Dicas para melhorar sua gestão de sua Clínica – Parte 2

A gestão de sua clínica é um assunto muito importante, que todos os médicos deveriam se debruçar neste conhecimento. E pelo menos saber como funciona, não digo se especializar, mas saber no mínimo aspectos técnicos de como funciona.

Clique aqui, recomendamos que você leia a nossa matéria: Dicas para melhorar sua sua Clínica – Parte 1, Lá, você encontrará as primeiras 8 dicas que separamos para implementar em sua clínica!

Depois siga adiante e boa leitura!

Elas ajudarão melhorar  gestão de sua clínica e obter melhores resultados. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

Continue lendo e esperamos poder contar sempre  com a sua companhia em nosso blog.

Como abordamos na primeira parte, é muito importante buscar se aperfeiçoar com práticas simples. Estas te ajudam a se posicionar melhor no mercado de saúde e melhorar a gestão de sua clínica!

O que fazer na gestão de sua Clínica?

Confira ainda mais dicas para gestão de sua clínica:

1. Ofereça bons salários, por desempenho e habilidades

Um erro comum na gestão de sua clínica é controlar os custos reduzindo salários. Para atrair e reter boas pessoas, você deve ter um salário compatível com o mercado.

O salário deve ser definido pelas responsabilidades e habilidades/ desempenho do colaborador, e não por”tempo de casa”. Ou seja, o tempo em que esta trabalhando no consultório.

Esteja preparado para pagar acima do valor de mercado para uma equipe excepcional, mas certifique-se de que eles são excepcionais mesmo.

Em alguns casos, um colaborador altamente qualificado no back-office pode aumentar o fluxo dos pacientes e melhorar as comunicações. Economizando, assim, o tempo do médico.

Mas tenha certeza do benefício antes de recompensá-lo!

2. Estabeleça um programa de incentivo

Na gestão de sua clínica, faça valer a pena para os seus funcionários, quando atinge metas ambiciosas de produtividade.

Isso ajuda a fazer com que o pessoal se sinta recompensado pelo resultado. Um bom sistema de incentivos melhora o trabalho em equipe, os resultados e a eficiência.

E você pode mantê-lo bastante simples. Comunique suas expectativas, forneça o treinamento necessário, estabeleça salários justos e recompense o desempenho e dedicação.

3. Elimine as horas extras

Não há razão para ter horas extras como uma rotina, pois geralmente é o resultado da má organização ou desempenho da equipe, ou do médico.

Examine as razões para as horas extras. Você pode achar que é realmente por conveniência, não necessidade. Isso prejudica a rentabilidade e gestão de sua clínica.

Elas normalmente podem ser eliminadas através de uma revisão das tarefas entre os funcionários. Não chegue ao ponto em que os funcionários esperam horas extras como parte de sua remuneração regular.

4. Use equipe de assistentes com sabedoria

Expandir o pessoal da clínica, empregando um profissional de enfermagem ou assistente médico, pode ser financeiramente benéfico em situações de grupo.

O médico poderá delegar tarefas a estes profissionais e conseguirá atender mais pacientes. O objetivo é aumentar a produtividade na gestão de sua clínica sem perder a qualidade nos serviços prestados.

A decisão, no entanto, tem que ser criteriosa pois os profissionais devem adequar-se a esta forma de trabalho. Faça uma avaliação cuidadosa, incluindo projeções financeiras e avaliando custo x benefício, tornando a gestão de sua clínica eficiente.

5. Faça uso total das instalações

O gerenciamento do trabalho e da agenda de atendimento pode reduzir significativamente os custos das instalações , como uma porcentagem das consultas.

No entanto, muitas vezes vemos grupos com atendimento mínimo às quartas-feiras, enquanto a equipe e as instalações são tributadas nos outros dias.

Desenvolva um horário de atendimento eficiente e espalhe dias de folga. Isso pode significar expandir o seu horário de atendimento diário, o que também pode ser favorável para pacientes e profissionais.

6. Use uma estratégia de pessoal na gestão de sua clínica

Analise rotineiramente a alocação e o fluxo de trabalho na gestão de sua clínica.

Certifique-se de que seus processos continuam fazendo sentido. Muitas vezes, sua rotina muda conforme a clínica cresce, e você sempre precisa adaptar seus processos a sua estratégia de negócio.

Certifique-se de que cada membro da equipe tenha uma combinação apropriada de habilidades e conhecimentos para que possam cumprir suas responsabilidades com eficiência.

7. Seja prudente ao contratar

Funcionários problemáticos são mais fáceis de encontrar do que de se livrar.

Contudo estabeleça requisitos e expectativas de habilidades antes de contratar e garanta que um processo de contratação apropriado seja seguido.

Para ajudar a garantir que você contrate a pessoa certa, meça as habilidades dos candidatos; testes objetivos podem fornecer informações valiosas.

Afinal, comunique expectativas a cada novo contratado e responsabilize-o. Procure especialistas para contratar com maior assertividade.

8. Certifique-se de que seus sistemas e procedimentos funcionem bem

Elimine as funções redundantes e não contributivas.  Obtenha ajuda profissional, se necessário, para identificá-los.

Embora tenha cuidado: muitos consultores de  gerenciamento de clínicas são orientados a processos, e não se concentram o suficiente nos resultados.

9. Avaliar criticamente novos serviços e equipamentos

Enfim, não inicie um novo serviço ou compre um equipamento sem analisar o custo-benefício.

Embora você precisará fazer suposições sobre quantidade de procedimentos que serão feitos com o equipamento, custo e expectativa de retorno do investimento.

Todavia esses investimentos podem produzir resultados insatisfatórios e ocasionar disputas entre os proprietários da clínica.

Em suma estes investimentos podem alterar a dinâmica da clínica, portanto, é importante alinhar as regras e e expectativas antes de dar o salto.

10. Forme um grupo, compartilhe custo

Um grupo bem organizado tem maior probabilidade de um gerenciamento eficiente e consequentemente maior rentabilidade para o médico…

Embora não existe número ideal, mas alguns estudos indicam que o ideal é que um grupo deve ter ao menos seis ou sete médicos, ou ter potencial para crescer até esse tamanho no curto prazo.

Contudo um grupo de seis ou sete pessoas pode ter acesso a melhor infraestrutura, tecnologia e instalações, e pode oferecer maior alavancagem na negociação com planos de saúde.

Além disto, conhecer seus custos, agir para melhorar a gestão da sua clínica e sua eficiência, fazendo o melhor uso de sua equipe tornará seu negócio mais produtivo. E se você controla seus recursos de maneira eficaz, estará mais preparado para gerenciar os riscos, que também serão compartilhados e discutidos com o grupo.

11. Esteja atendo as mudanças do mercado, atualize-se, posicione-se !

A mudança ocorrerá no mercado de assistência médica, independentemente de você tomar a iniciativa ou não; entretanto tomar a iniciativa e posicionar sua clínica tornará seu futuro mais promissor.

Finalmente, se você continua com dúvidas e não se sente preparado para essas ações, busque ajuda.

Fale conosco, estaremos à disposição para ajudar, treinar pessoas e planilhas para melhorar a gestão de sua clínica.