Conheça boas práticas de Marketing Médico Digital
Se o marketing médico digital fosse uma torta, o marketing de rede social seria o recheio!
Ter apenas um ou outro é uma perda de tempo. A rede social permite que você alcance milhares, se não milhões, de pessoas em uma demografia específica e múltipla.
Preparamos esta matéria para entender a sua importância. Boa leitura!
O que os números dizem das Redes Sociais?
Em 2017, foi relatado que os usuários de rede social móvel aumentaram 9% mais do que outras formas de usuários de rede social durante o ano passado.
E, de 74% dos que estão na internet engajados nas redes sociais, 80% buscam informações específicas sobre saúde.
Além disso, metade dos resultados dessas pesquisas os leva a procurar um médico, um profissional de saúde ou centro de saúde específico. Isso faz da rede social uma ferramenta poderosa.
Com os números acima em mente, é mais crucial do que nunca para o seu consultório ou clínica estabelecer uma presença de rede social forte e com autoridade.
Como fazer marketing médico digital?
Para a maioria dos profissionais da área médica, isso parece uma tarefa difícil, já que eles estão sempre ocupados ajudando os outros. Mas não precisa ser tão desconcertante quanto você pensa.
Sendo assim, a Triad Result conta com uma equipe de profissionais especializados em marketing médico digital, prontos para criar uma estratégia global de marketing médico digital para o seu consultório ou clínica!
Conheça nossos serviços, podemos lhe ajudar!
04 Dicas para Marketing Médico Digital
A seguir, você confere quatro super dicas para deixar as postagens da sua clínica nas redes sociais ainda mais chamativas:
1. O texto é chato e as fotos são envolventes?
Você sabia que as pessoas conseguem recordar recursos gráficos muito melhor do que aquilo que lêem ou escutam?
Como eliciam respostas emocionais imediatas, as imagens são um recurso muito valioso. Consequentemente, fotos e infográficos recebem muito mais atenção dos usuários de rede social do que uma postagem com apenas texto.
De acordo com uma pesquisa do Hub Spot, um tweet com imagens é retweetado 150% mais do que Tweets sem imagens, por exemplo.
Além disso, um post no Facebook que contém imagens possui duas vezes mais chances de ser apreciado e compartilhado do que um post com apenas palavras.
Entretanto, os infográficos, no marketing médico digital, por sua vez, têm três vezes mais chances de serem compartilhados em redes sociais do que qualquer outro tipo de conteúdo.
Ferramenta poderosa do marketing médico digital é o vídeo.
Em 2015, os dados mais recentes mostraram que oito milhões de vídeos foram visualizados por dia, apenas no Facebook.
Mark Zuckerberg, o criador da rede, também afirmou que a maioria das pessoas prestam mais atenção neste tipo de conteúdo. E também deve ser mencionado que 85% dos usuários do Facebook assistiram aos vídeos com o som mudo.
O que faz com fotos, infográficos e vídeos sejam tão eficientes no engajamento social?
É porque esses transportadores de informação podem penetrar mais e mais profundamente na mente de uma pessoa do que um punhado de palavras.
Contudo isso é verdade especialmente hoje em dia, já as pessoas buscam coisas rápidas e dinâmicas, incluindo informações. Isso também é uma importante estratégia do marketing médico digital.
2. Forneça conteúdo educacional para seus pacientes…
Embora o termo “Era Digital” assuma novos significados à medida que a tecnologia evolui, novos tipos de dispositivos de usuários são liberados.
E a maneira como as pessoas interagem com os outros mudam, há uma força motriz no marketing médico digital que continua impulsionando as indústrias da saúde: Informação.
Em 2017, o Google informou que 1 em 20 pesquisas feitas por seus usuários é relacionada à saúde.
Qual conteúdo pode ser importante para os seus pacientes?
Em resposta, a empresa lançou um novo “recurso de integridade” que fornece informações sobre 900 problemas de saúde frequentemente pesquisados. O relatório inclui sintomas, condições, prevalência e diagnóstico.
É importantíssimo considerar essa informação, ao criar as estratégias de marketing médico digital. Na divulgação do seu consultório ou clínica.
A Internet traz facilidade de acesso a bilhões de usuários que procuram responder a todos os tipos de perguntas, desde novos equipamentos até novos tratamentos e etc.
Responder a questões médicas ou compartilhar informações de saúde em associação com sua especialidade, faz de você um líder em seu setor e ajuda a criar sua presença on-line.
Contudo faz atingir seus objetivos estabelecido no planejamento do marketing médico digital.
3. Não faça o que todo mundo está fazendo
Uma das tendências mais duradouras no domínio marketing médico digital de rede social é a reprodução.
Muitas pessoas tentam aproveitar o que está fazendo sucesso no momento, mas isso pode ser um erro.
Atualmente, as pessoas estão procurando por conteúdo genuíno que seja raro e inspirado. É por isso que muitos usuários de rede social estão se apaixonando por conteúdo efêmero.
