A pandemia Covid-19: o progresso ferramentas digitais na saúde.
Além dos efeitos diretos do vírus na rede hospitalar, a pandemia Covid-19, afetou as atividades normais de saúde.
Sendo assim, como outros pacientes evitam instalações hospitalares altamente contagiosas, e os recursos são desviados para combater a Covid-19, os serviços médicos regulares ficam parados.
E as empresas médica, clínicas e consultórios, cujas principais empresas não estão diretamente relacionadas à epidemia podem sofrer um impacto no primeiro trimestre.
Quando o surto de corona vírus diminuir, como será o setor de saúde?
Embora as lições governamentais possam fornecer orientação sobre como é provável que as entidades, empresas e consumidores reajam, as implicações do Covid-19 são muito mais amplas. Em um sistema de saúde já em transição, esperamos ver uma aceleração na reforma, digitalização e empoderamento dos pacientes.
Desde então, a transformação foi além do básico para se concentrar em eficiência e qualidade. Mas o surto de corona vírus expôs as rachaduras no sistema de saúde do país, e que muito já havia sendo alertado pelos especialistas.
No rastro do Covid-19, prevemos que o governo e as empresas privadas mais uma vez instituirão reformas abrangentes. Focadas no acesso a cuidados de alta qualidade, gerenciamento de custos, inovação de produtos e principalmente a digitalização.
Digitalização do Sistema de Saúde
Ecoando um sentimento global de todo o setor, os governos de muitos países, pediram a integração de big data, inteligência artificial, telemedicina, varejo farmacêutico on-line e muito mais. Mas os cuidados de saúde ainda estão atrás de outras indústrias na revolução digital.
A epidemia de corona vírus coloca em evidência as oportunidades no digital. Enquanto algumas tecnologias, como dispositivos de detecção de febre habilitados para Inteligência Artificial, estão sendo implementadas rapidamente em resposta ao surto. Outros desenvolvimentos, como a adoção generalizada de registros médicos eletrônicos, podem melhorar a eficiência e a transparência do sistema em tempos de crise.
O atendimento online tão discutido, já é uma ferramenta digital muito importante para este momento de crise. A procura de plataformas digitais aumentou muito.
Para aliviar os problemas atuais e se preparar para futuras epidemias, a digitalização do sistema de saúde no Brasil precisa avançar rapidamente.
Registros eletrônicos, prescrições digitais e outras infraestruturas de TI rastreiam e analisam sistematicamente dados extensos de pacientes.
A Inteligência Artificial e o bigdata eventualmente ajudarão os hospitais a realocar recursos escassos e melhorar a precisão do diagnóstico. Essas medidas digitais podem quebrar silos entre hospitais, empurrando o sistema em camadas para a frente.
Um futuro digital, foco no paciente
Além da reforma em todo o sistema, outra força está silenciosamente transformando a assistência médica no Brasil. Embora fisicamente trancados em suas casas, os consumidores se tornaram tomadores de decisão mais capacitados.
O Covid-19 os incentivou a adotar modelos inovadores de entrega B2C, remodelando seu comportamento tradicional.
Contudo, mesmo depois que as restrições do governo são levantadas e os temores de vírus diminuem, as mudanças nas atitudes dos pacientes em relação a serviços médicos on-line, farmácias de varejo e seguro de saúde comercial permanecerão.
Serviços médicos online mais presentes
À medida que o número de casos de corona vírus aumenta, as plataformas de saúde on-line no Brasil estão crescendo de forma progressiva. Presos em ambientes fechados, muitos pacientes estão recorrendo às opções da Internet para diagnóstico e tratamento.
Algumas plataformas serviços de saúde, deverão ter um aumento de quase 900% em novos usuários a partir de 2020. A previsão que o número de usuários e visitas on-lines aumente no Brasil significamente.
Principalmente, em grandes mercados, na comunidade on-line para profissionais de saúde, e na plataforma de telemedicina, para pacientes.
Covid-19 irá o crescimento das plataformas médicas on-line?
Antes do surto, os pacientes costumavam visitar instituições físicas para atender suas necessidades de saúde.
A adoção digital ainda é muito baixa no Brasil, ainda pouco explorada: A telemedicina terá ainda muita oportunidade de crescimento. Com este surto, é esperado que os pacientes desenvolvam hábitos digitais e uma maior disposição para pagar pelos serviços durante e após a epidemia.
Como a mudança de comportamento geram necessidades a serem atendidas, em contrapartida geram oportunidades de novos mercados e reforçam já as novas tendências.
As empresas podem agilizar a mudança online, aprofundando sua compreensão do comportamento dos novos usuários e fornecendo suporte nesse momento de necessidade.
A longo prazo, empresas de saúde digital bem-sucedidas farão parceria com provedores off-line para fornecer atendimento abrangente em escala.
Serviços digitais serão mais utilizado nos próximos cinco anos
Essas são as expectativas do mercado digital depois dessa pandemia. Mudanças de hábitos e comportamento geram tendências, mudança de forma de ver o mercado.
Os profissionais da área de saúde foram forçados a pensar em alternativas online para atender os seus pacientes. Essa experiência fará com que analise a nova forma de atendimento e vejam vantagens competitivas neste novo mercado de Telemedicina e atendimento online.
Não será uma tendência local e sim global. Poucos profissionais estão a frente dessa tendência. Já possuem perfis digitais, sistema de gestão de clínicas e atendimento, redes sociais e etc.
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Sendo assim, você que não pensou nisso, passe a rapidamente a se adequar a esta nova tendência. Oferecer atendimento online.
Acelere as iniciativas digitais
Desenvolva continuamente os recursos digitais por meio de parcerias. Use esses recursos para renovar as experiências de pacientes e médicos, melhorando a transparência e a eficiência organizacional.
Por fim, aproveite os registros digitais e coordene-se com outros participantes para otimizar processos em todo o sistema de saúde.
Se precisar de ajuda, estamos à disposição para lhe apoiar nesta transição. É importante frisar, que em momentos de crise, sempre geram oportunidades de crescimento.