dos principais fatores que nos tornam o parceiro ideal para sua clínica:
Experiência
Você quer escolher um provedor que tenha muita experiência e conhecimento quando se trata de estratégias de SEO. A Triad Result, por lidar exclusivamente com profissionais da área da saúde, conta com muita experiência, e não apenas quando se trata de SEO.
Tenha em mente que SEO apenas arranha a superfície quando se trata de serviços de marketing médico digital que oferecemos.
Você está convidado a perguntar sobre nossos projetos e experiências, para que possa avaliar a eficácia das campanhas de SEO em que trabalhamos.
Estamos realmente orgulhosos de mostrar o trabalho que fizemos e responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre nossos serviços. Além disso, sinta-se à vontade para analisar as opiniões de outras pessoas que usaram nossos serviços para suas próprias necessidades de SEO.
Isso lhe dará mais uma idéia sobre o que esperar em termos de qualidade e serviço.
Entre em contato conosco
Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo com marketing médico SEO e os muitos outros aspectos do marketing digital para sua prática médica, entre em contato com a nossa equipe!
Teremos muito prazer em lhe fornecer mais conselhos e informações sobre os nossos serviços.
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