Marketing de relacionamento Médico: o que é e como implementar

O marketing médico, de maneira geral, é uma excelente maneira de alavancar um consultório, com objetivos que podem ir desde obter um maior rendimento, até colocar o profissional como autoridade em sua especialidade, atrair novos clientes e melhorar a relação paciente – médico, gerando assim a fidelização dos mesmos.

Mas você sabe o que é marketing médico? Já ouviu falar de marketing de relacionamento médico, ou sabe quais as possíveis abordagens desse tipo de marketing em um consultório?

Marketing médico

O marketing médico nada mais é do que a aplicação de conceitos do marketing no universo médico. Portanto é um marketing que respeita as regulações dos Conselhos de Medicina e as leis que envolvem a divulgação e a profissão médica.

Dentro das estratégias de marketing, há o marketing de relacionamento, que possui abordagens extremamente pertinentes e que tendem a se encaixar muito bem para o viés médico e da área da saúde.

O que é Marketing de relacionamento?

Como o próprio nome indica, o principal foco do marketing de relacionamento é criar e nutrir um bom relacionamento entre uma empresa e seus clientes, ou no caso de um consultório médico, entre o consultório ou médico em questão e seus pacientes.

Ou seja, diferentemente de uma abordagem que foque mais na divulgação da empresa ou consultório, este estilo de marketing foca mais nas relações com os clientes/pacientes, com um foco na fidelização dos mesmos.

Portanto, podemos dizer que o marketing de relacionamento médico se trata de uma estratégia que gira em torno da criação e manutenção de uma relação mais próxima com os pacientes de um consultório.

Dessa forma, as estratégias se voltam mais para a experiência do cliente e a sua fidelização, visando que se tornem relações de longo prazo, e que os próprios pacientes se tornem um cartão de visita ao consultório, comentando sobre e trazendo novas pessoas.

Marketing de relacionamento médico: como começar

Primeiramente, é sempre interessante buscar uma empresa ou prestador de serviços especializado na área, dessa maneira, esclarecer os objetivos que se deseja alcançar e delinear uma boa campanha de marketing se torna um projeto mais simples e factível.

Porém, de maneira geral, podemos dividir um projeto de marketing de relacionamento em algumas etapas e pontos centrais, como por exemplo:

Estabelecer contato com os clientes e criar uma base de dados

Uma parte fundamental do marketing de relacionamento está na criação de um contato com seus clientes. Ou seja, realizar o cadastro individualizado e manter um banco de dados sempre atualizado em relação aos clientes atuais ou frequentes do consultório.

Um banco de dados entra em uso para diferentes ações dentro do marketing de relacionamento, como por exemplo para enviar recados de novidades sobre o consultório, parabenizar o paciente em datas como seu aniversário, natal e ano novo, realizar bonificações e até mesmo consultar como foi o atendimento após uma consulta.

Dessa forma, começa a se construir uma relação mais próxima com o paciente, fidelizando-o e fazendo com que ele sempre veja o seu consultório como a primeira opção a retornar.

Realizar um atendimento personalizado e humanizado

Humanizar o atendimento é uma das etapas chave do marketing de relacionamento. Mas o que significa realizar um atendimento humanizado?

Basicamente, significa que o atendimento será realizado de maneira a não apenas atender o cliente de maneira completa, como contará com uma abordagem empática e focando sempre na resolução dos problemas do paciente.

Dessa forma, a pessoa sendo atendida se sente não apenas mais confortável, como satisfeita, por sentir que suas necessidades estão sendo atendidas de maneira objetiva e individualizada.

A partir da oferta de um bom serviço e de um atendimento personalizado e humanizado, os próprios pacientes de um consultório podem se tornar uma forma de propaganda, a partir de comentários positivos e de indicações do consultório. Dessa maneira, oferecer um serviço personalizado e possuir uma boa relação com os clientes é sempre fundamental para um bom projeto de marketing de relacionamento.

Definir seu público-alvo

Definir um público-alvo é muito importante para que a estratégia de marketing tome corpo e se direcione para o caminho que melhor atenderá seus clientes ideais.

Para isso, faça algumas perguntas a si mesmo: quem são seus clientes ideias? Quantos anos eles têm? Eles estão inseridos em que tipo de rede social? Qual seu meio de comunicação preferido?

Descobrindo seu público-alvo e respondendo algumas perguntas chave sobre eles, a estratégia de marketing de relacionamento tende a se tornar mais clara.

Por exemplo, se seu público alvo utiliza em peso o instagram, talvez seja uma boa ideia você também se fazer presente nessa rede.

Ter uma marca bem definida

Ter uma marca bem definida vai desde uma identidade visual bem trabalhada, até a forma como você se comunica com seus pacientes.

É importante possuir tudo isso bem definido para gerar uma relação de proximidade com quem está sendo atendido, de maneira que já reconheçam a logo, as cores da identidade visual, a maneira de abordar um assunto por mensagem, e entre outros contatos.

Para isso, além de construir uma identidade visual, é importante treinar as pessoas que ficarão responsáveis pelo contato com o paciente, de maneira a criar um padrão em como as pessoas serão abordadas e qual será o tom do diálogo feito pelo seu consultório.

Após ler esse texto, você provavelmente já entende mais sobre a aplicação do marketing de relacionamento médico, dê uma olhada nos nossos outros artigos e se aprofunde ainda mais nestes temas.