O conteúdo efêmero foi popularizado pelo Snapchat, com outros gigantes da rede social, como Facebook e Instagram seguindo a tendência de perto.
Esse tipo de conteúdo geralmente vem na forma de um curto feed de vídeo ao vivo ou postagens temporárias, que se auto-excluem após algum tempo.
Conteúdo efêmero atrai seu público-alvo por estas razões:
Medo de perder
Conteúdo efêmero desencadeia a síndrome do “medo de perder” (também conhecido como o “efeito FOMO”), que parece ser uma característica humana comum.
Funciona dessa forma: o público sabe que aquele conteúdo está disponível por um tempo limitado. Por isso, está sempre atento, com medo de ficar de fora de alguma informação.
As pessoas adoram autenticidade
O público está sobrecarregado com campanhas publicitárias excessivamente limpas e polidas.
Quando eles vêem alguém sendo genuíno, mesmo que seja imprudente, tendem a confiar mais em todas as informações desta fonte.
É fácil para o público perceber o que é autêntico e o que não é.
A característica imediata e “caseira” das publicações efêmeras atrai e intriga, aumentando a confiança e inspirando identificação com a marca estabelecida no marketing médico digital.
Pegue-os nos bastidores
A maioria das pessoas é ou já foi fã de um artista musical ou estrela de cinema. E há sempre esse sonho de poder ir aos bastidores ou no set e interagir com a coisa toda.
O conteúdo efêmero revolucionou eliminando a divisão entre os bastidores e a fachada. Permitindo que organizações se comuniquem com milhares ou milhões de seguidores de maneiras nunca vistas antes em marketing médico digital.
Ao convidar as pessoas para se juntarem a você nos bastidores de sua especialidade médica, isso não apenas permite que elas interajam com você. Também inspira a sensação de transparência, o que é uma grande preocupação para os pacientes atualmente.
Mobile está assumindo a responsabilidade
De acordo com um estudo feito pelo Pew Research Center, 77% dos adultos nos Estados Unidos possuem um smartphone ou algum outro tipo de dispositivo móvel (como um tablet).
À medida que você se aproxima dos indivíduos em idade universitária, os números são mais altos.
Não há necessidade de investir em alugar ou comprar equipamentos de câmera caros ou contratar uma equipe de filmagem profissional.
Com a tecnologia de smartphones e plataformas flexíveis de rede social, basta pegar o telefone e registrar os momentos que acontecem.
Dessa forma, você pode aproveitar todos do os atributos conteúdo efêmero listados anteriormente!
Maior envolvimento
Usuários de rede social têm 40 vezes mais chances de compartilhar conteúdo visual que acham interessante do que qualquer outro tipo de conteúdo. Não só isso, mas eles são mais propensos a se envolver também.
Mais uma vez, o Snapchat revoluciona, permitindo muito mais envolvimento e personalização.
Por exemplo, os usuários podem aplicar os geo-filtros, que as marcas incorporam em sua estratégia de marketing médico digital.
Esse serviço oferece aos usuários a capacidade de colocar um filtro em seus snaps com base na hora e no local de suas postagens.
Você poderia chamar isso de uma forma de crowdsourcing de sua área médica.
4. Mantenha-se envolvido com seus seguidores
Quando a rede social foi vista pela primeira vez como uma ferramenta de marketing médica digital potencial, muitas pessoas pensaram: “Quanto mais seguidores eu tenho, mais dinheiro eu ganho”.
Mas a análise de big data mostrou às grandes corporações que um grande número de seguidores não é garantia de mais conversões.
Isso ocorre porque as pessoas têm inúmeras razões para pressionar o botão “curtir” ou “seguir”, com a maioria delas não envolvendo planos imediatos de visita.
Em relação ao uso de redes sociais para trazer mais pacientes para sua clínica, você tem que começar lembrando que qualidade é mais importante que quantidade no marketing médico digital.
É muito melhor, a longo prazo, ter um número menor de seguidores engajados do que uma enorme quantidade de seguidores.
Como atuar no Marketing Médico Digital?
É um erro abordar uma estratégia de marketing médico digital de rede social da mesma maneira que se lida com anúncios de televisão. Onde você filma o comercial e o mostra algumas vezes por dia em estações locais.
Isso porque a rede social foi projetada para interação, e seu público espera isso.
Mergulhar no mundo do marketing médico digital de rede social envolve inúmeros detalhes, técnicas, ferramentas e estratégias.
É preciso um tipo particular de persistência e dedicação para ver os resultados. Há milhares fazendo a mesma coisa, e todo esse conteúdo acaba passando despercebido por pacientes em potencial.
Busque ajuda em Marketing Médico Digital
Aqui na Triad Result, acreditamos em estratégias de marketing digital originais e personalizadas, com a sua clínica em mente!
Podemos ser seus parceiros no mundo do marketing médico digital para rede social e ajudá-lo a ser ouvido e notado, mesmo em meio a tanto conteúdo.
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